Saiba como funciona a reforma de pneus na borrachas vipal
-
fotos: divulgação
para a maioria das pessoas, o processo de reforma de pneus remete a um ambiente de borracharia, com meios arcaicos e pouco seguros ou funcionais. mas a realidade é completamente diferente, como no caso da borrachas vipal, por meio de sua rede autorizada de mais de 250 reforrmadores, utiliza um processo de alto padrão de qualidade para efetuar a recauchutagem de pneus de passeio e carga.
quando a banda de rodagem de um pneu de caminhão ou ônibus chega ao fim de sua vida útil, ou seja, menos de 1,6 mm, não significa que é o fim daquele pneumático. a partir daí começa o trabalho da reformadora de pneus, que atua para adicionar uma nova banda de rodagem àquela carcaça de pneu, permitindo a reutilização da carcaça por mais alguns milhares de quilômetros.
o primeiro passo para a reforma é o cadastro do pneu, seguido da limpeza e precedido pela inspeção minuciosa em busca de imperfeições que possam impossibilitar a reforma. logo que a banda antiga é raspada, é feita a colocação da nova banda de rodagem, que é enviada direto da fábrica para a reformadora e, por fim, o pneu é colocado em fornos de altíssima temperatura de forma a fixar a nova banda de rodagem à carcaça reutilizada.
de acordo com a borrachas vipal, cada pneu de carga reformado evita um gasto de, em média, 57 litros de petróleo em sua fabricação, além de uma economia de 80% no gasto de energia elétrica. e considerando-se o custo da reforma 60% inferior ao custo de um pneu novo, este é o motivo pelo qual, sempre que possível, a reforma dos pneus de carga é a melhor escolha.
acompanhe no link abaixo um vídeo que exemplifica como funciona a reforma de pneus.