Pressão x vazão x dosador x convers
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galera, meu pai encafifou que quer passar o gol 1.6 dele pra álcool.
o danado do carro usa uma central 1avp… e é original a gasolina.
jah tenho um chip q dizem que funciona e etc, mas o velho tah com preguiça de colocar, pq precisa soldar um soquete...
e eu num sei de onde que ele tirou que, se ele aumentar em 28% a pressão da linha de combustável, ele consegue 28% de vazão a mais. eu sei que num é bem assim que a coisa funciona, mas ele num cr? em mim.
pior: o cara é engenheiro mecânico, então, eu, como mero computeiro, fico quieto.
então, pra conseguir provar pra ele que a coisa num eh bem assim, propus então que testássemos marcamos pra janeiro os testes. vou providenciar um hpi, e vamos começar a fazer as artes.
como eu tenho encostadas aki em casa umas 2 ou 3 bombas de combustável de reserva, fico despreocupado com relação é queimas de bombas.
tenho mult?metro, vou maté-lo ligado é sonda lambda, pra ficar de olho na condição da mistura.
o que quero saber ?:
isso pode dar certo?
isso pode dar errado? quais as conseq?encias?
? princ?pio, não vou mexer no ponto de ignição. mas isso, por enquanto.
e o que eu mais preciso, são dos fundamentos te?ricos pra conseguir explicar pra ele o porquê que isso não vai dar certo.
não sei se isso é repost, mas se for, plz, me mandem o link com as infos. o velho é teimoso demais, e não curto discutir com ele, principalmente quando não tenho argumentos.
[]s
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com certeza vc consegue aumentar o volume de injeção ao trabalhar com uma pressão maior na linha, porém, pra conseguir os tais 28% a mais de vazão nos bicos eu não boto fã que basta aumentar 28% a pressão da linha de combustivel.
imagine da seguinte forma: pra se ter a vazão (imagine como sendo hipot?ticos 100%) atual, vc precisa dos 3 bar de pressão. pra conseguir 28% a mais de vaz?o, precisaria apenas (segundo o raciocinio do sr. seu pai) de 3,84 bar de pressão na linha, um aumento pequeno e até que não prejudicial pros bicos e nem pra uma bomba em bom estado de saude. continuando seguindo essa linha de pensamento, para dobrar a vazão dos bicos (sem aumentar os furos deles) bastaria usar 6 bar de pressão na linha.
ah se fosse tão simples assim
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ta certo em nao botar fe ka, certeza que o aumento nao eh linear.. 28% a mais de pressao aumenta muuuito menos na vazao total, que eh funcao de pressao, ciclo, tempo de pulso, modulacao etc… a pressao eh apenas uma das variaveis...
pode contestar o teu pai cyberfast, que vc ta certo e ele nao... so nao sei se o seu teste vai ser seguro pro motor...
alguem mais experiente no funcionamento dos bicos pode te dizer direitinho quais as variaveis responsaveis pela vazao... mas pode ter certeza que a pressao eh so uma delas e nao eh diretamente proporcional... ta la numa parte meio no canto da equacao
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jah falaram tudo..
eu ainda diria mais uma coisa:
prepara 390 reais.. quando der tudo errado voce liga na pap injection e pede 4 bicos retrabalhados pra alcool.. (aproveita e pede com um pouquinho mais de 40% de vazao(opiniao minha))
ai voce coloca a pressao de combustivel original de volta e bala
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rapaz,
se vc pegar um livro de mecanica dos flu?dos vai descobrir atravṍs que a vazão é proporcional a ra?z da pressão.
vazao=constante x ra?z(pressão)
da? vc percebe q se a pressão atual da bomba for 3 bar para aumentar a vazão em 28% vai precisar de quase 5bar.
isso imaginando uma situação perfeita… na prática pode precisar de mais pressão q o calculado.
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rapaz,
se vc pegar um livro de mecanica dos flu?dos vai descobrir que a vazão é proporcional a ra?z da pressão.
vaz?o=constante x ra?z(pressão)
da? vc percebe q se a pressão atual da bomba for 3 bar para aumentar a vazão em 28% vai precisar de quase 5bar.
isso imaginando uma situação perfeita… na prática pode precisar de mais pressão q o calculado.
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quanto é saúde do motor, não existe nada maisprejudicial que meu pai…. huahau
eu queria saber com alguma precisão essa relação entre pressão e vaz?o. se alguém puder ver isso pra mim, e citar fontes, como nome de livros e autores, eu ficaria mto grato.
quatro bar de pressão eu consigo fácil fácil. dureza vai ser a hora q ele perceberque a coisa nem eh tão fácil assim.
desculpe os erros de digitação. detesto teclado de laptop.
[]s
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olha aqui… propcurando rapidamente achei uma cola boa... tem muito do raciocinio stage tal dos gringos, aqui nessa pag... mas tem muita referencia boa...
e se seu pai eh engenheiro vai se convencer so de ver q o aumento da vazao eh proprocional ao quadrado do aumento
aqui
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rapaz,
se vc pegar um livro de mecanica dos flu?dos vai descobrir que a vazão é proporcional a ra?z da pressão.
vaz?o=constante x ra?z(pressão)
da? vc percebe q se a pressão atual da bomba for 3 bar para aumentar a vazão em 28% vai precisar de quase 5bar.
isso imaginando uma situação perfeita… na prática pode precisar de mais pressão q o calculado.
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quanto é saúde do motor, não existe nada maisprejudicial que meu pai…. huahau
eu queria saber com alguma precisão essa relação entre pressão e vaz?o. se alguém puder ver isso pra mim, e citar fontes, como nome de livros e autores, eu ficaria mto grato.
quatro bar de pressão eu consigo fácil fácil. dureza vai ser a hora q ele perceberque a coisa nem eh tão fácil assim.
desculpe os erros de digitação. detesto teclado de laptop.
[]s
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olha aqui… propcurando rapidamente achei uma cola boa... tem muito do raciocinio stage tal dos gringos, aqui nessa pag... mas tem muita referencia boa...
e se seu pai eh engenheiro vai se convencer so de ver q o aumento da vazao eh proprocional ao quadrado do aumento
aqui
http://www.rceng.com/technical.htm
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ok, pessoal. dei uma olhada nesse link que passaram, tinha uns valores lá que eu num conheco (bsfc??)
mesmo assim é interesante.
mais alguém tem algum argumento, algo a ser adicionado, declarado?
algum detalhe q passou sem querer?
[]s
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relaxe quanto ao bsfc, acho um valor empirico demais pra ser usado corriqueiramente… serve como parametro vago apenas... isso ate ja foi palco de polemica aqui em topico passado...
o link eu postei mais pelas conversoes e pelo calculo de aumento de vazao por pressao de combustivel... aquela raiz quadrada... isso q vc tem q mostrar pro seu pai... com isso nem precisa fazer o teste pratico...
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galera, obrigado. vou sentar com ele aqui e ver isso aqui.
só espero que ele não arranje nenhuma matem?tica maluca pra me convencer q ele estah certo, se não…
abraços, obrigado novamente...
por via das dúvidas... alguém por aki tem um hpi dakeles de 3 regulagens em bom estado pra me vender??
[]s