Brasileiro fecha temporara da gt open na 3ª posição
-

terminou neste domingo (10), no circuito barcelona-catalunya, a temporada 2013 do international gt open. um dos principais campeonatos da europa, reunindo grandes montadoras e pilotos com larga experiência em certames como formula 1, indy, gp2 e mundial de endurance, por exemplo, a categoria foi o desafio de rafael suzuki neste ano, quando o paulista mudou os rumos de sua trajetória ao trocar os monopostos pelos carros de gran turismo.
e a mudança foi muito bem-sucedida. correndo pela classe gts (para carros gt3), o brasileiro esteve entre os protagonistas do campeonato desde o início, venceu três corridas (nürburgring, silverstone e monza), além de outros três pódios, e chegou à última prova do ano na luta pelo título.
após uma acirrada decisão, suzuki assegurou um bom terceiro lugar na classificação final e fechou um 2013 considerado por ele próprio muito positivo. o título ficou com o italiano giorgio pantano.
emoção - “tivemos uma rodada final emocionante e muito disputada. o pódio de ontem foi importante pelos pontos e por nos manter fortes na briga, mas com o handicap extra que tivemos (15s por causa da mudança de dupla e mais 5s pelo 3º lugar no sábado) e a entrada do safety-car duas vezes, ficou bem difícil terminar nos pontos. mas só tenho a agradecer ao campaniço e ao team novadriver pela oportunidade que me deram de continuar brigando pelo campeonato e parabenizar o pantano pelo título”, disse suzuki.
balanço – “essa foi uma ótima temporada para mim. foi meu primeiro ano correndo de gt, venci três corridas, estive sempre competitivo e pude brigar até o fim por esse título, que escapou por dois pontos. além de ter sido um grande aprendizado, abri os olhos para um novo mundo, que acredito ter oportunidades muito boas para o futuro. agora é hora de descansar um pouco e planejar os rumos para 2014.”