Nissan e fedex express testam o furgão e-nv200 no brasil
-
fotos: marcus lauria
nissan motor co., ltd., e a fedex express, subsidiária da fedex corp. começaram a testar o nissan e-nv200, um veículo comercial leve 100% elétrico, no brasil desde o dia 22 de janeiro. completado um mês de teste, o modelo foi aprovado pela empresa. o teste foi realizado no estado do rio de janeiro, onde fica a sede da nissan no país.
os testes fazem parte do programa global de avaliação e do programa de desenvolvimento do veículo, que está sendo realizado conjuntamente pelas duas empresas. esta será a primeira vez que o modelo rodará no continente americano. até o momento, a parceria viabilizou testes com o e-nv200 no japão, no reino unido e em cingapura, e, em breve, testes serão realizados também nos estados unidos. e pela primeira vez jornalistas e convidados puderam dirigir o modelo em todo o mundo. ele será apresentado oficialmente no salão de genebra deste ano, como modelo de produção.
a escolha do brasil para integrar o programa de avaliação do e-nv200 demonstra a importância do país para as empresas, que buscam crescer suas operações locais de maneira sustentável. a nissan, que prepara-se para inaugurar uma de suas fábricas mais sustentáveis do mundo em resende, no estado do rio de janeiro. _a oportunidade de testar o e-nv200 no brasil é uma prova de que veículos 100% elétricos são também uma opção viável no mercado local. além disso, nós estamos testando 25 unidades do carro elétrico leaf por meio de um projeto-piloto de táxis nas cidades do rio e de são paulo, e também como veículo policial no rio de janeiro, com a utilização de duas unidades pela polícia militar na cidade_, diz françois dossa, presidente da nissan do brasil.
_como líder global na utilização de veículos elétricos no setor de transporte e logística, a fedex está comprometida em trazer alternativas inovadoras e diferentes ao mercado, a fim de encontrar as melhores soluções para reduzir a emissão de co2 e aumentar a eficiência operacional da companhia_, afirma mike murkowski, vice-presidente sênior de operações da fedex express para a américa do sul.
em dezembro de 2013, a companhia colocou seis veículos elétricos em circulação, nas operações do rio de janeiro e de são paulo. a introdução do carro elétrico na operação brasileira faz parte da earthsmartr, plataforma mundial de sustentabilidade da fedex desenhada para conduzir o compromisso ambiental da empresa nas comunidades onde atua.
o e-nv200 oferece as mesmas características de versatilidade, funcionalidade e praticidade do modelo-base, a van compacta nv200 com motor a combustão. seu trem de força usa como base o do nissan leaf. o motor elétrico é o mesmo, alimentado por uma bateria de íons de lítio. o furgão ecológico tem tração dianteira aceleração suave e tranquila. mantendo as emissões zero de co2, comparado a aproximadamente 140g de co2/km emitidos por veículos com motores de propulsão a gás. além disso, 80% da capacidade total da bateria podem ser rapidamente carregados em 30 minutos.
o modelo oferece uma vasta gama de utilizações para diferentes negócios, com o seu sistema de telemática avançada e a fonte de alimentação no compartimento de carga, que permite ligar equipamentos externos. a disposição inteligente dos módulos da bateria garante ampla área para carga, que é um fator fundamental para um veículo comercial leve. além disso, o e-nv200 apresenta excelente custo de propriedade, item muito importante para empresas, o que garante alta atratividade.
a fedex possui atualmente 167 veículos elétricos e 365 híbridos elétricos nos estados unidos, frança, alemanha, itália, japão, china e brasil. até o final deste ano fiscal (maio de 2014), a empresa terá aumentado essa quantidade para 222 e 393, respectivamente. de 2005 a 2012, a introdução desses tipos de carro na frota fez com que a companhia economizasse aproximadamente 2,4 milhões de litros de combustível.
o nissan e-nv200 será produzido na espanha, em barcelona, a partir de marco deste ano. ele tem dimensões bem aproveitáveis, com 4,4 m de comprimento, 1,69 m de largura e 1,85 m de altura. trata-se de um furgão de carga de uma ou duas fileiras de bancos ou de passageiros. possui uma capacidade de carga de 4.200 litros, compartimento de carga com comprimento de dois metros e potência de 109 cv (80 kw), com torque máximo de 28,5 kgfm (280 nm), ele é movido por uma bateria de íon-lítio, a mesma usada no leaf.
tive a oportunidade de andar com o carro em uma área do estacionamento do estádio do marcanã, o modelo se mostrou ágil e fácil de andar. silencioso ele transmite segurança e uma boa posição de dirigir. o e-nv200 conta com muita tecnologia, como freios regenerativos e modo econômico de dirigir. as acelerações são fortes e lineares, com o modo normal, já no modo eco, a van perde um pouco a esperteza comum em modelos 100% elétricos, mas obedece a cartilha de manter a economia de energia em primeiro lugar.
*evento a convite da nissan do brasil