F-truck: totti promete levar decisão do título à etapa final
-

a nona e penúltima etapa do campeonato brasileiro de fórmula truck, neste domingo (10) no autódromo internacional de curitiba, em pinhais (pr), terá em destaque a atuação dos sete primeiros colocados na classificação, que sustentam chances matemáticas de conquista do título. o resultado da corrida poderá restringir o grupo dos que vão disputar a etapa final, dia 8 de dezembro em brasília (df), ainda em busca da taça reservada ao campeão.
seis pilotos conquistaram vitórias nas oito corridas já disputadas e todos eles integram a lista dos que consideram combinações de resultados visando o título. o único candidato que não esteve no degrau mais alto do pódio em 2013 é justamente o atual campeão brasileiro da categoria, leandro totti. cumprindo sua primeira temporada como piloto do volkswagen número 73 da man latin america/rm competições, o paranaense está em quarto na pontuação.
com 90 pontos na tabela, totti não esconde a motivação para a corrida de domingo em pinhais. “o momento é ótimo, estou contente por estar na briga pelo título em meu primeiro ano na equipe. meu caminhão tem um rendimento ótimo, sei que tenho chance de me recuperar e buscar esse título. nossa briga, mesmo, vai ser com o beto”, diz, citando o pernambucano beto monteiro, da scuderia iveco, que lidera a competição com 126 pontos.
até a oitava etapa, disputada no mês passado em guaporé (rs), totti tinha a vice-liderança do campeonato, 14 pontos atrás de monteiro. “eu tive um problema com uma mangueira e fiquei fora da corrida, aí no campeonato ficou um pouquinho mais complicado, mas o bom é que esse é um problema fácil de resolver, e que já está resolvido. não é nada no projeto, falta de desempenho de motor, nada disso. bem pelo contrário, o caminhão é ótimo”, frisa.
vencedor de dez corridas na fórmula truck, o campeão de 2012 ainda busca seu primeiro triunfo pilotando um volkswagen-man. “a vitória já passou raspando em algumas corridas, como em caruaru e cascavel. vamos tentar de novo, claro. mas a meta para esta corrida é terminar à frente do beto. a equipe toda fez um trabalho minucioso no caminhão para a gente ter a condição de diminuir a vantagem dele e levar a decisão para brasília”, acrescenta.
totti foi o vencedor da etapa em pinhais no ano passado, corrida para a qual largou dos boxes, depois de todos os demais pilotos. “foi opção minha e da minha equipe anterior. eu tinha conseguido uma posição no meio do grid e sabia que havia um risco grande de uma confusão na largada me deixar fora. o caminhão estava forte e preferi largar do box pensando em terminar entre os cinco. estava tão bom que ganhei e fui campeão”, recorda o piloto.
a programação da nona etapa no autódromo internacional de curitiba terá início na sexta-feira (8), com as duas primeiras sessões de treinos livres. a corrida de domingo será transmitida ao vivo em hd pela rede bandeirantes, a partir das 13h.