Mini 2014 é oficialmente revelado
-
fotos: divulgação
a espera acabou. após uma longa sequência de teasers e flagras circulando na internet, finalmente o mini 2014 foi oficialmente revelado, inicialmente nas versões cooper e cooper s. apesar do design semelhante ao da geração anterior, de acordo com a mini, o modelo foi feito do zero, e apresenta dimensões mais avantajadas em relação ao seu predecessor.
são consideráveis 9,8 cm a mais de comprimento, 4,4 cm a mais de largura e um entre-eixos 4,2 cm maior. o resultado são 3,82 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,41 m de altura e 2,49 m de distância entre-eixos, resultando em mais espaço na cabine, bem como um porta-malas 30% maior, totalizando 211 litros. o carro é feito na nova plataforma ukl1 da bmw.
há novidades também sob o capô. a versão cooper conta com um motor 1.5 tricilíndrico turbo, com 136 cv de potência e 22,4 kgfm de torque (que pode chegar a 23,5 kgfm com overboost). de acordo com a marca, quando equipado com este motor, o cooper possui rendimento de 22 km/l de gasolina e emite 105 g de co2 a cada km rodado.
o cooper também pode ser equipado com um motor 1.5 diesel, que gera 115 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. este modelo é capaz de rodar 28,5 km com um litro de combustível, além de emitir apenas 92 g de co2 por km rodado.
a versão esportiva cooper s fica com a cereja do bolo, um 2.0 turbo, quatro cilindros, que gera 192 cv de potência e 28,4 kgfm de torque (com overboost são 30,5 kgfm). seu consumo fica na casa dos 17,5 km/l de gasolina, enquanto as emissões de co2 são 133 g/km. já dá para imaginar o potencial de upgrade deste motor quando for preparado para versões mais apimentadas, como a jcw.
sempre com tração dianteira, os novos mini contam com opções de câmbio manual ou automático, ambos com seis velocidades, sendo que as versões sport contarão com paddle shifters e trocas de marcha mais rápidas. para o controle do carro haverá opcional de amortecedores reguláveis em dois modos: confort e sport. as rodas aro 15 ou 16 de série podem ser trocadas por variadas opções, até mesmo de aro 18.
entre os equipamentos, o mini 2014 será o primeiro carro de seu segmento com faróis e lanternas de leds. no interior haverá a opção de uma central multimídia com tela de 8,8 polegadas, com comandos feitos nos moldes do sistema idrive da bmw. há ainda melhores acabamentos e uma série de equipamentos de tecnologia. o carro deverá desembarcar por aqui em meados do ano que vem, e mal podemos esperar por ele.