Coluna mecânica online® nº 50 | picape com terceira porta reversa elimina coluna central
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fotos: divulgação
entre as muitas inovações que a picape strada da fiat já recebeu em sua história tivemos a cabine estendida em 1999 e a versão adventure em 2001. já em 2008 foi a vez do sistema locker • o diferencial blocante •, que foi introduzido para aumentar a capacidade da picape lidar com situações de solo adversas. em 2009 foi a primeira e única picape compacta com cabine dupla do brasil, configuração que não é encontrada em nenhum outro modelo à disposição do mercado.
agora, em 2013, além do novo visual o modelo inova outra vez com a terceira porta do lado direito nas versões com cabine dupla. a inovação introduzida com exclusividade pela fiat torna a strada a única picape compacta do mundo a ter uma porta voltada para os passageiros do banco traseiro.
a solução técnica amplamente estudada pela área da engenharia teve como principal objetivo melhorar a acessibilidade para os usuários do banco traseiro. mais que uma questão estética, o processo de desenvolvimento deixou claro ser essa a solução mais adequada para o veículo com a inclusão de uma porta reversa e a eliminação da coluna central.
para que a terceira porta se tornasse uma realidade foi desenvolvida uma maçaneta especial, que fica localizada na parte interna do vão da porta com acionamento duplo “ quer para um lado, como para o outro, o que facilita o funcionamento tanto pelo lado interno quanto pelo lado externo do carro. um mecanismo simples, engenhoso, com ótima solução estética, e que foi inteiramente desenvolvido pela engenharia da fiat no centro de pesquisa e desenvolvimento giovanni agnelli, em betim, mg.
outro detalhe importante: a nova strada cabine dupla não tem coluna central do lado direito, o que permitiu um enorme ganho de espaço para o acesso ao banco traseiro. com essa solução a área de acesso à sua parte traseira foi ampliada em cerca de 100%. anteriormente, o espaço disponível para entrada de passageiros na parte traseira do seu interior era de 0,5 m2, área que cresceu para 1 m2 com a nova configuração. estamos falando de maior ergonomia, conforto e praticidade para entrar e sair do carro.
um dos cuidados da engenharia foi manter os altos níveis de segurança do carro, ainda que a coluna do lado do passageiro fosse retirada. todos os cálculos foram feitos no sentido de manter a integridade dos passageiros e de proporcionar uma maior rigidez torcional do conjunto. mais uma detalhe: a terceira porta só abre se a porta dianteira do passageiro estiver aberta.
mecânica online news
recall “ a ford motor company brasil “ divisão troller convocou recall para resolver problema com o jipe troller t4 modelo 2013, que vinha apresentando perda de potência e falha na aceleração. a chamada envolve os veículos produzidos de 6 de junho de 2012 até 10 de agosto de 2013 que, caso comprovado defeito, poderão ter o turbocompressor e conjunto de bico injetores substituídos.
ar comprimido “ a psa peugeot citroën apresentou em são paulo, pela primeira vez na américa latina, a tecnologia hybrid air, uma solução full hybrid que une um motor térmico com um sistema hidráulico acionado por ar comprimido. combinando duas energias para atingir o melhor rendimento de acordo com diferentes situações: o ar comprimido vai assistir o motor a gasolina, até mesmo substituí-lo, para levá-lo aos pontos de funcionamento mais eficientes durante as fases transitórias “ acelerações e arrancadas.
engenharia - o evento dia da engenharia alemã aconteceu em são paulo no dia 17/10. com o objetivo de evidenciar a contribuição da indústria alemã para o progresso econômico e tecnológico brasileiro, promover e divulgar a tecnologia e inovação brasileira, além de estimular a cooperação tecnológica entre brasil e alemanha. ao alinhar infraestrutura, sustentabilidade e tendências, o evento destacou o tema a cidade do futuro: viver ou sobreviver?, abordando o que há de mais moderno para uma vida harmoniosa entre o homem e a natureza, sem deixar de lado os avanços tecnológicos.
tarcisio dias “ profissional e técnico em mecânica, além de engenheiro mecânica com habilitação em mecatrônica e radialista, é gerente de conteúdo do portal mecânica online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a coleção automecânica. e-mail: rb.moc.enilnoacinacemnull@oacader
coluna mecânica online® – menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º prêmio sae brasil de jornalismo 2013, promovido pela sociedade de engenheiros da mobilidade.