Governo pensa adiar obrigatoriedade de freios abs e airbags
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foto: divulgação / vw kombi
o governo federal decidiu por não decretar a obrigatoriedade de freios abs e airbags frontais nos veículos vendidos a partir de 1º de janeiro de 2014. o motivo é o impacto financeiro dessa decisão. segundo o ministro da fazenda, guido mantega. “estamos preocupados com o preço do carro, que subiria de r$ 1 mil a r$ 1,5 mil”.
o fiesta rocam que não conta com os equipamentos de segurança custam r$ 29.990. já as que passarão a tê-los serão vendidas por exatos r$ 1 mil a mais. além do compacto da ford, carros de entrada de outras marcas têm diferenças ainda maiores em seus preços finais, como o chevrolet celta (r$ 1142 a mais) e o fiat palio fire (r$ 1.691).
de acordo com a resolução 311 do contran – conselho nacional de trânsito – que determinou a obrigatoriedade de airbags é de abril de 2009. o texto previa o seguinte cronograma: em 2010, 8% dos carros nacionais deveriam ter o equipamento; em 2011, 15%; em 2012, 30%; neste ano, 60%; e em 2014, 100%. já os freios com abs foram tratados em definitivo na resolução 380, de abril de 2011, com cronograma semelhante ao proposto para os airbags.
.o secretário-geral do sindicato dos metalúrgicos do abc, wagner santana, disse que o acordo com o governo federal prevê estender a obrigatoriedade de abs e airbags a 70% dos carros nacionais em 2014; a um índice maior, ainda indefinido, em 2015; e a 100% só a partir de 1º de janeiro de 2016.
se o adiamento se confirmar, carros como a kombi e o gol g4, que não possuem condições estruturais necessárias para receber os equipamentos de segurança, poderão continuar sendo produzidos. isso evitaria a demissão de 4 mil funcionários. além dos volkswagen, há outros modelos nacionais que seriam atingidos como o ford ka e o fiat mile.