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Dicontol

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    InTerCepTOR
    escreveu em última edição por
    #1

    electronic fuel injection

    o sistema de injeção de combustável dicontrol utiliza uma módulo de injeção

    original magneti marelli (iaw1avb), com um novo firmware, que permite o uso de um

    terminal remoto para programação de todos os par?metros necessários no acerto de um

    motor de competição. os dados são armazenados numa memória não volútil (eeprom) e

    podem ser alterados pelo preparador atravṍs de um terminal remoto que comunica-se com o

    módulo de injeção atravṍs de um protocolo serial de comunicação .

    especificação:

    hardware : iaw1avb (gol mi)

    firmware: dicontrol turbov.1.3

    terminal de programação : dicontrol

    método de injeção de combustável : sequencial

    método de calculo da quantidade de ar admitido: rotação é densidade

    rotação máxima de operação: 10.000rpm

    máxima rotação com controle de operações: 8.000rpm

    injeção:

    número de pontos de rpm program?veis: 17

    número de interpolações entre pontos de rpm: 10

    número de pontos de map program?veis: 12

    número de interpolações entre pontos de map: 10

    correção pela temperatura do motor

    correção pela temperatura do ar

    correção pela tensão da bateria

    ignição:

    número de pontos de rpm program?veis: 17

    número de interpolações entre pontos de rpm: 10

    número de pontos de map program?veis: 12

    número de interpolações entre pontos de map: 10

    correção pela temperatura do motor

    correção pela temperatura do ar

    adicionais:

    ? controle de atraso do ponto de ignição p/ injeção de n2o

    ? sistema de als (anti lag system) p/ diminuição da perda de rotação da turbina

    nas mudanças de marcha e aumento da rotação da turbina nas largadas em

    sistemas turboalimentados.

    dicontrol eletrúnica automotiva

    tel: 0xx41-272-7396 curitiba pr

    www.dicontrol.com.br

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      InTerCepTOR
      escreveu em última edição por
      #2

      www.dicontrol.com.br 1

      manual operação e ajuste injeção gol

      scaner:

      atravṍs do scaner é possível fazer todos os ajustes necessários para o motor (ponto de ignição combustável,

      etc…)

      o scaner deve ser conectado no chicote da central de injeção no conector específico, após todos os

      componentes do motor estarem conectados.

      ligue a chave de ignição.

      o scaner ir? entrar no modo de visualização dos par?metros dos sensores, onde poder? ser visualizado:

      1 é rotação do motor (rpm)

      2 é temperatura do motor (graus celsius)

      3 é ponto de ignição (graus apms)

      4 é tempo de injeção de combustável (ms)

      5 é temperatura do ar (graus celsius)

      6 é vêcuo na admissão (map) (kpa)

      7 é posição da borboleta(tps) (v)

      8 é sonda lambda (v)

      9 é tensão da bateria (v)

      os par?metros a serem visualizados podem ser selecionados pelas teclas é ? é ? .

      pressionado a tecla central é momentaneamente os valores serão congelados, isto é útil para visualização de

      um par?metro cuja variação é muito rápida com o motor em funcionamento, para descongelar as leituras basta

      pressionar a tecla é novamente.

      para entrar no modo de ajuste das tabelas, pressione e mantenha pressionada a tecla central é até o display se

      apagar.

      escolha a tabela a ser ajustada pelas teclas ?? e pressione é para selecion?-la.

      as tabelas de ajuste são:

      curva combustável

      ajusta a quantidade de combustável de acordo com a rotação e a pressão na admissão.

      na tecla é selecione o par?metro (rpm ou map), uma seta na esquerda do display ir? indicar qual está

      selecionado.

      nas teclas ?? selecione o valor dos par?metro.

      nas teclas é ? selecione a quantidade de combustável para os par?metros selecionados (% de ijpu).

      ijpu é um valor de tempo que expressa o valor do tempo de injeção para a máxima potência do motor

      (máximo consumo de combustável).

      www.dicontrol.com.br 2

      curva ignição

      ajusta o ponto de ignição de acordo com a rotação e a pressão na admissão.

      na tecla é selecione o par?metro (rpm ou map), uma seta na esquerda do display ir? indicar qual está

      selecionado.

      nas teclas ?? selecione o valor dos par?metro.

      nas teclas é ? selecione ao valor do ponto para os par?metros selecionados .

      temp. motor combustável

      permite aumentar a quantidade de combustável de acordo com a temperatura do motor.

      nas teclas ?? selecione a temperatura do motor.

      nas teclas ?? aumente ou diminua o combustável percentualmente.

      temp. ar combustável

      permite aumentar ou diminuir a quantidade de combustável de acordo com a temperatura do ar.

