Lançamento “ vw chega com up para revolucionar o mercado
-
fotos: marcus lauria
a volkswagen, enfim, deu início as vendas do novo up!, o modelo compacto que promete revolucionar o mercado nacional e se tornar o mais novo líder de vendas da marca. de acordo com a marca, esse lançamento marca o início de uma nova era para a empresa no país. o lançamento pomposo foi feito em gramado (rs), onde os jornalistas puderam experimentar todas as peripécias desse novo compacto global da marca.
durante a apresentação do modelo, a volkswagem deu destaque para a segurança do simpático carrinho. o up! é o primeiro automóvel compacto a obter 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no latin ncap, organização que avalia a segurança dos veículos. seguindo o mesmo desempenho em segurança do modelo europeu.
de acordo com a marca, combinação de baixo peso e segurança elevada só é possível com a adoção de tecnologias inovadoras de fabricação. além disso, por meio da combinação do uso de aço de alta resistência, motor leve e compacto e a busca por remover cada grama supérfluo, a empresa atingiu o excelente peso total do novo up!.
o que não falta é prêmio para o up!, o modelo ainda levou o melhor índice geral no car group 2014, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no brasil após uma colisão. o up! obteve índice car group 11, o melhor entre todos os veículos participantes do estudo “ é também o melhor da história do levantamento, que é realizado pelo cesvi brasil (centro de experimentação e segurança viária).
com linhas marcantes, o up! se destaca no meio dos outros modelos, ele não segue o padrão atual dos carros do segmento e mostra um desenho inovador. de acordo com a vw, o . desenho do modelo foi elaborado pelo brasileiro marco antonio pavone e oferece linhas limpas, com poucas curvas e muitas formas geométricas.
o up! inaugura para a marca a nova plataforma pq12. o modelo mede 3,60 metros de comprimento (ganho de 6,5 centímetros sobre o modelo europeu), 1,64 metro de largura (sem retrovisores) e 1,50 metro de altura (acréscimo de 2 centímetros). seu entre-eixos tem 2,42 metros de comprimento. o peso total do modelo é de 910 kg, o que representa um grande avanço no segmento de veículos no qual o novo volkswagen atuará.
o porta-malas tem capacidade para 285 litros, o que representa ganho de 64 litros sobre o do modelo europeu (221 litros). além disso, o porta-malas pode receber o sistema de ajuste variável de espaço s.a.v.e., que altera o seu tamanho e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples e prática.
o up! será oferecido inicialmente na versão de quatro portas, como linha 2015 em seis versões: take up!, move up!, high up!, black up!, red up! e white up!. em maio chega a versão duas portas, mais ainda sem informações de preços e versões disponíveis. desde a versão take up! o modelo oferece extensa lista de equipamentos, entre os quais destacam-se freios abs com ebd, air bag duplo, limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas aerowischer.
para ajudar nas manobras, o up! oferece o sistema de direção eletromecânica easy drive é item de série nas versões de topo de linha high up!, black up!, white up! e red up! e equipamento opcional para as versões take up! e move up!.
por dentro, o up! repete as formas limpas e sólidas encontradas em sua carroceria. em seu painel os elementos centrais formam um contraponto. o quadro de instrumentos consiste em um ou três (a partir da versão move up!) instrumentos analógicos com um visor digital. a inovação também está no interior do up!, com diferentes acabamentos para o painel (disponíveis a partir da versão move up!) e combinações de ambientação.
inspirado no volante do fusca, o do up! possui a base reta. na versão high up! o volante possui apliques na cor preto brilhante. nas versões black up!, red up! e white up! há apliques em chrome effect, com o nome do modelo. ainda por dentro, o modelo tem bancos dianteiros no formato one shape, tipo daqueles chevettes dos anos 80. eles são de série para todas as versões e possuem regulagem milimétrica de altura. os revestimentos dos bancos são diferentes a cada versão, com oferta do revestimento em couro sintético native como opcional a partir da versão move up!. são dez opções de cores para a carroceria e sete rodas ou calotas diferentes, que variam conforme a versão.
o up! oferece como opcional, a partir da versão move up!, o maps & more “ sistema de infotainment e navegação. esse recurso de tecnologia é oferecido pela primeira vez no mercado brasileiro pela volkswagen. trata-se de um dispositivo com tela sensível ao toque (touchscreen) que funciona como extensão do rádio e do computador de bordo do veículo, oferecendo também conectividade multimídia e sistema de navegação (gps), já com mapas brasileiros e com antena interna de gps, dispensando conexão com aparelhos adicionais.
sob o capô, o mesmo motor utilizado no fox bluemotion, ou seja, um propulsor de 3 cilindros total flex de 1.0 litro. ele rende 75 cv (55 kw) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kw) à mesma rotação, com etanol. o torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. ele é equipado com sistema e-flex de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina. em conjunto está a nova versão da transmissão mq200. as relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.
com esse novo motor, o carro se torna o modelo mercado com a melhor classificação no pbe (programa brasileiro de etiquetagem) do inmetro (instituto nacional de metrologia, qualidade e tecnologia). o modelo obteve a classificação a no programa brasileiro de etiquetagem veicular do inmetro, entre os veículos equipados com ar-condicionado e direção assistida (referência janeiro/2014). o up! tem três anos de garantia total de fábrica
comparado com o modelo europeu, o up! brasileiro recebeu algumas modificações para se adaptar ao nosso mercado, entre elas a tampa do porta-malas, que combina metal e vidro. essa solução melhora as proporções do carro e colabora para reduzir o custo de reparabilidade. o tanque de combustível no modelo brasileiro teve sua capacidade ampliada para 50 litros (15 litros a mais que no modelo europeu). além das nas janelas traseiras, cujos vidros podem ser abertos verticalmente.
confira o preço de cada versão:
take up! 2 portas: r$ 26.900
take up! 4 portas: r$ 28.900move up! 2 portas: r$ 28.300
move up! 4 portas: r$ 30.300high up! 4 portas: r$ 34.990
black/white/red up! 4 portas: r$ 39.390
*evento a convite da volkswagen do brasil