Sertões series: treze campeões são definidos em 2013
-
foram exatamente 138 km (125 km de especial) acelerando pelas trilhas de avaré – a aproximadamente 260 km de são paulo – para definir os campeões da temporada 2013 do sertões series e do campeonato brasileiro de rally baja para motos, quadriciclos e utvs. mais de 110 competidores estiveram inscritos em cinco categorias (carros, caminhões, motos, quadriciclos e utvs). na disputa, que envolve os filiados da confederação brasileira de motociclismo, foram definidos 13 campeões entre os dois campeonatos.
na categoria super production das motos, os títulos ficaram com dois pilotos que tem grande destaque no cenário nacional. no series, o campeão foi dário júlio – da equipe oficial honda. mesmo aprimorando a sua navegação no baja, o mineiro se deu bem e fechou a temporada com a conquista. no brasileiro, quem levou a melhor foi ramon sacilotti – do team rinaldi. com uma grande experiência nas motos e vindo de um família tradicional no esporte, ramon conquistou o nacional com uma etapa de antecedência.
confira os grandes campeões da temporada 2013:
motos
super production
dário júlio, o darinho, venceu a etapa na super production, garantiu o título do series, mas fechou o nacional em sétimo. “foi um ano legal. o sertões series tem uma importância muito grande pra nós porque é um treinamento do rally dos sertões. embora seja baja, acabei me saindo bem. tenho uma dificuldade em acelerar por não saber o que vem pela frente, mas é bom pra treinar isso”, analisou darinho.o título nacional da categoria ficou com ramon sacilotti, que não disputou a última etapa mas com o descarte garantiu a conquista. “foi uma temporada muito disputada, em todas as etapas a diferença entre os primeiros foi pequena e por isso foi um ano bem desgastante pra mim, pois tive que treinar muito para me manter sempre em condições de vencer. felizmente ganhei três das quatro etapas que disputei e consegui o título por antecipação”.
production aberta
o gaúcho gregório caselani garantiu o título do sertões series 2013 na production aberta. “o título veio e estou muito satisfeito, este era o meu objetivo da temporada. é sempre muito bom fechar o ano vencendo”, disse o piloto que não correu a primeira etapa e teve três bons resultados nas provas durante o rally dos sertões.no nacional, o grande vencedor foi rodolpho costa. das seis etapas que disputou, o piloto venceu cinco e teve um segundo lugar, o que garantiu o título brasileiro. “o baja requer muita experiência de rali. você tem que confiar na sinalização e saber ler bem o terreno. o título era o que eu precisava pra fechar esse ano bem e agora é começar a preparar para a próxima temporada”.
production 250
pela production 250, fabiano tavares venceu o brasileiro e o series. “é o primeiro ano que participo da temporada toda e consegui conquistar o título. já tinha participado de algumas provas do campeonato em outros anos e consegui bons resultados, por isso entrei esse ano com a ideia de chegar entre os primeiros”, disse tavares.over 40
beto do carmo levou as duas competições na temporada 2013. “entrei focado e me preparei bastante para este momento e a sensação é a de missão cumprida e que o trabalho e dedicação compensaram, pois é um esporte com muitas variáveis”, analisou beto.marathon
na categoria marathon, o sertões series definiu dois campeões. no próprio series, quem ficou com o título foi péricles dutra. “tive um ano difícil, com um acidente na 5ª etapa do rally dos sertões. ganhar o series é um grande prazer, devido a organização e a estrutura proporcionada aos competidores. consegui andar forte sempre e agradeço a equipe que me socorreu no sertões”, disse o campeão do series.bill zanelato ficou com o título nacional. foi o primeiro campeonato disputado por ele, que pretendia participar apenas da primeira etapa. “na minha primeira corrida eu fiquei em primeiro na categoria e décimo na geral. isso me motivou e motivou a minha equipe para continuar na disputa. conquistamos o título por antecipação e disputamos a última etapa em avaré para fechar a temporada”, comentou o estreante zanelato.
quadriciclo
gabriel varela foi campeão antecipado nos dois campeonatos. na primeira temporada completa, o piloto de quadriciclo conseguiu bons resultados. “foi o meu primeiro ano andando os dois campeonatos inteiros, porque não tinha idade para poder participar. estrear e já ser o campeão, não poderia ser melhor. agora no próximo ano vou buscar estes títulos de novo e focar mais no rally dos sertões, que é a principal prova do campeonato”.utv
nos utvs, duas categorias estavam em disputa. a principal e a production. pela principal, carlo collet venceu com folga o sertões series e murilo caetano ficou com o título brasileiro. na production, césar agusto herwig venceu o series e aristides mafra jr foi campeão do nacional.