Projeto ap bloco baixo 20vt
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aew o matt5 falow tudo, meu voto tbm eh plo jetta tsi cara, jah vem com um motor mais propicio pra tu bota um veneno!
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o 2.0 aspro é bloco longo?
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a principio se for montar no bloco do jetta, acho que, se não vai andar na pista ou competir, os pistões de 82,5 seriam os ideais. abrir um bloco zero nem necessidade e para um ganho tão ridículo de cc e potência acho bobagem.
vira e reforços no bloco pra essa potência também acho desnecessários.
esse bloco é longo, logo usa bielas de 159.
um bom coletor de adm nacional da conta do retado.
a borboleta do a4 2.8 eu desconheço o diâmetro. mas sabendo que a de rs4 tem 70mm acredito que a do a4 2.8 seja bem menor.
suspensão não comento, é muito polêmico.
freios, brembo, ap racing, willwoood sempre… mas tem a sigma e uma outra nacional nova que tem feito voisas interessantes, vale o estudo.
e pra fechar o post: vai direto pra um jetta tsi. suspensão de verdade, multlink. a do jetta 2.0 é eixo de torção, arcaica, santana style. câmbio dsg 6 marchas, motor turbo com injeção direta, motor espetacular, com um investimento baixo você tem 300hp+ pra brincar e ainda conseguir vender o carro um dia se quiser sem perder rios de dinheiro. se quiser investir mais tem kit pronto da apr pra 550hp sem riscos de quebra. carro mais completo... e ainda sai por menos que os 80k+ (50 do carro + 30 das peças + mo) que o projeto.
hmm, será que num rola nem 83 mm?
vira e reforços eu julguei que fossem necessários a partir dessa faixa dos 600 cavalos, mas como não tenho experiência nenhuma com ap, pensei merda.
cara, pra mim foi a surpresa do ano saber que o jetta é bloco alto. o que eu sabia é que o golf mk3 (mexicano) veio bloco alto, depois o mk4 e bora vieram com o baixo, não sabia que o esse jetta (equivalente ao golf mk6) tinha voltado com o alto, o que no meu ponto de vista é muito bom uma vez que conseguimos mais giros e suavidade com menos desgaste geral do motor...
muito obrigado pelas dicas sobre admissão, dessa parte eu não manjo mesmo.
suspensão o ideal creio eu ser a partir de um kit b12 (molas eibach + amortecedores bilstein), mas aí tem que trazer de fora, fica caro pra burro! não tenho experiencia com os amortecedores tag e queria saber se alguém daqui usa/já usou...
pois é, eu gosto mesmo é dos brembo, mas fica uns u$1.500 o jogo. trazendo pra cá vai pra casa dos r$6.000, certo? será que dá pra abaixar este preço (alguem aí que manja de importação de peças)? aí eu num consigo mais pagar o álcool pro carro heheheh
brother, o ainda tsi mexe comigo... o que mais me tira do sério é essa suspensão multilink, show de bola mesmo! tudo bem que é algo que só pode falar quem andou, mas segundo o jalopnik o pessoal não sente muita diferença entre as suspensões do jetta... na verdade mesmo só dá pra saber com os números de aceleração lateral, julgo. a caixa dsg é bacana pra caramba também mas eu não ligo de trocá-la por um manual com engates precisos (como tem sido a fama da volkswagen nesses últimos tempos).
a apr merece capítulo à parte. eu sensacional, mas fica caro pra caramba. no stage iii+ (o último segundo o site deles e que vem 501 bhp) custa u$6.000 sozinho. mas eu duvido que este ea888 aguente o rojão, num é possível, ainda mais com 56,5 kgfm! contando esse kit + pistões e bielas forjados a gente chega denovo quase nos r$30.000 (por volta de r$27.500). isso sem contar suspensão, escape, embreagem, intercooler e freios (e outro eventual item importante que eu esteja esquecendo). e fora a mão de obra. aí ao invés de r$80.000 eu estaria pensando (contando que não se acha um highline 2011 por menos de r$70.000) na faixa dos r$110.000 sendo modesto... É grana!
a grande interrogação continua sendo se o comportamento dinâmico dos dois é muito diferente...
grande abraço e obrigado pelas dicas!
