Coluna alta roda “ segurança tem preço
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fotos: divulgação
mais uma rodada de resultados foi divulgada na semana passada pela organização não governamental (ong) uruguaia latin ncap. a boa notícia é que, pela primeira vez, três carros fabricados e/ou vendidos no brasil “ dois da ford, ecosport (brasileiro) e focus (argentino); um da volkswagen, jetta (mexicano) “ receberam a classificação máxima de cinco estrelas em testes de colisão contra barreira com uso de manequins. alcançaram quatro estrelas hyundai hb20, produzido aqui, e chevrolet malibu, no méxico.
dessa vez os fabricantes patrocinaram todos os ensaios, incluindo fornecimento de veículos e serviços da ong. mas é bom repisar: propósitos são nobres, métodos nem tanto. o sistema de estrelas, bastante controverso, nem sempre reflete o conceito correto de segurança. carros construtivamente iguais recebem pontuação diferente dependendo do critério de cada país. eua e união europeia mantêm sérias divergências técnicas sobre o assunto.
para avaliar as distorções basta citar o próprio ecosport, analisado ano passado como 4-estrelas. seguindo as regras, a ford adicionou só um aviso sonoro sobre uso do cinto de segurança para o passageiro do banco dianteiro (motorista já tinha), não fez nenhuma mudança estrutural por ser um carro recente, pagou o teste e ganhou a estrela extra. o melhor custo-benefício em termos de marketing, sem dúvida. o mesmo modelo produzido na tailândia e exportado para a europa levou 4 estrelas no ncap europeu (matriz do latin ncap). alguns critérios lá são diferentes, porém se apegam a firulas discutíveis na classificação.
outro exemplo é o malibu, automóvel médio-grande vendido também nos eua, onde se obriga há anos os avisos sobre cintos de segurança. o carro tem 10 airbags. recebeu quatro estrelas em segurança para adultos e apenas uma para bancos infantis. justificativa: os lembretes de cinto de segurança estão instalados; contudo, não cumprem requisitos do latin ncap. a entidade também se perdeu nas explicações sobre o padrão isofix para fixação desses bancos, ainda sem homologação no brasil. em teoria, impede o uso aqui, mesmo o veículo tendo o sistema.
quanto à hyundai, ganhar mais uma estrela em menos de seis meses foi fácil. bastou mudar alguns tipos de material interno, nada de mudanças estruturais (nem daria tempo), pagar o teste e receber a justa avaliação retroativa a todos os hb20. esclarecida a disponibilidade dos bancos infantis com isofix, a classificação aumentou de uma para três estrelas.
no senso comum, a escala poderia ser péssimo, ruim, regular, bom e ótimo para as cinco estrelas. o latin ncap acrescentou, recentemente, a nota zero-estrela para carros que nem deveriam estar à venda. dentro de alguns dias nenhum modelo poderá ser fabricado no brasil sem airbags e freios abs. assim, mesmo a grande maioria de carros de menor preço alcançaria três ou quatro estrelas.
a tendência, porém, é a ong subir a barra. já era tempo de o governo estabelecer novo cronograma de exigências e parar de ser rebocado pelos acontecimentos. afinal, segurança tem preço, sim: airbag para pedestre (ente 100% vulnerável) está instalado em um único modelo no mundo, o volvo v40.
roda viva
planos da honda para nova fábrica em itirapina (sp) vão além do suv compacto vezel, recém-apresentado no exterior. contemplam, até 2016, um hatch para o segmento de entrada, abaixo do preço do fit. a empresa já estuda quem errou e quem acertou nesse importante veio de mercado. e terá centro de desenvolvimento na nova unidade, em adição ao de sumaré (sp).
sedã chevrolet classic passa a ser produzido apenas em rosário, argentina, ao lado do agile, em razão da acomodação de vendas de ambos os modelos, lá e aqui. sucessor do cruze também será argentino. já no primeiro trimestre de 2014 a gm anunciará investimento pesado na sensível unidade de são josé dos campos (sp), visando ao mercado promissor de subcompactos.
retoques externos e, em especial, internos graças a novos materiais, como preto piano, dão fôlego para competir ao minivan de sete lugares jac j6. motor de 2 litros/136 cv tem pouca potência, mas torque é adequado ao peso e uso no dia a dia. suspensões, macias demais, e vão livre relativamente baixo dificultam passagem por valetas e lombadas fora do padrão.
será bom observar o movimento de fornecedores de turbocompressores no brasil. borgwarner já tem primeiro acordo que, se espera, seja com psa peugeot citroën para novos motores flex de três e quatro cilindros. o grupo francês não poderá contar com as unidades produzidas em colaboração com a bmw depois de 2016. vw deverá ser o segundo cliente.
quem alugar carro, a partir de 1º de maio de 2014, se responsabilizará diretamente por multas de trânsito. governo atendeu as locadoras e criou registro nacional de posse e uso temporário de veículos. ao mesmo tempo em que acaba com a tentativa de impunidade dos maus motoristas, espera-se diminuição de custos repassável ao valor das diárias.
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