Fia aprova pacote de mudanças para a f1 em 2014
-
a fia através de seu grupo estratégico para a fórmula 1 resolveu adotar medidas para agitar um pouco a fórmula 1 não apenas para 2014, bem como o ano de 2015. elas envolvem custos, numeração e pontuação e devem mudar bastante o cenário da categoria.o primeiro ponto elencado é o corte de custos, que terá um novo plano a ser adotado para o ano de 2015. um limite deve ser adotado por todas as escuderias e será aplicado a partir de janeiro de 2015.
outra queixa atendida foi a reivindicação de testes de pneus com a configuração de 2014 por parte da pirelli. as férias dos pilotos de seis equipes (red bull, mercedes, ferrari, mclaren, force india e toro rosso) sofrerão uma pausa na proxima semana, quando de 17 a 19, os times seguem para sakhir, no bahrein.
outra alteração regulamentar que vai mexer e muito com a categoria é a adoção do numeral fixo para cada piloto, semelhante ao verificado na nascar, fórmula indy, motogp e stock car. qualquer competidor poderá usar durante toda a sua carreira qualquer número entre 2 e 99, à exceção do numeral 1, que sempre estará disponivel ao campeão do ano anterior, caso ele deseje utilizá-lo.
caso dois pilotos optem pelo mesmo numeral, a classificação no ano anterior será usada para a definião de quem fica com o respectivo número.
os numerais fixos na f1 foram adotados em 1973 com base na classificação do campeonato de construtores de 1972 e só mudavam de acordo com o resultado de um time no certame seguinte, como aconteceu por exemplo em 1975, quando a mclaren pegou o 1 e o 2 (usados por emerson fittipaldi e jochen mass) da lotus, deixando o time de colin chapman com o 5 e 6 (ronnie peterson e jacky ickx). a tyrrell ficou com o 3 e 4 desde 1974 até 1996, quando a numeração passou a ser definida de acordo com a ordem do campeonato dos construtores do ano anterior.
uma nova penalidade de cinco segundos, a ser aplicada em casos de menor gravidade foi adotada pela entidade e futuras situações serão discutidas com os times para que
outra novidade, será a adoção da pontuação dobrada na última prova do ano. até o gp do brasil de 2014, o vencedor leva 25 pontos. em abu dhabi, prova que encerra o campeonato do proximo ano, o vitorioso leva 50.
as medidas entram em vigor imediatamente e foram aprovadas na última reunião do conselho mundial, dia 4 passado, em paris.