Brasileiro disputa as 12 horas de abu dhabi nessa semana
-
o gaúcho cesar ramos terá neste final de semana mais um novo desafio em sua carreira. o piloto, de 24 anos, disputará as 12 horas de abu dhabi no circuito yas marina, pista que também recebe a fórmula 1. ramos vai participar da prova a bordo da ferrari 458 italia da equipe kessel racing, time suíço com o qual competiu este ano na blancpain endurance series, um dos principais campeonatos de gran turismo da europa, onde terminou em quarto lugar, com uma vitória (monza).
o brasileiro vai dividir a pilotagem com o italiano daniel zampieri e o polonês michal broniszewski. os treinos já terão início nesta quarta-feira (dia 11). os classificatórios acontecem na quinta (12) e as provas na sexta (13). serão duas corridas, com seis horas de duração cada, e vale a soma das duas provas.
ramos está bastante animado para a disputa e a oportunidade de pilotar em um dos circuitos mais modernos, com seus 5,554 km e 20 curvas. “assisti a alguns vídeos e acho que o traçado é fácil, muito parecido com paul ricard”, declarou o gaúcho.
as vitórias da ferrari nas duas últimas edições do evento também motivam o brasileiro. “a ferrari ganhou aqui nas outras edições e este ano teve uma performance ainda melhor nas provas de endurance que disputou. tenho certeza de que estaremos competitivos e vamos brigar pela vitória”, destacou.
“mas como é uma prova de longa duração, tudo pode acontecer e é preciso contar também com a sorte. vale a soma das duas corridas e entre uma e outra haverá um intervalo de duas horas. então é algo totalmente novo para mim, diferente de tudo o que já competi e vamos ter de estudar a melhor estratégia”, completou.
em 2013, a ferrari 458 italia campeã foi a da equipe af corse, pilotada por gimmi bruni, toni vilander e gaetano ardagna, que estarão novamente na briga. trinta e dois carros estão inscritos, sendo 23 na categoria gt3 (a mesma que cesar ramos), seis na cn2 e quatro na gtx.