Avaliação “ jac j2 1.4 2013
-
fotos: marcus lauria
desde que chegou ao mercado brasileiro a jac motors vem se destacando bastante, oferecendo carros completíssimos e com preços bastante atrativos, e com este compacto da marca não seria diferente. o pequeno, apesar do pouco tempo de mercado, já conquistou o posto de chinês mais vendido no brasil em 2013.
os veículos chineses vem numa crescente constante no que diz respeito à qualidade, e isso é visível no j2, que vem de fábrica com todos os principais itens de segurança e conforto, proporcionando um carro gostoso de dirigir e bastante confiável, tanto na estrada quanto no uso urbano.
dotado de design que divide opiniões, que particularmente acho muito charmoso, com linhas arrojadas e um ar de esportividade, conta com inúmeras opções de customização, que vão desde as 7 opções de cor (branco, grená, preto, prata, cinza, vermelho e laranja), passando por opções de rodas, aplicação de faixas e indo até coloração diferenciada no teto e retrovisores.
analisando seu interior, vemos um carro com bom acabamento em um aspecto geral, desde o painel até o estofamento, deixando um pouco a desejar na qualidade dos plásticos alicados nas portas e painel. porém, tendo em vista o capricho exibido na estética exterior, merecia uma valorização um pouco melhor no acabamento interno, afim de deixar mais compatível e harmonioso o conjunto.
o espaço interno permite conforto aos seus ocupantes, uma vez que o projeto desfavoreceu a área do porta-malas, com apenas 121 litros, em virtude do ganho de um pouco mais de espaço para os passageiros e o próprio motorista. com meu 1,95 m de altura, me senti à vontade no pequeno chinês, com bom espaço para as pernas, sem apertar muito o passageiro atrás de mim, além de contar com diversas possibilidades de ajustes de banco e volante até chegar ao encaixe ideal. um ponto interessante é que o painel de instrumentos se movimenta junto ao volante, no caso de ajuste de altura do mesmo, além de ser bonito e oferecer fácil leitura.
equipado com um motor 1.4 16v que trabalha em conjunto com um câmbio de 5 marchas, o j2 se mostra bastante valente, mas depende de trabalho em rotações mais altas para aflorar os 108 cv de potência, a 6000 rpm, e torque de 14,07 kgf·m, a 4500 rpm. bom de acelerar chega com facilidade aos 160 km/h, podendo alcançar velocidade final próxima dos 190 km/h, mas sua direção elétrica muito leve pode deixar o motorista um pouco inseguro em velocidades tão altas. o nível de ruído interno é baixo, aparecendo um pouco apenas em rotações mais altas.
em um mercado onde a tecnologia flex ganha cada vez mais espaço, o j2 conta apenas com motor a gasolina, o que acaba sendo um ponto negativo, mas proporciona um bom consumo, uma vez que nos testes rendeu médias de 15,8 km/l na estrada e 12,1 km/l na cidade. seu tanque comporta 35 litros, proporcionando uma boa autonomia.
a segurança embarcada no compacto é admirável, contando com duplo airbag e sistema de freio abs com ebd, que nos testes tive a oportunidade de acionar ao extremo e percebi plena eficiência, com paradas firmes e com distância muito pequena até a parada completa.
vale citar também a presença de sistema de som em cd e mp3 player, com entrada micro-usb, sensor traseiro de estacionamento, sistema de travamento automático das portas, chave com controle remoto, conjunto elétrico (vidros, travas e retrovisores) e rodas de liva leve, todos itens de série.
durante os dias de avaliação, nas esburacadas ruas do rio de janeiro, o sistema de suspensão funcionou muito bem, absorvendo com tranquilidade as irregularidades do solo e proporcionando conforto aos ocupantes. e especialmente na estrada destaco a segurança que proporciona nas curvas, mesmo em velocidades mais elevadas.
custando r$ 31.990,00, o carrinho é sem dúvida uma excelente compra para quem procura um compacto e cheio de atributos a oferecer, ideal para o dia a dia urbano. contando também com 6 anos de garantia oferecidos pela jac motors.
continua na página 2