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boa noite a todos!
nesses dias eu andei elaborando uma listinha de peças/serviços e seus respectivos preços (alguns são teóricos), aproveitei para reunir as dúvidas gerais e estou postando aqui para ouvir a opinião de vocês.
megasquirt-iii c/ ms3x expansção v3.57 - r$2.500 (u$645)
cabeçote audi 20v (agu big port) - r$950
preparação do cabeçote - r$2.500 (estimado)
comandos de válvulas agn - r$400
junta de cabeçote ancona - r$60
polias reguláveis fueltech (as únicas nacionais que encontrei) - r$800
kit hxp (pistões iapel + travas + pinos) 2.0 20v turbo 83 ou 82,5 mm - r$1.080
bielas spa super a 149 mm (vai?) - r$1.670
cold air intake k&n 57i - r$840
kit turbo (em alumínio 6061) - 2' - r$1.500 (estimado)
turbina garrett gt4088r - r$4.980
intercooler spa (modelo de maior área) - r$700
bombas de combustível walbro 340 lb/h (x 2) - r$720
injetores delphi/lucas 120 lb/h - r$1.000
bomba de óleo melling high volume - r$360
radiador de óleo supercooler - r$700
cabos de vela accel 8mm thundersport - r$204
velas ngk iridium bkr9eix - r$168
escapamento livre (inox 304) - r$7.000
embreagem multisdisco slim stage 2 displatec - r$1.949
molas eibach + amortecedores impacto - r$2.000
freios wilwood 345 x 30 mm (frisados e slotados - 6 e 4 pistões) - r$6.800 (u$1.500)total = r$38.881
agora vai a enxurrada de dúvidas:
megasquirt… bom, eu sei que é uma grande injeção mas também sei do grande empecilho que é arrumar alguém que acerte bem. fiz boa escolha ou melhor partir para outra opção?
a área de admissão continua sendo misteriosa para mim. quanto ao coletor, na realidade foi um alívio ouvir que o plenum é desnecessário (uma vez que é caro), mas o que ele proporciona de vantagem em relação aos coletores "tradicionais"? quanto ao tbi, cara, realmente eu não entendo nada disso. o da audi 2.8 v6 vai, é muito pequeno, muito grande? pensei também em quatro borboletas... quais as vantagens e desvantagens?
e a bobina? melhor manter original, colocar outra ou individuaisó tá aí outra área que eu não manjo muito.
fiquei impressionado com o preço de um escape completo (com coletor) em inox, muito caro! achei que fossem no máximo uns r$4.000... o preço que eu encontrei procede ou é exorbitante?
quanto à suspensão, eu tenho algumas opções na mesa... ou eu vou de molas esportivas eibach e amortecedores sob medida impacto (como apresentado acima), ou eu importo um kit b12 (composto do mesmo modelo de mola eibach usado acima conjugado com amortecedores bilstein) por r$4.500 (u$800) ou então importo um kit coilover bilstein b14 e pago r$6.000 (u$1.250)... vale arriscar na impacto?
freios são igualmente delicados... andei pesquisando e também precisam de ter muito dinheiro investido pelo que vi... cara, na verdade eu já estou quase descartando a powerbrakes (com dianteiros 312 x 25 mm frisados e dianteiros de a3 1.8t também frisados na traseira) que no momento se encaixa como "opção barata". como a corda arrebenta no ponto mais fraco, não é aqui que eu quero descuidar... fiquei interessado nos freios da sigma, apesar de ainda não ter conseguido informações técnicas e nem de preços. dentre os importados, os mais baratos foram os wilwood descritos acima.
agora, a instalação também me pega. não sei onde levar e não o quanto pagarei, conto com a ajuda de vocês!
grande abraço a todos e obrigado pela ajuda!
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eae cara,essa lista seria pra por no jetta "basico"? c for no "basico" sera q o cambio da conta da?
tbm sou um pouco leigo no assunto mas to acompanhando o topivo pois gostei do projeto.
