Motor ap 1.7, com r/l 0.24…..
-
concordo 90% contigo. porem, aqui estamos sempre falando de motores preparados e ainda por cima temos como trabalhar os motores de forma q aspereza e alguma vibração q aparecer pode ser facilmente amenizada e até eliminada.
[snapback]411418[/snapback]
no meu ponto de vista…......a aspereza do motor vai muito alem da r/l.
o balanceamento do conjunto, folgas adequadas, camisas (se for o caso) mais rigidas e menos propensas a vibração.
a r/l serve como parametro.....mas não mede o comportamento de um motor.
[snapback]411501[/snapback]
concordo que nao pode, e nao deve, ser usado como unico parametro pra se determinar o comportamento do motor…
qnt a usar arvores de balanceamento contra-rotantes. jah troquei uma ideia c/ um engenheiro da opel, e o lance eh que sao eficientes, maaaaaaaas vc perde potencia por atrito com elas...
quanto a usar bielas mais curtas, mesmo que vc reduza drasticamente a vibracao com balanceamento estatico, dinamico, materiais melhores (o loke pode nos dar algumas dicas de materiais neh fio é ) vc inevitavelmente vai forcar mais os pistoes contra as camisas do que usando uma biela mais longa... agora, convenhamos, o quanto que isso vai diminuir da durabilidade em um carro preparado ?? nao sei, e dificilmente alguem vai poder precisar isso...
tb nao da pra dizer que vai virar uma britadeira, embora vc note que um ap 1.6 seja mais suave que um 2.0...
bom mesmo seria se as bielas de kombi diesel tivessem 144mm e fossem tao fortes quanto sao c/ 136
abraco
-
no meu ponto de vista…......a aspereza do motor vai muito alem da r/l.
o balanceamento do conjunto, folgas adequadas, camisas (se for o caso) mais rigidas e menos propensas a vibração.
a r/l serve como parametro.....mas não mede o comportamento de um motor.
[snapback]411501[/snapback]
bom, levando em consideração q um motor original já vem pré balanceado, e 99.99998% aqui usa pelo menos o virabrequim original, faça o teste, eu já fiz: monte uma configuração x de preparação em um motor. não coisa de outro mundo, acessável, ex, ap 1.9 turbo bem feitinho, virando 7k, empurrando aí seus 250 hps nas rodas. tá, pega esse motor e monta sem balancear, só com o balanceamento original. o motor vai funcionar, claro, e te garanto que não vai ter um funcionamento ?spero. da? anda com ele até ele abrir o bico. dae monta a mesma config balanceando tudo. sabe basicamente a diferença? ele vai durar mais. claro, ganha um pouco em altas rpm, mas não é um escandalo. isso eu to falando de coisa b?sica. motor que gira de 8.5 pra cima da? é impressindável o balanceamento, equalização e bla bla bla bla bla…..
-
não é só balancear que ajuda o motor subir mais liso e atingir maior giro.
meu motor mesmo vibrava bastante acima de 6200 rpm antes do alivio, balanceamento e equalização de peso das peças m?veis. agora chega perto dos 8000 rpm. fabrica nenhuma faz esse trabalho em seus motores de série, ai sofrem mesmo com qualquer abuso de r/l.
-
fabrica nenhuma faz esse trabalho em seus motores de série, ai sofrem mesmo com qualquer abuso de r/l.
[snapback]411685[/snapback]
certeza que fabrica nenhuma faz, mas também não existem diferenças colossais, senão nem funcionaria os motores né k?…. é como eu falei, quando o buraco é mais embaixo, qquer pentelh?simo conta
-
certeza que fabrica nenhuma faz, mas também não existem diferenças colossais, senão nem funcionaria os motores né k?….? é como eu falei, quando o buraco é mais embaixo, qquer pentelh?simo conta
[snapback]411698[/snapback]
um motor passar de 6200 meio vibrantes pra 7000 liso (e quase 8000 com a caixa quente maior) após trabalhar o miolo vc acha pouco? eu acho uma diferença absurda.
