Navegação

Preparados

• Cadastrar
    • Login
    • Categorias
    • Recente
    • Usuários

Pressão x vazão x dosador x convers

Mecânica e Preparação
    6
    13
    616
    Carregando Mais Posts
    • Mais Antigo para Mais Recente
    • Mais Recente para Mais Antigo
    • Mais Votados
    Responder
    • Responder como tópico
    Entre para responder
    Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
    • R
      Rix última edição por

galera, meu pai encafifou que quer passar o gol 1.6 dele pra álcool.

o danado do carro usa uma central 1avp… e é original a gasolina.

jah tenho um chip q dizem que funciona e etc, mas o velho tah com preguiça de colocar, pq precisa soldar um soquete...

e eu num sei de onde que ele tirou que, se ele aumentar em 28% a pressão da linha de combustável, ele consegue 28% de vazão a mais. eu sei que num é bem assim que a coisa funciona, mas ele num cr? em mim.

pior: o cara é engenheiro mecânico, então, eu, como mero computeiro, fico quieto.

então, pra conseguir provar pra ele que a coisa num eh bem assim, propus então que testássemos marcamos pra janeiro os testes. vou providenciar um hpi, e vamos começar a fazer as artes.

como eu tenho encostadas aki em casa umas 2 ou 3 bombas de combustável de reserva, fico despreocupado com relação é queimas de bombas.

tenho mult?metro, vou maté-lo ligado é sonda lambda, pra ficar de olho na condição da mistura.

o que quero saber ?:

isso pode dar certo?

isso pode dar errado? quais as conseq?encias?

? princ?pio, não vou mexer no ponto de ignição. mas isso, por enquanto.

e o que eu mais preciso, são dos fundamentos te?ricos pra conseguir explicar pra ele o porquê que isso não vai dar certo.

não sei se isso é repost, mas se for, plz, me mandem o link com as infos. o velho é teimoso demais, e não curto discutir com ele, principalmente quando não tenho argumentos.

[]s

1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • ?
        Visitante última edição por

com certeza vc consegue aumentar o volume de injeção ao trabalhar com uma pressão maior na linha, porém, pra conseguir os tais 28% a mais de vazão nos bicos eu não boto fã que basta aumentar 28% a pressão da linha de combustivel.

imagine da seguinte forma: pra se ter a vazão (imagine como sendo hipot?ticos 100%) atual, vc precisa dos 3 bar de pressão. pra conseguir 28% a mais de vaz?o, precisaria apenas (segundo o raciocinio do sr. seu pai) de 3,84 bar de pressão na linha, um aumento pequeno e até que não prejudicial pros bicos e nem pra uma bomba em bom estado de saude. continuando seguindo essa linha de pensamento, para dobrar a vazão dos bicos (sem aumentar os furos deles) bastaria usar 6 bar de pressão na linha.

ah se fosse tão simples assim :ohoh:

• F
          Fahrell última edição por

ta certo em nao botar fe ka, certeza que o aumento nao eh linear.. 28% a mais de pressao aumenta muuuito menos na vazao total, que eh funcao de pressao, ciclo, tempo de pulso, modulacao etc… a pressao eh apenas uma das variaveis...

pode contestar o teu pai cyberfast, que vc ta certo e ele nao... so nao sei se o seu teste vai ser seguro pro motor... :ohoh:

alguem mais experiente no funcionamento dos bicos pode te dizer direitinho quais as variaveis responsaveis pela vazao... mas pode ter certeza que a pressao eh so uma delas e nao eh diretamente proporcional... ta la numa parte meio no canto da equacao :p

• V
            vwfan última edição por

jah falaram tudo..

eu ainda diria mais uma coisa:

prepara 390 reais.. quando der tudo errado voce liga na pap injection e pede 4 bicos retrabalhados pra alcool.. (aproveita e pede com um pouquinho mais de 40% de vazao(opiniao minha))

ai voce coloca a pressao de combustivel original de volta e bala :ohoh:

• M
              Mauricio última edição por

rapaz,

se vc pegar um livro de mecanica dos flu?dos vai descobrir atravṍs que a vazão é proporcional a ra?z da pressão.

vazao=constante x ra?z(pressão)

da? vc percebe q se a pressão atual da bomba for 3 bar para aumentar a vazão em 28% vai precisar de quase 5bar.

isso imaginando uma situação perfeita… na prática pode precisar de mais pressão q o calculado.

