Palio 1.0 com bomba de óleo 1.5
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desculpe, mas sou contra ter q adaptar um equipamento de um motor diferente qdo na real tudo tem q funcionar com o equipamento original.
em mi?dos: se a bomba de 1.0 funciona nos outros 1.0, então que se mantenha o mesmo modelo de bomba no motor e que se descubra qual o real problema.
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entao eu estava certo na teoria da turbina deixando o oleo retornar cedo demais?
nao seria a hora de mostrar a um especialista a turbina pra ver se nao teria uma especie de prendedor de oleo faltando na sua turbina?
eu acho que vcs se preciptaram em comprar logo essa bomba apartir o momento que vcws detectaram esse problema na turbina…
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ka tb acho q qnt menos adptação melhor mas ja estamos agindo por instinto e com base em preparações do mesmo calibre pois vc sabe q a maioria das preparadoras são de ap então fiat muitas vezes ficam a desejar
então pesquisando achei alguns casos identicos o meu e a solução foi:
1?
bomba de 1.5 - aparentemente ela não cabe, para encaixar os furos de vazão são diferentes, se eu encaixar de 1.5 no 1.0, parte do furo q sai o oleo é tampado o q pra nés, deve fazer a pressão aumentar. mesma logica de colocar o dedo na magueira de agua pra aumentar a pressão
2?
reduzir a passagem de oleo pra turbina tendo em vista q o volume q ela necessita é minimo. encontrrei alguns carros como o meu que tinham o mesmo problema e foi resolvido assim. colocaram algo pra diminuir ou redimensionar a vazão antes da turbina pois com a vazão da bomba original não gerava pressão suficiente.
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que adianta aumentar a pressão por meio de restrição ??? a pressão será maior , mas o oleo não fluir? como deveria …
porque não compraram uma original de 1.0 ??? se não existe problema no motor , nem na turbina , o problema é a bomba que foi pro saco ... e a original deve ser capaz de manter a pressão e a vazão de qualquer modo ... isso se realmente não existe nenhum problema de fuga no motor ...
abraços ...
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colocaram algo pra diminuir ou redimensionar a vazão antes da turbina pois com a vazão da bomba original não gerava pressão suficiente.
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restringir passagem de óleo é um paliativo pra turbina zuada, não tem como. o meu antigo kit para o chevette tinha isso… foi montado em outro carro sem esse limitador e foi uma fumaceira danada
funciona sim, mais eh arriscado vc tapar demais e acabar levando a turbina pro saco. porem continua sento gambiarra...
restringir a passagem aumenta a pressao de oleo no motor uma vez que vai estar undo pouco oleo diretamente para o carter... ja a presao na turbina
turbina nao merece ser revizada com os olhos
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fiasa power não é a bomba essa é nossa unica certeza
flavio cruz tb acho q vale a pena revisar esta merda mas nem sei se tem nego aki no rj q faça isso de forma eficiente. nego ja me falou q terei dificuldade de mandar retificar por ser ium ihi.
rapaz o q vc falou me fez lembrar de um detalhe muito ipc. esse kit estava anteriormente em um palio 1.5 e veio todo pro meu palio 1.0. aiu vem minha duvida, será q por se tratar de 1 kit pro 1.5 existe essa diferença de vaz?o?
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sera que ele noa tava usando algum limitador?
ja sei
troca o motor p/ 1.5 rssssss zueira..
pergunte ao ex dono do kit de onde ele tava catando a lub. da turbina…
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escutem…
para ligar o aeroquip foi usado um kit aonde vai o manometro tambem, como o pessoal não conseguiu ligar o kit no motor... eles adaptaram e mudaram a ordem dos componentes... era mais ou menos umas 4 peças interligadas por rosca...
pergunta....
nesse adaptador existe um redutor de pressão?
porque quando tiraram eu disse pro borges... isso parece um redutor de pressão (igual do chuveiro) só que ele deveria ta indo pra turbina depois da ligação do manometro... só que como mudaram de ordem... ele esta antes da turbina e do manometro.. ou seja, ele ta reduzindo a pressão inclusive do manometro...
isso explica porque o medidor padr?o deu a mesma leitura do medidor de painel quando ligado nesse adaptador modificado maldito e quando ligamos direto no motor deu certo... e explica porque a turbina não esta morta ainda e não fazendo nada de anormal e o motor não batendo nem nada...
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ou seja, ele ta reduzindo a pressão inclusive do manometro…
nao nao filho...
no manometro nao preciza de vazao, a quantidade de óleo ali é fixa, somente o conteudo da mangueira... mesmo que esteja com o redutor para o manometro.. ele marca pressao exata do sistema...
se havia redutor ali e ele agora esta para o manometro, ta esplicado o pq que a vazao direta para o carter esta grande...
teste invertendo a ponta da alimentação da turbina com o do manometro... se a pressao do manometro aumentar... eh pq tinha limitador ali...
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isso filho tamos pensando em como fazer isso… já que a preparadora do borges decidiu soldar a porra toda... é como eu disse... aqui no rj não temos especialistas temos pessoas que sabem instalar kits... em outros lugares no brasil.... eu atravesso a rua e na feira tem um cara que trabalha com ihi... mas estamos indo flavio.. e eu acho que é por ai mesmo...