      nas teclas ?? selecione a temperatura do ar.

      nas teclas ?? aumente ou diminua o combustável pecentualmente.

      temp. motor ignição

      permite aumentar ou diminuir o ponto de ignição de acordo com a temperatura do motor.

      nas teclas ?? selecione a temperatura do motor.

      nas teclas ?? aumente ou diminua o ponto em graus.

      temp. ar ignição

      permite aumentar ou diminuir o ponto de ignição de acordo com a temperatura do ar.

      nas teclas ?? selecione a temperatura do ar.

      nas teclas ?? aumente ou diminua o ponto em graus.

      valor de ijpu

      ? o tempo de injeção que é usado como base de cálculo para os percentuais nas tabelas das curvas de injeção

      e na rápida.

      seu valor é determinado pela vazão dos injetores, tipo de combustável utilizado, pressão de combustável ,

      potência do motor e rotação máxima do motor.

      off-set injetor

      ? o tempo de resposta do injetor após a aplicação da corrente de acionamento sobre ele.

      normalmente varia de 1ms a 2ms dependendo do injetor utilizado.

      compensação tensão bateria

      permite compensar o tempo de injeção de combustável de acordo com a variação da tensão da bateria para que

      a quantidade de combustável injetada seja constante.

      nas teclas ?? selecione a tensão da bateria.

      nas teclas ?? aumente ou diminua o tempo de injeção em milisegundos.

      www.dicontrol.com.br 3

      tempo carga bobina

      ajusta o tempo de carga da bobina em milisegundos.

      deve ser ajustado de acordo com a bobina utilizada. (para bobina seca em torno de 3,0ms).

      limitador rotação

      ajusta o limite máximo de giro do motor.

      a limitação é feita atravṍs do corte da fa?sca de ignição.

      press. boost

      somente turbo

      als

      anti lag system

      somente turbo

      par?metros rapida

      atravṍs das teclas ?? escolha o par?metro a ser ajustado e pressione a tecla é para selecion?-lo.

      os par?metros de ajuste da rápida são:

      sensibilidade:

      atravṍs das teclas ?? ajusta a sensibilidade, ou seja quanto maior este valor, maior será o acr?scimo de

      combustável na rápida.

      triger rápida:

      ajusta o valor da velocidade de acionamento do pedal do acelerador a partir da qual será ativada a rápida.

      quanto maior for seu valor maior dever? ser a velocidade de acionamento do acelerador para injetar a rápida.

      decremento rápida:

      ajusta o tempo de duração da rápida, pois a cada volta do motor será decrementado um valor do combustável

      adicionado pela rápida, que é proporcional a esse valor.

      quanto maior seu valor menos tempo ir? durar a rápida.

      limite combust. rápida

      atravṍs das teclas ?? é possível selecionar a rotação, e para cada rotação, atravṍs das teclas ?? ajustar o

      máximo valor de combustável da rápida para cada regime de rotação.

      correção lenta ar condicionado

      permite ajustar a correção da marcha lenta quando é acionado o compressor do ar-condicionado

      pos. spb desat. ar condicionado

      permite ajustar a posição do acelerador acima da qual o compressor do ar-condicionado é desligado.

      temp. motor at. lenta

      permite ajustar a posição do atuador da lenta de acordo com a temperatura do motor.

      memória leituras

      atravṍs das teclas ?? selecione o par?metro a ser visualizado.

      para zerar a memória pressione a tecla é e confirme.

      podem ser visualizados os máximos valores de:

      map (pressão na admissão)

      temperatura do ar

      temperatura do motor

      rotação do motor

      salva memória

      permite salvar definitivamente todos os valores alterados na memória.

      www.dicontrol.com.br 4

      os dados salvos não serão perdidos nem com a desconexão da central.

      para salvar pressione a tecla é e confirme apertando a tecla?.

      auto set

      atravṍs do auto-set é possível ajustar par?metros para que a curva de combustável seja ajustada

      automaticamente pela central tendo como realimentação da mistura o valor da sonda lambda.

      os par?metros são :

      sonda lambda:

      ajusta o valor desejado da mistura (tensão da sonda lambda).

      fator divisor de amostragem

      ajusta a velocidade de correção.

      fator 1 equivale a uma amostragem do sinal da sonda a cada volta do motor.(correção mais rápida)

      fator 2 equivale a uma amostragem do sinal da sonda a cada 2 voltas do motor.(correção mais lenta)

      fator ...

      average lean

      seleciona o número de amostragens de mistura pobre (tensão da sonda menor que o desejado) que devem

      existir para que ocorra um ponto de acr?scimo na quantidade de combustável.

