Monteiro sobrevive às quebras e fica com o título
-
valmir benavides venceu a prova final da fórmula truck em 2013 e a festa foi de beto monteiro, que com um simples quarto lugar ficou com o título da temporada. o paulista completou as 31 voltas da prova em 1h00min10s728. roberval andrade foi o segundo e djalma fogaça ficou em quarto. o pódio foi completado com a presença de pedro muffato.régis boessio, leandro totti e felipe giaffone, que também sonhavam com o título enste domingo, tiveram problemas com seus equipamentos e abandonaram a prova.
na largada, salustiano se esforçava para manter-se na ponta com totti, marques e benavides atrás dele. giaffone que largou no fundo do grid já vinha em 13º e monteiro em 17º. na volta 3, salustiano vai para fora da pista e abandona, seguido de marques e pachenki. pouso cepos, muffato, mascariello e bueno escaparam da pista, com janesn e raijan tendo que abandonar e forçar a bandeira amarela.
na relargada, totti mantinha a ponta com benavides, andrade e boessio logo atrás. monteiro excedeu a velocidade no radar e foi punido com um drive-trough. giaffone vinha na sua recuperação e boessio toma punição pelo radar.
totti, benavides, andrade, giaffone e cirino ganharam os pontos da bandeira amarela quadriculada. monteiro estava no fundo do pelotão, bem como boessio. no recomeço, o atual campeão manteve a ponta com hisgué e giaffone em terceiro. boessio teve problemas e abandonou a prova, bem como adeus às chances de ser campeão neste ano.
giaffone teve problemas e abandonou a prova e monteiro ganhava mais uma posição. na frente totti e hisgué brigavam limpamente pela liderança. totti tentava dar o troco, mas monteiro conseguiu chegar ao quinto lugar que o interessava para ser campeão da temporada.
o pace truck volta à pista com o incidente de geraldo piquet, que perdeu o freio e parou na brita restando 15 minutos para o fim da prova. na relargada, totti e hisgué brigavam pela ponta com andrade. monteiro vinha, nesta altura, num confortável quarto lugar.
no final, totti seguia para a vitória e monteiro passava cada vez mais lento pelo radar para não ter problemas, mas o paranaense campeão de 2012 teve problemas em seu truck a duas voltas do fim. hisgué pulava para a ponta com andrade em segundo e monteiro chegando em terceiro. as posições mudaram pouco antes da bandeirada, com a ida de fogaça ao terceiro posto. monteiro conseguiu o seu segundo título na categoria.
confira o resultado final da prova.
1º) valmir benavides (i, sp), 31 voltas em 1:00:10.726
2º) roberval andrade (s , sp), a 5.654
3º) djalma fogaça (f , sp), a 10.075
4º) beto monteiro (i , pe), a 13.064
5º) pedro muffato (s , pr), a 19.284
6º) edu piano (f , sp), a 20.613
7º) alberto cattucci (v , sp), a 26.395
8º) ronaldo kastropil (s , sp), a 1 volta
9º) leandro totti (w , pr), a 2 voltas
10º) joão maistro (v , pr), a 2 voltas
11º) geraldo piquet (m , df), a 10 voltas
12º) adalberto jardim (w , sp), a 10 voltas
13º) wellington cirino (m , pr), a 12 voltas
14º) felipe giaffone (w , sp), a 15 voltas
15º) luiz lopes (i , sp), a 15 voltas
16º) zé maria reis (s , go), a 18 voltas
17º) regis boessio (m , rs), a 19 voltas
18º) debora rodrigues (w , sp), a 19 voltas
19º) alex caffi (i , it), a 22 voltas
20º) leandro reis (s , go), a 27 voltas
21º) diogo pachenki (m , pr), a 28 voltas
22º) raijan mascarello (f , mt), a 28 voltas
23º) jansen bueno (v , pr), a 28 voltas
24º) andré marques (w , sp), a 28 voltas
25º) paulo salustiano (m , sp), a 29 voltaslegenda:
f – ford
i “ iveco
m “ mercedes-benz
s “ scania
v “ volvo
w – man