Jac lança linha 2014 da minivan j6
-
fotos: marcelo silva
lançada em 2011 no brasil, a minivan jac j6 estreou como o modelo mais caro da marca no brasil, apostando em seus bons itens de série e no ótimo espaço interno para disputar vendas com outras minivans de 5 e 7 lugares disponíveis no mercado. além disso, tinha como um dos principais atributos seu motor 2.0 16v.
hoje o cenário está um pouco diferente, em especial devido à limitação de importação, o que rende à j6 um cenário pouco expressivo de vendas. de qualquer forma, o face-lift apresentado para a linha 2014 dá uma nova vida ao modelo, com ampla renovação visual na dianteira e traseira, bem como no interior, cujo painel e volante foram os principais afetados pela atualização.
o antigo volante de quatro raios deu lugar a um mais moderno, com visual semelhante aos volantes usados pela chevrolet. já o painel recebeu apliques em black piano, com um belo cluster que busca inspiração em modelos da hyundai. dianteira e traseira seguem a identidade visual da jac, com layout mais comportado na minivan, principalmente na lanterna.
custando r$ 57.990 na versão de 5 lugares e r$ 59.990 na versão diamond de 7 lugares, o modelo chinês aposta na garantia de 6 anos e em seus equipamentos de série para garantir um lugar ao sol em meio à concorrência de nissan livina/grand livina e chevrolet spin.
primeiras impressões
são paulo/sp – em um dia chuvoso, nos foi oferecido um percurso entre são paulo e guarujá para obter as primeiras impressões sobre a j6 renovada, cujas alterações visuais são as mais marcantes, mas algumas melhorias podem ser observadas no comportamento do modelo, especialmente no câmbio, que ganhou engates mais precisos.
como cabe a um bom modelo familiar, a j6 tem um bom isolamento acústico, que filtra bastante os ruídos aerodinâmicos e de rolagem, mesmo acima de 100 km/h. a suspensão bem calibrada permite boa filtragem das irregularidades, transmitindo boa estabilidade tanto em curvas quanto em retas ou frenagens. o carro sofre pouco com a ação de ventos laterais.
o motor 2.0 16v a gasolina rende 136 cv @ 5.500 rpm de potência e 18,7 kgfm @ 4.000 rpm de torque, mas oferece desempenho apenas razoável para a pesada minivan de 1.500 kg. é necessário trabalhar bastante o câmbio de 5 marchas e subir o giro para o carro velocidade. apenas é preciso tomar cuidado, pois o corte de giro ocorre antes da faixa vermelha a 6.000 rpm, o que talvez possa ser uma característica da baixa quilometragem do carro testado.
alguns pontos merecem elogios, como o ar-condicionado digital de boa vazão, freios a disco nas quatro rodas com um abs de modulação correta e também o sensor de pressão nos pneus, que nos alertou sobre a baixa pressão em um dos pneus do carro que utilizamos. a direção tem peso correto para sua assistência hidráulica e respostas adequadas.outro bom detalhe do modelo é sua visibilidade, graças à ampla área envidraçada e aos enormes retrovisores externos, que eliminam qualquer ponto cego.