• M
                Mauricio última edição por

rapaz,

se vc pegar um livro de mecanica dos flu?dos vai descobrir que a vazão é proporcional a ra?z da pressão.

vaz?o=constante x ra?z(pressão)

da? vc percebe q se a pressão atual da bomba for 3 bar para aumentar a vazão em 28% vai precisar de quase 5bar.

isso imaginando uma situação perfeita… na prática pode precisar de mais pressão q o calculado.

• R
                  Rix última edição por

quanto é saúde do motor, não existe nada maisprejudicial que meu pai…. huahau

eu queria saber com alguma precisão essa relação entre pressão e vaz?o. se alguém puder ver isso pra mim, e citar fontes, como nome de livros e autores, eu ficaria mto grato.

quatro bar de pressão eu consigo fácil fácil. dureza vai ser a hora q ele perceberque a coisa nem eh tão fácil assim.

desculpe os erros de digitação. detesto teclado de laptop.

[]s

• F

olha aqui… propcurando rapidamente achei uma cola boa... tem muito do raciocinio stage tal dos gringos, aqui nessa pag... mas tem muita referencia boa...

e se seu pai eh engenheiro vai se convencer so de ver q o aumento da vazao eh proprocional ao quadrado do aumento :ohoh:

aqui

http://www.rceng.com/technical.htm

• N
                      Nuvo última edição por

rapaz,

se vc pegar um livro de mecanica dos flu?dos vai descobrir que a vazão é proporcional a ra?z da pressão.

vaz?o=constante x ra?z(pressão)

[snapback]409904[/snapback]

quanto é saúde do motor, não existe nada maisprejudicial que meu pai…. huahau

eu queria saber com alguma precisão essa relação entre pressão e vaz?o. se alguém puder ver isso pra mim, e citar fontes, como nome de livros e autores, eu ficaria mto grato.

quatro bar de pressão eu consigo fácil fácil. dureza vai ser a hora q ele perceberque a coisa nem eh tão fácil assim.

desculpe os erros de digitação. detesto teclado de laptop.

[]s

[snapback]409966[/snapback]

olha aqui… propcurando rapidamente achei uma cola boa... tem muito do raciocinio stage tal dos gringos, aqui nessa pag... mas tem muita referencia boa...

e se seu pai eh engenheiro vai se convencer so de ver q o aumento da vazao eh proprocional ao quadrado do aumento :p

aqui

http://www.rceng.com/technical.htm

[snapback]409989[/snapback]

:ohoh:

• R
                        Rix última edição por

ok, pessoal. dei uma olhada nesse link que passaram, tinha uns valores lá que eu num conheco (bsfc??)

mesmo assim é interesante.

mais alguém tem algum argumento, algo a ser adicionado, declarado?

algum detalhe q passou sem querer?

[]s

• F

ok, pessoal. dei uma olhada nesse link que passaram, tinha uns valores lá que eu num conheco (bsfc??)

mesmo assim é interesante.

mais alguém tem algum argumento, algo a ser adicionado, declarado?

algum detalhe q passou sem querer?

[]s

[snapback]410424[/snapback]

relaxe quanto ao bsfc, acho um valor empirico demais pra ser usado corriqueiramente… serve como parametro vago apenas... isso ate ja foi palco de polemica aqui em topico passado...

o link eu postei mais pelas conversoes e pelo calculo de aumento de vazao por pressao de combustivel... aquela raiz quadrada... isso q vc tem q mostrar pro seu pai... com isso nem precisa fazer o teste pratico...

• ?
                            Visitante última edição por

relaxe quanto ao bsfc, acho um valor empirico demais pra ser usado corriqueiramente… serve como parametro vago apenas… isso ate ja foi palco de polemica aqui em topico passado...[snapback]410585[/snapback]

concordo

• R
                              Rix última edição por

galera, obrigado. vou sentar com ele aqui e ver isso aqui.

só espero que ele não arranje nenhuma matem?tica maluca pra me convencer q ele estah certo, se não…

abraços, obrigado novamente...

por via das dúvidas... alguém por aki tem um hpi dakeles de 3 regulagens em bom estado pra me vender??

[]s

• First post
                                Last post