Stock car tem equipamento exclusivo para treinamento médico
-
além de serem um dos mais seguros carros de turismo do mundo, a stock car construiu um chassi exclusivamente para treinamento médico. o equipamento foi apresentado no final de semana da corrida do milhão, disputada em interlagos e que definiu ricardo maurício como o novo bicampeão da categoria.
o equipamento consiste, basicamente, num carro com a frente e a traseira cortadas e tem somente a parte onde fica o piloto – serve para os médicos treinarem a retirada do piloto do carro em caso de acidente e pode ser essencial para salvar uma vida.
essa extração, como os especialistas chamam, é fundamental para aumentar a qualidade do atendimento, que é padronizado pela fia (federação internacional de automobilismo), como explica o médico responsável pela stock car, dino altmann.
“antes fazíamos as simulações nos carros das próprias equipes, o que limitava nosso trabalho, pois tínhamos de esperar eles terem tempo para a gente usar o carro e muitas vezes atrapalhava o trabalho das escuderias, que em algumas oportunidades não tinham disponibilidade. agora podemos fazer a qualquer hora e melhorar a qualidade do atendimento médico como um todo”, disse altmann.
segundo dino, que também é o médico brasileiro nas corridas de fórmula 1, os carros da stock car estão entre os mais seguros do mundo, o que melhorou bastante com a chegada do novo superbanco (excede as especificações máximas de segurança exigidas pela fia), ocorrida na metade do ano passado.
“todo o tempo são incorporadas novidades de segurança nos carros. a segurança do carro começa de dentro para fora, ao redor do piloto. a f1 tem a célula de sobrevivência e acessórios de dissipação de energia para fora. na stock temos os crash box dianteiros e traseiros e a colmeia nas laterais, que ajudam muito nessa dispersão”, finaliza altmann.