-
um motor passar de 6200 meio vibrantes pra 7000 liso (e quase 8000 com a caixa quente maior) após trabalhar o miolo vc acha pouco? eu acho uma diferença absurda.
[snapback]411731[/snapback]
então a questão não é o retrabalho q foi feito, e sim o balanceamento que estava errado, pq 6200 liso vira qquer 4cil orige… até 7000 tem q virar liso.
-
então a questão não é o retrabalho q foi feito, e sim o balanceamento que estava errado, pq 6200 liso vira qquer 4cil orige… até 7000 tem q virar liso.
[snapback]412569[/snapback]
qq um original vira liso 6200 rpm? olha q não heim. to falando de um ap 2.0.
pega um santana e puxa no corte (6200 rpm) de 3? e me diz se aquilo la é liso.
o meu é 2.0 (péssimo de r/l) e ainda por cima com bielas mais curtas do q as originais. e depois do trabalho no miolo ele girou mais do q girava com as bielas longas.
como eu disse anteriormente: o balanceamento de fábrica não é suficiente pra todo motor girar liso, e por isso é q as fabricas se matam pra trabalhar com r/l baixa: por causa de custos de produção. mais facil (e barato) fundirem bielas mais longas do que ficar balanceando e equalizando os pesos das peças de cada motor produzido.
-
mais facil (e barato) fundirem bielas mais longas do que ficar balanceando e equalizando os pesos das peças de cada motor produzido.
[snapback]412613[/snapback]
barato não sei até que ponto é mais, mas que é mais fácil ahhh, milhões de vezes. e tb como a gente tinha discutido antes, biela longa acaba durando mais o motor…
-
barato não sei até que ponto é mais, mas que é mais fácil ahhh, milhões de vezes. e tb como a gente tinha discutido antes, biela longa acaba durando mais o motor…
[snapback]412623[/snapback]
uai, como não é mais barato? vc acha q eles vão pesar todas as peças (pistões, pinos, bielas) e balancear vira + volante + embreagem ou iriam mandar fzr as bielas alguns milimetros mais longasó preciso responder?
-
uai, como não é mais barato? vc acha q eles vão pesar todas as peças (pistões, pinos, bielas) e balancear vira + volante + embreagem ou iriam mandar fzr as bielas alguns milimetros mais longasó preciso responder?
[snapback]412641[/snapback]
? quase impossivel balancear peças para todos carros de linha…...dá um trabalhaaaaaaaaooooooo, que ninguem imagina hehehe
-
então galera,
o que pretendo com tal topico, e que teriamos um motor mais propenso a alto giros, ja que seu rl e mais baixo…
imaginemos que os mesmos trabalhos que foram efetuados no carro do ka fossem feitos nesse motor, atigiriamos os 10 k rpm
kleber
-
bem, acho q nenhuma industria q se preze faz balanceamento das peças. até pq em engenharia existe varios tipos de controles estatisticos de processo. agora analize em amostras de lotes sim
agora minha duvida é sobre a viabilidade de fazer um 1.7 com o ea113 usando vira original de 77mm, bielas de golf turbo de 144mm e pistões de 84,5mm.
-
? que rola tb um certo exagero do pessoal quando fala nisso. quando fala que vai vibrar, não é que vai ser uma britadeira ou que vai soltar todos os parafusos da carroceria, é que o motor vai ter um funcionamento mais crespo, pra um carro preparado isso não incomoda muito, mas agora em um carro de luxo incomoda, tanto que nos vectra 2.2 16v vinha com um sistema pro motor vibrar menos, nos 8v não vinha, o motor é mais crespo, mas como não saiu 8v na versão cd…. deixa a gambazada vibrando com o motor e que se lasque e r/l interfere diretamente na durabilidade do motor tb, curso longoxbielas curtas = pistões ovalizados em menor tempo. normalmente um motor preparado não chega nos seus 300k, é aberto muito antes disso, mas como eu disse antes, em um motor original faz diferença sim.