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eae cara,essa lista seria pra por no jetta "basico"? c for no "basico" sera q o cambio da conta da?
tbm sou um pouco leigo no assunto mas to acompanhando o topivo pois gostei do projeto.
isso mesmo amigo, o basicão, 2.0 8v totalflex. apesar de não ter falado eu também tenho essa dúvida, mas isso quem pode responder é só quem já "moeu" esse câmbio. não sei se essa versão do jetta usa o mq200, mq250 ou outro… espero que seja o mq250 ou superior. opa, valeu por acompanhar, é projeto a médio prazo mas teoricamente é show!
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putz to odiando fazer isso mas esquece contas, listas e afins. tentei fazer isso no meu projeto e abandonei na segunda semana.
nessa conta entra muita coisa ainda. a maioria pequenos gastos que não são imaginados.
de cara nessa lista faltou a mão de obra que não sai por menos de 5k. bronzinas, um jogo de juntas completo de uma marca boa, conexões, aeroquips, um catch tank, as bobinas do 20v…
considerações: pra 500hp acho essa turbina grande. talvez uma menor roletada re daria muito mais alegrias, a não ser que queira fazer um upgrade bom em breve. gt3588rs deve te atender bem.
trabalho nesse cabeçote, pra essa potência acho completamente desnecessário, é um cabeçote muito bom originalmente e empurra 500hp muito bem original.
o escapamento esta caríssimo, traz um gringo por menos da metade disso com coletor.
o cai da k&n não adianta de nada, já que tudo vai mudar no cofre, compre um filtro e faça a pressurização em alumínio.
a parte de freios é simples, se for um kit plug and play pro seu carro, qualquer um instala, se for comprar pinças e montas vai precisar mandar fazer um cavalete na medida pro seu carro, nada do outro mundo, um bom preparador saberá te indicar. eu compraria pinças de porsche e colocaria, olha no ml, não é nada do outro mundo.
terá quase obrigatóriamente que mudar partes do câmbio, não sei como é o caso do jetta, mas provavelmente terá que usar engrenagens novas + tulipas e seria bom um diferencial bertolotti pra ajudar a colocar essa potência no chão.
outra coisa importante que vale lembrar na parte de gastos e quase todo mundo esquece é do óleo. no amaciamento e montagem ate usar o carro de fato, voce vai gastar uns 15 litros de óleo de motor. a 40 reais um bom óleo a cobta não pode ser esquecida. fora um bom fluido e freio, que de nada adianta freio top e fluido merda, óleo de câmbio, que um bom é caríssimo, e fluido de radiador.
todos esses gastos devem ser lembrados.
bom acho que é isso.
abraço e boa sorte no projeto.
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tem mesmo… cheguei a pensar nos lubrificantes/fluidos mas acabei ficando com preguiça. fato é que eles consomem bastante grana...
algumas coisas que faltaram tenho em outra lista mas já perdi. a ideia da lista veio porque eu quero ter uma noção, não exata, mas pelo menos boa do quanto gastarei, porquanto infelizmente ainda não tenho condições de dar início a um projeto o qual não tenho orçamento (mesmo que parcial) definido.
cai eu sabia que teria que fazer outro (agradeço a lembrança de qualquer maneira), mas me expressei mal. o filtro apenas será k&n.
quanto aos freios, cheguei a olhar no ml, mas passa dos r$9.000 um kit.
o câmbio tenho certeza que abrirá o bico, resta saber aonde comprar as engrenagens/tulipas (creio ainda ser necessário a troca dos cubos de roda e pontas de eixo)... só conheço a sapinho, mas não sei nada quando à fama deles, se é boa ou ruim.
o escape saiu caro mesmo então... será que eu consigo fazer um aqui mas barato?
Última coisa... você tem noção de mão de obra?
abração, muito obrigado e boa sorte no seu projeto também!
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cambio tem sapinho, cavalo de troia, hg, bertolotti… tem realmente um bocado, como nunca usei nenhum deixo para os amigos indicarem. a 4d garage faz esse escape, muito bem por sinal, mas desconheço preço. existem varias outras que mexem com escape, quase uma infinidade.
a mão de obra depende muito, mas muito mesmo, sem esforço ficará em mais de 5k reais.
boa sorte aí mais uma vez.