Wec: senna encerra 2013 e decide futuro na categoria em 2014
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a quebra do motor quando restavam menos de 60 minutos para o encerramento da prova roubou o pódio de bruno senna nas 6 horas do bahrein, oitava e última etapa do mundial de endurance. num fim de semana para ser esquecido pela aston martin, que chegou ao oriente médio na liderança dos campeonatos de equipes e pilotos e ficou pelo caminho por causa do mesmo problema em seus dois carros, o italiano gianmaria bruni – desta vez em parceria com o finlandês toni vilander – venceu a prova e se sagrou campeão, elevando a escuderia de maranello à ponta da tabela entre os fabricantes. entre os protótipos lmp1, os mais velozes das quatro categorias da série organizada pela fia, o toyota ts030-hybrid do trio stéphane sarrazin-sébastien buemi-anthony davidson levou a melhor na corrida.
bruno alinhou o vantage v8 da aston martin na quinta colocação do grid da classe gte pro e o carro nunca pareceu em condições de ameaçar os porsche 911 rsr e as ferrari f458. o plano de ajudar os companheiros stefan mücke e darren turner a confirmar o favoritismo e garantir uma conquista sonhada pela casa inglesa no ano de seu centenário não pôde ser implementado pelo ritmo mais lento que o modelo exibiu no circuito de sakhir. além disso, a pane nos motores – mücke e turner foram os primeiros a abandonar – jogou a derradeira pá de cal na ambição da equipe. “foi uma pena, porque mesmo com todas as dificuldades estávamos a caminho do pódio”, lembrou bruno, que estava pronto para fazer seu terceiro turno quando o português pedro lamy – um de seus companheiros ao lado do neozelandês richie stanaway – encostou com o motor avariado.
bruno lamentou que fatores fora de seu controle o tenham alijado da disputa antes mesmo da etapa de fechamento do calendário. “foram dois acidentes, um deles em interlagos e outro em le mans, onde dominávamos com quase dois minutos de vantagem, que tiraram pontos que fizeram toda a diferença. hoje, foi o motor. sabíamos que não estávamos em condições de brigar com a porsche e a ferrari, mas em nenhum momento forçamos demais”, observou o brasileiro, que ocupava o 3º lugar no instante da desistência e fechou o campeonato em 6º na gte pro.
apesar do desfecho decepcionante para a aston martin, cujo consolo foi a vitória na corrida e o título na gte am, a primeira temporada completa de bruno senna nas provas de longa duração foi positiva. ele ganhou três corridas – uma na gte am – e largou quatro vezes na pole. com várias possibilidades para a próxima temporada, inclusive a renovação de contrato com a aston martin, bruno só deverá tomar uma decisão em relação ao seu futuro no fim da temporada ou no início de 2014.