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tanto é q o medidor do mecanico acusou a mesma coisa do meu manometro. ele ligado no motor marcou uma coisa muito mais aceitavel e ligado após a gambiarra mas antes do aerokip marcou outro. eu até então não havia entendido o pq disso mas o mecanico percebeu q tinha uma cola lá. mas não achei q akilo era culpado e realmente não era. imagino q seja o limitador (q é uma peça original do carro) que teve a posição modificada é q ta causando isso
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cyberfast concordo o problema é q soldaram a peça na peça q encaixa o manometro, vou ver se compro elas e faão o teste e do noticias
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esquece um pouquinho o q o manometro ta mostrando…
a bomba do 1.5 nao ter rolado pode ser por diferen ca de ano/modelo...um catalogo do bombas do fabricante pode esclarecer isso
agora...o flaviao bateu no ponto : pressao de oleo nao e necessariamente igual a maior vazao.
pensando de um modo simples, valvula de 38mm deixa passar menor massa de ar do q valvula de 48mm...
mas o trabalho pra encher um cilindro com pouca rpm e muito menor no motor q tiver 38mm do q no de 48mm...
numa rotacao baixa, o motor q tiver 38mm tem maior vazao de ar do q o de 48....conforme a rpm aumentar, abrincadeira muda e o com valvulap vai espancar o valvulinha...
se vc pensar na vazaop de oleo..a coisa nao e muito diferente..eh um fluido percorrendo um circuito com alguma forma de asistencia...
se os dutos do 1.0 sao mais largos....vc pra q vc tenha maior vazao vc precisa de maior pressao de trabalho da bomba.....q origes so aumenta em razao da rpm...o valvulao de 48mm
colocar no circuito um gargalo significa aumentar pressao em razao de uma maior restricao..eu vou ter menores dificuldades em rpms menores...mas em maiores rpms eu posso ter um gargalo q me trara dor de cabeca..
a bomba do 1.5 vai trabalhar com amior pressao..pois elea precisa de maior pressao do q a do 1.0...mas.....isso so vai resultar em maior vazao se ela tiver uma boa folga de pressaosobre a do 1.0
se a 6k a bomba do 1.0 precisa de 7psi, a do 1.5 vai precisar de 8psi pra permitir a mesma vazao de oleo...
ai vc pensa nos 2 motores...
o 1.0 tem pico de potencia origes em 6k..o 1.5 em 5200....800rpms a menos..e lembrando q o 1.5 tem uma relacao mais longa pelo fato de ser um motor de curso longo q nao curte girar alto
junta q a potencia especifica do 1.5 e bem menor q do 1.0 origes...
o 1.0 aproveita melhor o combnustivel q suga na questao potencia...e isso tem um preco ..geracao de calor
se o 1.0 gera mais calor pro oleo dissipar q o 1.5 (pensando nos 2 motores origes)...
a maior pressao de trabalho da bomba do 1.5 vai encher os olhos de quem olhar o manometro...e reduzir todos os males q aflingem quem olhar pra ele..
a pressao do oleo e maior...
mas..e a temperatura do oleo? uma vez q vc temum gargalo desacelerando a vazao de oleo, menor qtdade de oleo vai ter q dar conta de dissipar calor em uma determinada rpm (nesse caso, no pico de rpms, a vazao tende aser menor)..
oleo quente significa oleo proximo de sua resistencia termica (ferver)...
vc olha no manometro..tudo lindo.
em algum ponto vc deve ter um lugar q baba oleo e reduz pressao..se e uma juntinha ou anel zoado, se e vazao um dobra limitandoa vazao de oleo..
ai q ta o pulo do gato..onde ta a perda...????
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olha, se vc nao tem como arrumar essa ihi… a solução seria algo parecifo com estrangular um pouco o oleo que vai para a turbina... pelo menos vc usa o resto da vida desa turbina...
faça assim, arrume uma torneira de alta pressao, instale ela entre a saida de oleo do motor e a turbina... deixa 100% aberta...
liga o carro.. espera esquentar... quando baixar para os 0,2 bar na lenta... vê apertando a torneira até que a pressao do sistema chegue no minimo aceitável para seu motor (ex: 1 bar), e pronto.. deixa keto..
? uma solução para o problema e vc usa o resto da turbina e não prejudica seu motor (que é muito mais caro...)
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resumindo:
vcs ja constataram que com a bomba original sem a lubrificação da turbina vem pressao normal… entao nao mexe nela
constataram tb que com a turbina sendo lubrificada, ela esta dando um by pass no oleo, fazendo com que a bomba bombeie rande parte do oleo direto para o carter... com isso nao temos boa pressao para o motor...
o certo é arrumar a turbina...
se nao tem como, estrangule (pouco) a ida de oleo para a turbina, com isso vai mais oleo para o motor... mais saiba que sua turbina tende a cada dia piorar (pode ser logo ou, quem sabe, nunca).
não tem outra..