Vettel fecha o ano com a nona vitória seguida
-
sebastian vettel venceu pela nona e última vez no ano de 2013, uma vez que a fórmula 1 encerrou seu campeonato neste domingo. o piloto da red bull teve no pódio a companhia de mark webber e fernando alonso (ferrari).jenson button (mclaren) ficou em quarto, seguido de nico rosberg e sergio pérez (mclaren). completaram os dez que pontuaram felipe massa (ferrari), nico hulkenberg (sauber), lewis hamilton (mercedes) e daniel ricciardo (toro rosso).
na largada, rosberg pulou melhor que vettel e ainda viu hamilton ganhar a posição de alonso. massa saiu bem e veio para sexto na largada, no fim da primeira volta, vettel e alonso superam as mercedes e passaram para a liderança e terceira posição respectivamente. a corrida entrava pala volta 4 com seu primeiro abandono, romain grosjen teve o motor quebrado.
com o avanço das voltas, vettel abria diferença, alonso vinha em segundo após superar rosberg e as mercedes iam para trás sem a menor cerimônia. a prova vinha movimentada do segundo lugar para trás, webber e alonso faziam a briga da vez, até que na volta 12, o australiano passou pelo espanhol. na volta 15, massa passou sem dificuldade por rosberg e subiu para quinto.
vettel vinha abrindo diferença e devorando pneus, webber estava longe de chegar junto e massa foi o primeiro piloto dos grandes times a parar. logo depois vieram os outros e vettel manteve a ponta, com alonso, webber e massa em seguida.
na volta 32, massa foi punido por passar na linha branca da entrada dos boxes. o brasileiro ficou revoltado, mas teve que cumprir a pena. vettel seguia comandando. apesar de alguns retardatários terem passado pelo alemão da red bull, ele ainda andava com tempos competitivos, mas um incidente entre hamilton e bottas preocupou todos na pista. com as paradas nos boxes dos líderes, jenson button vinha escalando o grid e aparecia em quarto.
webber vinha descontando a diferença para vettel, e na volta 54 a diferença era só de 5s1, mas o alemão recuperou-se e já reabria frente. maldonado e vergne se envolviam em um enrosco que seria investigado após a prova e a chuva não caia por completo em interlagos nas voltas finais.
no final, vettel confirmou sua 9ª vitória no ano, mark webber foi o segundo e fernando alonso cruza em terceiro. massa recebeu a bandeirada em sétimo. no final, mark webber fez a sua volta de retorno ao box tirando o capacete e indo de cara para o vento.
confira o resultado final do gp do brasil:
1. sebastian vettel – red bull, 71 voltas em 1h32min36s300
2. mark webber – red bull, a 10s4
3. fernando alonso – ferrari, a 18s9
4. jenson button – mclaren, a 37s3
5. nico rosberg – mercedes, a 39s0
6. sergio pérez – mclaren, a 49s1
7. felipe massa – ferrari, a 1min04s2
8. nico hulkenberg – sauber, a 1min12s9
9. lewis hamilton – mercedes, a 1 volta
10. daniel ricciardo – toro rosso, a 1 volta
11. paul di resta – force india, a 1 volta
12. esteban gutiérrez – sauber, a 1 volta
13. adrian sutil – force india, a 1 volta
14. heikki kovalainen – lotus, a 1 volta
15. jean-éric vergne – toro rosso, a 1 volta
16. pastor maldonado – williams, a 1 volta
17. jules bianchi – marussia, a 2 voltas
18. giedo van der garde – caterham, a 2 voltas
19. max chilton – marussia, a 2 voltas