Turbinas rotrex
-
? elevada velocidades (até 250000 rpm)
? nenhum rolamento na engrenagem
? baixo ruido
? efici?ncia elevada
o coração do turbo da rotrex é o planet?rio patenteado tração-dirigida, que é uma unidade de transmissão de alta velocidade muito compacta.
a densidade da transmissão de poder é aproximadamente 12 quilowatts por o kilo.
o projeto compacto é baseado em um projeto simples e robusto onde o eixo na engrenagem planet?ria não é suportado por nenhuns rolamentos, mas é mantido no lugar pelos tr?s planetas.
isto dá as vantagens da movimentação de rotrex que não podem ser encontradas em nenhuma outra transmissão da engrenagem.
a engrenagem patenteada é definida b?sicamente por um projeto original da posição dos tr?s planetas da engrenagem, e baseado nesta geometria, rotrex desenvolveu uma escala de aplicações da engrenagem para vêrias finalidades. porém o alvo principal está dentro dos turbos automotrizes onde a movimentação da tração traz vantagens substanciais.
veja mais detalhes tecnicos e modelos disponiveis em:
-
isso ai é um compressor centrífugo particularmente eu acho um lixo
-
[snapback]422195[/snapback]
o acionamento é feito por correia e não pelos gazes da combust?o.
[snapback]422198[/snapback]
temos que ser ecleticos… cada sistema tem suas vantagens e desvantagens ...mais ambos funcionam muito bem e a cada dia se aprimoram mais.
nao vamos criar polemica sobre qual é o melhor (nao leva a nada).
abraco
-
compressor centrífugo. estilo vortech ou paxton. é bacana.
-
sei la, apesar de estar sempre aberto a novas ideias, sou adepto do q ja foi testado e funciona
-
o acionamento é feito por correia e não pelos gazes da combust?o.
este compressor (vejam bem, estou falando do compressor, não do equipamento inteiro) é realmente centrífugo, igualzinho todas as turbinas (ou pra ser exato, turbocompressores) que tanto amamos… apenas o acionamento dela é que é diferente, sendo realizado mecanicamente atravṍs de uma ligação com o virabrequim do motor, usualmente por correia, enquando o turbocompressor possui uma turbina, que utiliza o fluxo dos gases de escapamento para movimentar o compressor.
-
abraco
[snapback]422213[/snapback]
não estou querendo criar polemica, só que esse tipo de compressor ao meu ver une o pior dos 2 mundos. primeiro porque ele é acionado por correia, o q traz perda de potencia ao invóz de aproveitar os gases de exaust?o. depois porque ele tem um lag absurdo. vc só consegue a pressão máxima no final de rpm do motor, ou seja, se vc regula para 1kg de pressão a 8000rpm a 4000 vc terá cerca de 0,5kg e a 2000rpm não terá quase nada de pressão positiva. a unica vantagem q eu vejo nesse tipo de compressor é na facilidade de instala?ao devido ao seu tamanho reduzido.
-
igor, sou obrigado a descordar….
a pressão máxima de um sistema turbo comum (turbina e compressor), se vc não usar uma válvula de al?vio, também não é atingido somente na rotação máxima? a rotação máxima da turbina (e por consequência do compressor) não é atingida somente na rotação máxima, que é onde se consegue o maior fluxo de gases na sa?da do escapamento?
eu sou leigo no assunto de turbo, o pouco que sei aprendi aqui, e se meu conceito estiver errado, por favor, me ajudem... tá aki pra aprender
[]s
-
este compressor (vejam bem, estou falando do compressor, não do equipamento inteiro) é realmente centrífugo, igualzinho todas as turbinas (ou pra ser exato, turbocompressores) que tanto amamos… apenas o acionamento dela é que é diferente, sendo realizado mecanicamente atravṍs de uma ligação com o virabrequim do motor, usualmente por correia, enquando o turbocompressor possui uma turbina, que utiliza o fluxo dos gases de escapamento para movimentar o compressor.
[snapback]422310[/snapback]
e quem usava um compressor desses era o scort no opala qdo ainda era 6cil…
-
não estou querendo criar polemica, só que esse tipo de compressor ao meu ver une o pior dos 2 mundos. primeiro porque ele é acionado por correia, o q traz perda de potencia ao invóz de aproveitar os gases de exaust?o. depois porque ele tem um lag absurdo. vc só consegue a pressão máxima no final de rpm do motor, ou seja, se vc regula para 1kg de pressão a 8000rpm a 4000 vc terá cerca de 0,5kg e a 2000rpm não terá quase nada de pressão positiva. a unica vantagem q eu vejo nesse tipo de compressor é na facilidade de instala?ao devido ao seu tamanho reduzido.
[snapback]422363[/snapback]
vamos ser realistas…
se isso fosse uma porcaria, acho q naum seria usado, correto???
dois exemplos de utilização de compressor rotrex por 2 grandes empresas de preparação do mundo
hks - rotrex supercharger for 350z
blitz - rotrex supercharger for celica vvti-l
esse ?tlimo inclusive tem uma chave eletronica de acionamento. tire o po do acelerador, ele desacopla. acelere e ele acopla….disponível tb para scion xa e xb e lexus sc430.
abraços
-
temos que ser ecleticos… cada sistema tem suas vantagens e desvantagens ...mais ambos funcionam muito bem e a cada dia se aprimoram mais.
abraco
[snapback]422213[/snapback]
dizer q não é uma turbina, mas um compressor centrífugo de acionamento mecânico não é gerar pol?mica, mas sim corrigir uma informação q foi passada erroneamente no primeiro post…
turbo compressor: compressor acionado por turbina movida pelos gases do escapamento
compressor centrífugo de acionamento mecânico: compressor acionado por correia ligada ao motor
igor, sou obrigado a descordar….
a pressão máxima de um sistema turbo comum (turbina e compressor), se vc não usar uma válvula de al?vio, também não é atingido somente na rotação máxima? a rotação máxima da turbina (e por consequência do compressor) não é atingida somente na rotação máxima, que é onde se consegue o maior fluxo de gases na sa?da do escapamento?
eu sou leigo no assunto de turbo, o pouco que sei aprendi aqui, e se meu conceito estiver errado, por favor, me ajudem... tá aki pra aprender
[]s
[snapback]422377[/snapback]
um sistema turbo sem válvula de al?vio a pressão vai subir até a turbina entrar em overspeed….a partir da? ela começa a cair...se a turbina for bem dimensionada a pressão sobe sem parar, mas a diferença é q o compressor mecânico isso é limitado pela relação das polias...
usando um turbocompressor com válvula de al?vio, ou um compressor mecânico, se vc regular a pressão pra 1 bar, por exemplo, no sistema turbo essa pressão chega logo e estabiliza, ao passo q num sistema com compressor centrífugo ou vc escolhe uma relação de polias pra encher logo essa pressão e joga fora o excedente por uma pop-off ou então vc escolhe as polias para que essa pressão venha só em fim de giro...e assim ela vai subindo linearmente de acordo com a rotação...