Avaliação “ audi a3 sport 1.8 16v 3p dsg 2013
-
fotos: marcus lauria
é difícil ficar indiferente ao volante do novo audi a3 sport, não só o modelo atual, mas todas as gerações, desde que foi lançado, isso é fato. o novo modelo apesar de pequeno e com linhas discretas chama a atenção por onde passa, ainda mais na cor branca, do carro avaliado pelo carpoint news durante uma semana. para quem vê o a3 sport vindo de frente, logo percebe sua presença pelas luzes de led do farol ligadas. além desse chamariz, o hatch médio da marca alemã preza pelo conforto e a esportividade, esbanjando prazer ao dirigir.
o novo audi a3 sport custa r$ 115 mil (que faz parte da nova tabela de preços com cotas do inovar-auto) e vem bem equipado, o hatch premium alemão oferece como itens de série o audi drive select com cinco modos de condução - conforto, auto, dinâmico, eficiência e individual. este último permite a combinação livre de características de motor, acelerador, câmbio e direção que o motorista preferir. esse sistema facilita muito a dirigibilidade, fazendo com que o condutor tenha a opção de ter um carro mais econômico ou mais esportivo, dependendo da situação em que se encontra.
outro destaque refere-se ao sistema de áudio e comunicação do modelo. o audi sound system, o audi music interface, o rádio mmi e o bluetooth. toda essa parafernália eletrônica pode ser acionada através de uma tela retrátil de 7 polegadas e espessura mais fina do que as tradicionais. o sistema também incorpora sd card e jukeboox. opcionalmente o cliente pode optar pelo sistema mmi (multi midia interface) touch com sistema de navegação e comando de voz em português do brasil.
o a3 sport é o primeiro modelo audi no mercado brasileiro já adaptado ao nosso idioma. já o sistema touch permite ao motorista controlar as funções de informação e navegação por meio de uma tecla rotativa ou escrevendo diretamente na tela touch com a ponta do dedo. tecnologias muito bem vindas a bordo e que facilitam o dia a dia dentro do veículo.
no que se refere a segurança, o a3 sport oferece airbags frontais para motorista e passageiro, airbag para o joelho para o condutor, airbags laterais dianteiros de cabeça e cintos de segurança com sensor de afivelamento no banco do motorista. o modelo incorpora ainda direção eletromecânica, freio de estacionamento elétrico, esp (programa eletrônico de estabilização) e travamento central com controle remoto à distância. a carroceria pode ter pintura metálica/perolizada como opcional. o interior é bem aconchegante e trata bem quem anda na frente ou atrás, o espaço traseiro é amplo, apesar da falta das portas traseiras, para quem entra na parte de trás.
eficiente, o a3 sport conta ainda com o eficiente sistema start-stop, que também auxilia na redução do consumo de combustível e das emissões de co2 ao desligar o motor quando o veículo está parado. basta parar o veículo em um semáforo para que o sistema desligue o motor e entre novamente em funcionamento ao soltar o pedal de freio.
os retrovisores, eletricamente ajustáveis, são embutidos nas portas e seguem o padrão dos veículos de competição. frisos decorativos pretos, para-brisa com faixa cinza de bloqueio solar, spoiler traseiro, luz de neblina traseira e rodas de liga leve de 17 polegadas, com pneus 225/45 r17. o visual apela para a esportividade, ainda mais se tratando de um veículo de apenas duas portas.
o carro conta ainda com ar-condicionado automático de duas zonas, computador de bordo colorido, espelho retrovisor interno antiofuscante automático e pacote de luzes, além de sensor de luz e chuva e suporte isofix para o banco traseiro. o teto moldado em tecido preto incorpora o teto solar panorâmico elétrico open sky. o compartimento de bagagem oferece 365 litros de capacidade na configuração básica, podendo ser expandida para 1.100 litros com o banco traseiro rebatido. apensar de parecer pequeno, o porta-malas foi suficiente para carregar bastante bagagem em uma viagem feita até búzios, na região dos lagos, no estado do rio de janeiro.
muito leve, o a3 sport foi construído com materiais como alumínio em partes do carro como capô e para-choques. sob o capô, está o excepcional motor de quatro cilindros, 1.8 (1.798 cm3) tfsi de 180 cv, a 5.100 e 6.200 rpm, com torque máximo de 250 nm disponível entre 1.250 e 5.000 rpm. o moelo conta com o auxílio do sistema de injeção direta fsi com injeção indireta; além do sistema audi valvelift, que varia a elevação das válvulas. segundo a marca, ele faz de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e tem velocidade máxima de 232 km/h.
o modelo se comportou muito bem na estrada, mostrando que ali é seu habitat natural. tanto nas acelerações, como nas curvas, o motor e suspensão trabalhara perfeitamente e se mostraram eficientes o tempo todo. o carro se manteve estável em todo o percurso, mesmo em curvas mais fechadas, ou nas retas, quando a velocidade limite permitida da estrada foi alcançada, cerca de 110 km/l. nesta marca, o carro nem perecia estar tão rápido.
em conjunto com o motor está o bem escalonado câmbio s tronic de 7 velocidades, com dupla embreagem, e tração dianteira, esse câmbio não dá trancos e transmite muita segurança em ultrapassagens e acelerações mais vigorosas. durante o testes, percorrendo áreas urbanas e em sua maior parte estradas, o seu consumo médio foi de 16 km/l (12,3 km/l na cidade e 16 km/l na estrada), correspondente a 130 gramas de co2 por km (162 g/km na cidade e 112 g/km na estrada).
de acordo com a marca, o modelo foi desenvolvido com tecnologia de construção ultraleve (audi ultra), que combina baixo peso com elevada rigidez. ele mede exatos 4.237 mm de comprimento, 1.777 mm de largura e 1.421 mm de altura, com distância entre-eixos que mede agora 2.601 mm. seu peso de 1.325 kg não atrapalham no desempenho do esportivo alemão. seu peso é de 1.325 kg. o hatch vem equipado com faróis estreitos bi-xenônio, com ajuste automático de altura e limpador, além de faróis de neblina. na lateral, o acabamento das soleiras das portas é em alumínio e as capas do espelho retrovisor externo vêm na cor do veículo.
continua na página 2