      average rich

      seleciona o número de amostragens de mistura rica (tensão da sonda maior que o desejado) que devem existir

      para que ocorra um ponto de acr?scimo na quantidade de combustável.

      map inferior

      seleciona o valor de map mínimo , ou seja quando o valor de map for inferior a esse valor o auto-set ser?

      desabilitado.

      map superior

      seleciona o valor de map máximo , ou seja quando o valor de map for superior a esse valor o auto-set ser?

      desabilitado.

      rpm inferior

      seleciona o valor de rpm mínimo , ou seja quando o valor de rpm for inferior a esse valor o auto-set ser?

      desabilitado.

      rpm superior

      seleciona o valor de rpm máximo , ou seja quando o valor de rpm for superior a esse valor o auto-set ser?

      desabilitado.

      central:

      procedimento de ajuste do ponto do distribuidor.

      1 - conectar os cabos de vela de acordo com a marcação do cilindro 1 do distribuidor.

      2 é retire o shorting-plug, isto far? com que o ponto de ignição seja dado somente pelo distribuidor, ou seja ,a

      central não ir? avan?ar ou atrasar o ponto de ignição.

      3 é ajuste o ponto de ignição pelo distribuidor em 0 graus .

      4 é reconecte o shorting-plug.

      com o distribuidor em 0 grau a central poder? ajustar o ponto de ?32 graus até +31,75.

      se o distribuidor for ajustado em +10graus a central poder? ajustar o ponto de ?22 graus até +41,75 graus,

      porém a indicação no scaner será de ?22 até+31,75 graus.

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        Rix
        escreveu em última edição por
        #3

        que loco….

        diferente de tudo o que já vi...

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          GusWRC
          escreveu em última edição por
          #4

          já postei vêrias vezes sobre a dicontrol, daki de curita, q é quem fabrica os módulo dos subaru de rally e o único fabricante brasileiro de um sistema als.

          fabrica, inclusive, o corte de giros q uso no meu carro, com opção de corte de largada e tal.

          o dono é um maluco tarado por eletronica q faz peças maravilhosamente bem acabadas e simples de serem usadas.

          numa autopower antiga (não sei o né de cabeça), onde saiu na capa uma saveiro preta com uns adesivos dourados, ela usa essa eletronica da dicontrol.

          já vi o sistema operando nos subaru e tb vão super bem. alguns subaru de rua daki de curitiba (e um vermelho de sp do rodrigo) usam tb e são verdadeiros foguetes.

          essa eletronica foi montada num corsa novo e num ibiza, os dois turbo com tudo (forjado, inox, turbinão e tals) e estão inclusive com als nos dois motores.

          vai ter um evento em abril em sp q o corsa vai estar lá. quem viver, ver?.

          abraço.

          1 Resposta Última resposta
          • Z Offline
            Z Offline
            ZOEGA
            escreveu em última edição por
            #5

            quandto custa um sistema desse?

            :ham:

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fahrell
              escreveu em última edição por
              #6

              deixa só ver se eu entendi direito….

              ? uma firmware nova pra avb que passa a ser re-programavel atraves de um conector (acredito que , pelas funções descritas, ser algo envolvendo a porta obd2) e o carro passa a ter uma ie programavel ?

              [snapback]204256[/snapback]

              exato roberto… e com todos os sensores que uma i.e. decente tem que ter...

              achei bacana... principalmente o hiperatraso de ponto pra fazer o escape explodir levemente e rodar a turbina em lenta bacana mesmo...

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                Steve McQueen
                escreveu em última edição por
                #7

                putz. boiei muito agora :ham:

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  SGFrank
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  tem como comparar isso ae com a fuel tech ???

                  1 Resposta Última resposta
                  • I Offline
                    I Offline
                    InTerCepTOR
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    custo e de rs 2400 nao e barato mas se vas todo o que dis e practicamente uma motec ou haltech da vida…..

                    e melhor que fueltech....

                    1 Resposta Última resposta
                    • D Offline
                      D Offline
                      DanielFabricio
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      conheão bastante essa injeção, meu mecânico já fez mais de 4 carros com ela, inclusive 2 deles são de amigos meus.

                      um deles participa aqui do fórum, muito pouco, porém participa de vez em quando.

                      ? um gti 16v.

                      a injeção é bem tesão mesmo, totalmente baseada na 1avb dos ap 8v, só não usa knock sensor. (nem tem opção de usar)

                      a injeção é bem bacana, porém, só esse meu amigo já achou muitos, mas muitos bugs nela, que prontamente o inventor arrumou.

                      entre ela e a fueltech eu iria de dicontrol com certeza, fueltech perto da dicontrol é demais de podre.