[snapback]411363[/snapback]
exata a questáo… r/l grande significa que o pistão esfrega mais dentro do cilindro, na pratica ele vibra mais (esfregue seu dedo fazendo um pequeno ?ngulo entre ele e a mesa, depois faça o mesmo com um ?ngulo bem maior...vc sente que ele vibra mais principalmente no comeão do movimento) e na pratica o pistão e/ou camisa se desgastam mais rápido...
obvio se vibra e tem atrito rende menos que um motor de curso e di?metro iguais, mas com r/l melhor o que rende a mais é dificil calcular...só medindo pra saber e não deve ser algo absurdo..coisa de uns 2 a 3% e acho que que é um chute bem maior do que é na pratica...
por exemplo o familia i da gm tem péssimo r/l e não se reclama tanto dele (pelo menos o usuário comum) porque usa anéis e pistões de baixo atrito que é uma forma de se minimizar a vibração ..além disso usa relação longa o que tbm ajuda nesse queisto de forma psicol?gica (nos originais pois não costuma se andar com giro alto num motor torcudo e que vibra..vc percebe que ele num é muito bom em giro alto)...só que o r/l ruim ainda tá lá e não se espera que durem como os 1.8 familia ii que de longe são os melhores dessa marca nesse quesito.
? tudo uma questão de compromisso... como disseram quem gosta de desempenho abre mão de alguma coisa... por exemplo com o escape bem livre isso por só só já causa muito vibração em giros elevados e o r/l ruim nem é percebido... só seu efeito miutos km depois... além do mais quem tem um carro 1.8 com 300cv num costuma esperar que dure mais de 80/90.000km então oque vier depois acaba achando que é lucro.
por exemplo com 86mm de curso normalmente se pode atingir cerca de 8.000rpm, não quer dizer que se puxar 8.001 vê quebrar... mas certamente vc já corre o risco de romper o filme de óleo e começar a danificar bronzinas... se tem r/l alto geralmente fica incomodo de chegar a estes 8.000, mas não diz novamente que quebrar? com 8.001.
certamente quem já andou de ap600 com comandão e depois num ap2000 com o mesmo comando pode dizer como o ap2000 é mais aspero e como o 600 mesmo acima do regime de potência máxima ainda é suave... e provavelmente o ap2000 durar? menos...
agora lei, no sentido de obrigação é dificil de dizer... depende de uma série de fatores.. até mesmo da bomba de óleo, so sistema do pescador, volume do carter, etc...
-
bem, acho q nenhuma industria q se preze faz balanceamento das peças. até pq em engenharia existe varios tipos de controles estatisticos de processo. agora analize em amostras de lotes sim
como disse já no passado e alguns discordam
palavras de quem trabalha na vw
a numeração da biela é o peso do lote, para que não sejam montadas bielas de pesos diferentes o que leva até mesmo a quebra do motor se for muito dispar
pra mim faz muito sentido… se tem o mesmo dimensional e pesa mais : ou o material é diferente (o que não ?) ou está mais compactado o que leva a maior durabilidade (embora não deva ser nenhum absurdo)
um colega que monta motores pra endurance me disse que escolhe as bielas com menor numeração possível justamente pra diminir a massa móvel...
quem quiser acredite nisso...quem quiser acredite que é dureza da biela... e continuemos todos juntos tomando nosso chopp no barzinho
-
over podia dar seu parecer,
o que acha no final dos 402 metros, qual motor levaria a melhor o 1.7 10k ou o 2.0 girando 8k…
kleber
-
como disse já no passado e alguns discordam
palavras de quem trabalha na vw
a numeração da biela é o peso do lote, para que não sejam montadas bielas de pesos diferentes o que leva até mesmo a quebra do motor se for muito dispar
[snapback]418812[/snapback]
se perguntar pra quem trabalha na vw se é certo vc alterar a programação de um chip, ja até sabe q vão dizer um não na sua cara
pra mim faz muito sentido… se tem o mesmo dimensional e pesa mais : ou o material é diferente (o que não ?) ou está mais compactado o que leva a maior durabilidade (embora não deva ser nenhum absurdo)
sim, a diferença não é absurda, só q um pelinho a mais de carga q a biela não aguente, e ja vai metade do motor pro saco. com isso, esse pelinho a mais de resist?ncia pode fazer a diferença entre seu motor quebrar ou não quebrar.
