Robert kubica foi um dos trunfos para o bom ano de 2013 da mercedes
-
o site autosport portugal trouxe nesta semana uma história que mostra muito sobre a evolução da mercedes na temporada 2013 e ela passa longe do famoso teste de pneus em barcelona (espanha), quando os pilotos nico rosberg e lewis hamilton usaram capacetes pintados de preto e que rendeu polêmica por um bom tempo no ano passado.o crescimento do time prateado passou por um pedido de toto wolff aos responsáveis pelo simulador do time e que num primeiro momento foi visto como interferência indevida, mas que após oito horas de treino acabou se revelando bastante útil.
o austríaco convidou robert kubica para fazer um dia de treinos com total liberdade de tempo e ajuste e sem que se preocupasse com o cotovelo direito, lesionado no famoso acidente do rally ronde di andona, em 2011, quando este era piloto da lotus
os profissionais da mercedes atenderam o pedido de wolff e ficaram impressionados com o trabalho feito pelo polaco, uma vez que avaliavam ajustes para a pista catalã e com apenas um dia de trabalho, robert conseguiu melhorar o carro em 0s3, em uma pista em que os engenheiros consideravam que o modelo w04 estava no seu limite.
nisso, a onda virou a favor de wolff e kubica, que passou a ser chamado pelo time de brackley, por conta de sua grande capacidade técnica e de trabalho, tanto que muitas vezes, ele era chamados nas sextas-feiras de corridas para trabalhar nos ajustes dos carros e com isso oferecer soluções para hamilton e rosberg.
a única coisa que o polonês não conseguiu ajudar muito foi na parte dos desgaste dos compostos.
só não conseguíamos simular a degradação dos pneus, mas quando tínhamos problemas, tentávamos um acerto que exigisse pouco deles para prevenirmos o time de maiores problemas. de resto, este trabalho me permitiu concluir que posso pilotar em quase todas as pistas da fórmula 1 atuais, mas só fará sentido pensar num retorno quanto puder andar de fato em todas elas, disse o polaco.