Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Pressão x vazão x dosador x convers

Pressão x vazão x dosador x convers

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
13 Posts 6 Posters 774 Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • R Offline
    R Offline
    Rix
    escreveu em última edição por
    #1

    galera, meu pai encafifou que quer passar o gol 1.6 dele pra álcool.

    o danado do carro usa uma central 1avp… e é original a gasolina.

    jah tenho um chip q dizem que funciona e etc, mas o velho tah com preguiça de colocar, pq precisa soldar um soquete...

    e eu num sei de onde que ele tirou que, se ele aumentar em 28% a pressão da linha de combustável, ele consegue 28% de vazão a mais. eu sei que num é bem assim que a coisa funciona, mas ele num cr? em mim.

    pior: o cara é engenheiro mecânico, então, eu, como mero computeiro, fico quieto.

    então, pra conseguir provar pra ele que a coisa num eh bem assim, propus então que testássemos marcamos pra janeiro os testes. vou providenciar um hpi, e vamos começar a fazer as artes.

    como eu tenho encostadas aki em casa umas 2 ou 3 bombas de combustável de reserva, fico despreocupado com relação é queimas de bombas.

    tenho mult?metro, vou maté-lo ligado é sonda lambda, pra ficar de olho na condição da mistura.

    o que quero saber ?:

    isso pode dar certo?

    isso pode dar errado? quais as conseq?encias?

    ? princ?pio, não vou mexer no ponto de ignição. mas isso, por enquanto.

    e o que eu mais preciso, são dos fundamentos te?ricos pra conseguir explicar pra ele o porquê que isso não vai dar certo.

    não sei se isso é repost, mas se for, plz, me mandem o link com as infos. o velho é teimoso demais, e não curto discutir com ele, principalmente quando não tenho argumentos.

    []s

    1 Resposta Última resposta
    • ? Offline
      ? Offline
      Visitante
      escreveu em última edição por
      #2

      com certeza vc consegue aumentar o volume de injeção ao trabalhar com uma pressão maior na linha, porém, pra conseguir os tais 28% a mais de vazão nos bicos eu não boto fã que basta aumentar 28% a pressão da linha de combustivel.

      imagine da seguinte forma: pra se ter a vazão (imagine como sendo hipot?ticos 100%) atual, vc precisa dos 3 bar de pressão. pra conseguir 28% a mais de vaz?o, precisaria apenas (segundo o raciocinio do sr. seu pai) de 3,84 bar de pressão na linha, um aumento pequeno e até que não prejudicial pros bicos e nem pra uma bomba em bom estado de saude. continuando seguindo essa linha de pensamento, para dobrar a vazão dos bicos (sem aumentar os furos deles) bastaria usar 6 bar de pressão na linha.

      ah se fosse tão simples assim :ohoh:

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Fahrell
        escreveu em última edição por
        #3

        ta certo em nao botar fe ka, certeza que o aumento nao eh linear.. 28% a mais de pressao aumenta muuuito menos na vazao total, que eh funcao de pressao, ciclo, tempo de pulso, modulacao etc… a pressao eh apenas uma das variaveis...

        pode contestar o teu pai cyberfast, que vc ta certo e ele nao... so nao sei se o seu teste vai ser seguro pro motor... :ohoh:

        alguem mais experiente no funcionamento dos bicos pode te dizer direitinho quais as variaveis responsaveis pela vazao... mas pode ter certeza que a pressao eh so uma delas e nao eh diretamente proporcional... ta la numa parte meio no canto da equacao :p

        1 Resposta Última resposta
        • V Offline
          V Offline
          vwfan
          escreveu em última edição por
          #4

          jah falaram tudo..

          eu ainda diria mais uma coisa:

          prepara 390 reais.. quando der tudo errado voce liga na pap injection e pede 4 bicos retrabalhados pra alcool.. (aproveita e pede com um pouquinho mais de 40% de vazao(opiniao minha))

          ai voce coloca a pressao de combustivel original de volta e bala :ohoh:

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            Mauricio
            escreveu em última edição por
            #5

            rapaz,

            se vc pegar um livro de mecanica dos flu?dos vai descobrir atravṍs que a vazão é proporcional a ra?z da pressão.

            vazao=constante x ra?z(pressão)

            da? vc percebe q se a pressão atual da bomba for 3 bar para aumentar a vazão em 28% vai precisar de quase 5bar.

            isso imaginando uma situação perfeita… na prática pode precisar de mais pressão q o calculado.