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        fhpturbo
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        entrei no site da dicontrol, mas a unica coisa que encontrei, foram produtos de controle de no2 e rpm, tem outra pogina na web?

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
                          D Offline
                          DanielFabricio
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          não vai encontrar na pogina de internet dele não, a injeção é praticamente artesanal, ai ele faz sob encomenda.

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            cidoloko
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            realmente os subarus daqui de ctba estão andando muito com isso ai….

                            o do rodsrigo posses (acho que é ele) que corre de subaru vermelho em são paulo usa isso....

                            dizem as mas linguas que tyem uma pick-up corsa vindo ai com als tbm.... :ham: e ainda é tuning eheheh

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              Mega
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              parece bom.

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
                                G Offline
                                GusWRC
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                realmente os subarus daqui de ctba estão andando muito com isso ai….

                                o do rodsrigo posses (acho que é ele) que corre de subaru vermelho em são paulo usa isso....

                                dizem as mas linguas que tyem uma pick-up corsa vindo ai com als tbm.... :ham:  e ainda é tuning eheheh

                                [snapback]205067[/snapback]

                                não são mês linguas não, são boas a pickup vem com essa eletronica, assim como já estão rodando o corsa preto do surf e um ibiza branco.

                                quem está montando esses carros é o inho, q trabalhou muito tempo na pro macchina e junto com o ville (dicontrol) desenvolveram toda a eletronica.

                                até eu já fui cobaia, pq o primeiro subaru q o mauricio montou (pro macchina), ele testou comigo na br pra ter um parametro. no comeão até aguentei, mas com o desenvolvimento rapido deles ficou salgado pro meu lado… :hauhau: os caras tão tirando frouxo 350hp num subaru de rua com componentes internos origi.

                                o rene da r-tech é quem tem feito a comercialização dessas eletronicas junto com os componente q ele fabrica (intercoolers, escapes inox, embreagens e tal).

                                cara, é show de bola ver o corsa na lenta com a turbina incandescente e pipocando a lenta, e depois q acelera dá-lhe labareda pra tr?s

                                abraço.

                                1 Resposta Última resposta
                                • C Offline
                                  C Offline
                                  cidoloko
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  show demais mesmo….tava na aficina do alisson (o mesmo cara provavelmente heheh) antes do ano novo.......cara...o ibiza tava ficando muuuito fera o corsa do surf ta show como sempre ... estápido demais para o dia-a-dia...

                                  a pick-up do lipe parece que fica pronta daqui a um tempinho...pro proximo vento

                                  o pai tem uma subaru...tava la babando no carro do andré (irmão do rene) euheauhea

                                  o aparelho é pro mesmo....legal é que o cara que desenvolvel e tal ta ali ajustando com vc uma coisa muito boca a boca mesmo

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                                  • Z Offline
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                                    #17

                                    por falar em als e subaru…

                                    salvar como

                                    :ham: :hauhau:

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                                      #18

                                      nusss….

                                      o cano do escape deve acaba todo furado depois destes tiros

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                                      • I Offline
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                                        #19

                                        eu comentei ao meu preparador sobre dicontrol e ele conhecia un carro de raly que tinha mas ninguen consegiu facer funcionar teve que vir o cara que inventou isso pra vacer o carro pegar e mesmo assim nao conseguiram bons resultados nessa epoca tava muito complicado o ajuste ..nao sei ajora como deve tar…

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
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                                          #20

                                          show demais mesmo….tava na aficina do alisson (o mesmo cara provavelmente heheh) antes do ano novo.......cara...o ibiza tava ficando muuuito fera o corsa do surf ta show como sempre ... estápido demais para o dia-a-dia...

                                          a pick-up do lipe parece que fica pronta daqui a um tempinho...pro proximo vento

                                          o pai tem uma subaru...tava la babando no carro do andré (irmão do rene) euheauhea

                                          o aparelho é pro mesmo....legal é que o cara que desenvolvel e tal ta ali ajustando com vc uma coisa muito boca a boca mesmo

                                          [snapback]205190[/snapback]

                                          são eles mesmos :aaf:

                                          putz, o carro do andre é sem noção aguarde pra ver o do rene… :hauhau:

                                          o ville tb é super gente fina e o bom é isso mesmo, ele ali junto no acerto.

                                          se desse, usaria a injeção dele no meu projeto novo do aspro.

                                          parece q eles vão montar um passat tb pra arrancada e eu dei uma mão pra eles na parte de suspensão e tal, e se eles forem pra injeção vou ter q ficar grudado lá :ham:

                                          abraço.

                                          1 Resposta Última resposta

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