eu prefiro usar a maior numeração possivel e correr menos riscos. se vc prefere usar numeração baixa, é um direito seu
um colega que monta motores pra endurance me disse que escolhe as bielas com menor numeração possível justamente pra diminir a massa móvel…
um conhecido meu (vc tb deve conhecer, um tal de mack , la de sbc) tb monta uns motores fortinhos (turbo) por ai e recomenda essas bielas de numeração alta.
-
não dá pra saber se ap700 se dá melhor que ap2000 …se fosse algoi facil assim num ia ter gente corrende de 1.8 a 2.1 na arrancada...cada um monta um projeto que dependendo do cambio é melhor em alguma coisa e pior em outra... o que se sabe é que um carro bom de interlagos (qdo ?ra 300 e qualquer coisa) nem sempre ?ra bom em curitiba justamente porque tinha inclinação... coisas da vida...
se perguntar ao engenheiro certo da vw (projetista e não de produção)o que ele acha entre andar com um carro alterado em suas características (tanto finalidade qto em peças)com programação original ou uma feita especificamente para o caso ele certamente vai dizer que se for feita do jeito correto (cabe aí a interpretação) com certeza será melhor que a original que é voltada pra um uso especifico hehehe
concordo que um pelinho a mais pode salvar o motor... se for suficiente mas tbm acho que tem formas melhores (deixando o r/l melhor ou usando peças com limite maior, etc)... né é que seja uma solução ruim... é que pode ser feito coisa melhor e com mais segurança...
qto a recomendar bielas com numeração maior realmente alguns preparadores assim o fazem... outros não , dizem a mesma coisa que eu... depende... particularmente acho que se vc não vai abusar de giro pode até usar numeração maior porque num vai interferir em nada...
-
ah… editei, mas esqueci de comentar...
eu particularmente acho que se o cara já teve um motor quebrado (afinal vai estra montando um outro e 90% dos casos é porque quebrou o original) e quer melhorar confiabilidade, o caminho mais suave é usar logo bielas de a3... e se realmente quer se garantir parte logo pra forjado...
não quer dizer que não possa usar numeração maior ou mesmo de kombi diesel... só que isso é coisa que já foi muito usada no comeão da dácada passada... tem coisa melhor (e preão maior)... não acho que seja desperdicio usar forjados e poder usar 400cv mesmo que na hora que monte deseje apenas 250 ou 260 ou o que seja... vc tem confiabilidade de sobra e no caso da biela de kd fica com bom r/l que se mau não faz pelo menos (teoricamente) ajuda na hora de fazer os pistões/cilindros/anéis durarem mais...
-
se pra balancear 4 pistoes jah dah um trabalho, imagina 4x25.000 auahuah
[snapback]412726[/snapback]
as peças sao divididas em grupos de peso, pra que não se monte um motor com peças de peso mto dispares.
mesmo assim, se vc pesar peça por peça pra fazer o balanceamento de precisao, nao vai axar mta diferença.
pra uso normal num motor original, a tolerancia é perfeita, garante durabilidade altissima e raramente o controle de qualidade erra (pondo na rua um carro com motor fadado a dar problema rapidinho.)
no caso do focus aqui de casa, errou
5 mkm e ia pro saco 1 litro de oleo a cada mil km.
foi trocado o motor.
diagnostico: disparidade de medidas do brunimento do bloco em rela?ao aos pistoes que foram montados.
abs..
martin