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              Mauricio
              escreveu em última edição por
              #6

              rapaz,

              se vc pegar um livro de mecanica dos flu?dos vai descobrir que a vazão é proporcional a ra?z da pressão.

              vaz?o=constante x ra?z(pressão)

              da? vc percebe q se a pressão atual da bomba for 3 bar para aumentar a vazão em 28% vai precisar de quase 5bar.

              isso imaginando uma situação perfeita… na prática pode precisar de mais pressão q o calculado.

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                Rix
                escreveu em última edição por
                #7

                quanto é saúde do motor, não existe nada maisprejudicial que meu pai…. huahau

                eu queria saber com alguma precisão essa relação entre pressão e vaz?o. se alguém puder ver isso pra mim, e citar fontes, como nome de livros e autores, eu ficaria mto grato.

                quatro bar de pressão eu consigo fácil fácil. dureza vai ser a hora q ele perceberque a coisa nem eh tão fácil assim.

                desculpe os erros de digitação. detesto teclado de laptop.

                []s

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fahrell
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  olha aqui… propcurando rapidamente achei uma cola boa... tem muito do raciocinio stage tal dos gringos, aqui nessa pag... mas tem muita referencia boa...

                  e se seu pai eh engenheiro vai se convencer so de ver q o aumento da vazao eh proprocional ao quadrado do aumento :ohoh:

                  aqui

                  http://www.rceng.com/technical.htm

                  1 Resposta Última resposta
                  • N Offline
                    N Offline
                    Nuvo
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    rapaz,

                    se vc pegar um livro de mecanica dos flu?dos vai descobrir que a vazão é proporcional a ra?z da pressão.

                    vaz?o=constante x ra?z(pressão)

                    da? vc percebe q se a pressão atual da bomba for 3 bar para aumentar a vazão em 28% vai precisar de quase 5bar.

                    isso imaginando uma situação perfeita… na prática pode precisar de mais pressão q o calculado.

                    [snapback]409904[/snapback]

                    quanto é saúde do motor, não existe nada maisprejudicial que meu pai…. huahau

                    eu queria saber com alguma precisão essa relação entre pressão e vaz?o. se alguém puder ver isso pra mim, e citar fontes, como nome de livros e autores, eu ficaria mto grato.

                    quatro bar de pressão eu consigo fácil fácil. dureza vai ser a hora q ele perceberque a coisa nem eh tão fácil assim.

                    desculpe os erros de digitação. detesto teclado de laptop.

                    []s

                    [snapback]409966[/snapback]

                    olha aqui… propcurando rapidamente achei uma cola boa... tem muito do raciocinio stage tal dos gringos, aqui nessa pag... mas tem muita referencia boa...

                    e se seu pai eh engenheiro vai se convencer so de ver q o aumento da vazao eh proprocional ao quadrado do aumento :p

                    aqui

                    http://www.rceng.com/technical.htm

                    [snapback]409989[/snapback]

                    :ohoh:

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      Rix
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      ok, pessoal. dei uma olhada nesse link que passaram, tinha uns valores lá que eu num conheco (bsfc??)

                      mesmo assim é interesante.

                      mais alguém tem algum argumento, algo a ser adicionado, declarado?

                      algum detalhe q passou sem querer?

                      []s

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fahrell
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        ok, pessoal. dei uma olhada nesse link que passaram, tinha uns valores lá que eu num conheco (bsfc??)

                        mesmo assim é interesante.

                        mais alguém tem algum argumento, algo a ser adicionado, declarado?

                        algum detalhe q passou sem querer?

                        []s

                        [snapback]410424[/snapback]

                        relaxe quanto ao bsfc, acho um valor empirico demais pra ser usado corriqueiramente… serve como parametro vago apenas... isso ate ja foi palco de polemica aqui em topico passado...

                        o link eu postei mais pelas conversoes e pelo calculo de aumento de vazao por pressao de combustivel... aquela raiz quadrada... isso q vc tem q mostrar pro seu pai... com isso nem precisa fazer o teste pratico...

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
                          ? Offline
                          Visitante
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          relaxe quanto ao bsfc, acho um valor empirico demais pra ser usado corriqueiramente… serve como parametro vago apenas… isso ate ja foi palco de polemica aqui em topico passado...[snapback]410585[/snapback]

                          concordo

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            Rix
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            galera, obrigado. vou sentar com ele aqui e ver isso aqui.

                            só espero que ele não arranje nenhuma matem?tica maluca pra me convencer q ele estah certo, se não…

                            abraços, obrigado novamente...

                            por via das dúvidas... alguém por aki tem um hpi dakeles de 3 regulagens em bom estado pra me vender??

                            []s

                            1 Resposta Última resposta

                            • Login

                            • Não tem uma conta? Cadastrar

                            • Primeiro post
                              Último post
                            0
                            • Recente
                            • Usuários