Wec: audi tenta vitória inédita nas 6 horas de s. paulo
-

a equipe audi enfrenta dois grandes desafios rumo à quarta etapa do campeonato mundial de endurance (fia wec). a le mans 6 horas de são paulo acontece neste final de semana no autódromo de interlagos, e o time das quatro argolas tentará manter a série invicta de 2013 – foram quatro vitórias, contando as 12 horas de sebring e as 24 horas de le mans – e também vencer pela primeira vez nos 4.309 metros do traçado paulistano.
embora tenha vencido todas as três provas da temporada até o momento (silverstone, spa e le mans – a corrida de sebring era extra-campeonato), a equipe de ingolstadt não teve o melhor desempenho nos 4.309 metros do traçado paulistano na prova do ano passado, vencida pela toyota de alexander wurz e nicolas lapierre.
o tradicional circuito da capital paulista é o mais curto da temporada do mundial de endurance e traz grandes desafios no acerto dos protótipos por suas características bastante diversas, como subidas, descidas, curvas cegas, curvas de alta, de baixa velocidade e uma longa reta, além da baixa abrasividade do asfalto, que resulta em menor aderência dos pneus.
para os pilotos, o sentido anti-horário da pista traz um desafio físico, especialmente à musculatura do pescoço.
tanto que para manter a invencibilidade de 2013, a audi vem a são paulo com seus dois r18 e-tron quattro sem a configuração do “long-tail” usada por um dos carros na prova de spa-francorchamps e pelos três bólidos em le mans. a configuração tinha uma traseira mais longa e menos pressão aerodinâmica, feita especialmente para circuitos de alta velocidade, o que não é o caso de interlagos.
os dois carros da audi serão pilotados pelo trio vencedor das 24 horas de le mans e atual líder do campeonato – loïc duval, tom kristensen e allan mcnish; e pelos vice-líderes da temporada, andré lotterer, marcel fässler e benoît tréluyer.
o brasileiro lucas di grassi, que há um ano fez sua estreia pela esquadra alemã justamente em solo nacional com um lugar no pódio e a volta mais rápida daquele final de semana, irá ajudar a equipe com seus conhecimentos trabalhando junto dos engenheiros e dos pilotos de dentro dos boxes.
“trabalhamos muito forte como um time e estamos firmemente seguindo um plano para conquistarmos mais um título do mundial de endurance. estou preparado para ajudar a audi no que for preciso no brasil, seja nos boxes passando minhas impressões e dando dicas sobre a pista, seja no relacionamento com mídia e patrocinadores”, falou lucas.
“e apesar de eu não estar no carro no final de semana, estou bastante ansioso para ver o nosso desempenho, pois acumulamos muitos dados da corrida do ano passado, então a expectativa inicial é que a nossa performance seja melhor em relação a 2012″, destacou di grassi.