Jeep® compass chega a linha 2014 no brasil
-
fotos: ricardo rollo/divulgação
o jeep® compass foi lançado no brasil em 2012 para representar a porta de entrada da marca que inventou o segmento 4×4. e para a linha 2014, o utilitário-esportivo mais urbano da jeep ganhou boa dose de ousadia. a principal novidade são as rodas de liga leve, que eram de 17 polegadas, passam a ser de aro 18″. além disso, elas agora são pintadas de preto, mesma cor aplicada nos contornos das tradicionais sete fendas da grade dianteira. os faróis têm máscara negra, e as lanternas traseiras também foram escurecidas.
por dentro, o jeep compass 2014 não só teve os grafismos dos instrumentos redesenhados como recebeu uma placa prateada no painel, acima do porta-luvas, na qual se destacam as inscrições compass e jeep. a peça arremata bem o estilo interno, ao lado de outros detalhes de acabamento cromados e prateados, como os aros do volante, as saídas de ventilação, o topo da manopla do câmbio e as maçanetas das portas. para ampliar o conforto de rodagem, que sempre foi um destaque do modelo, foi instalado um para-brisa com isolamento acústico, item pouco comum na categoria.
produzido na fábrica de belvidere, no estado norte-americano de illinois, o compass tem desenho harmonioso e conjunto mecânico moderno. o motor 2.0 16v, todo de alumínio, conta com duplo comando variável de válvulas e está acoplado à transmissão automática cvt (continuamente variável), que também pode simular seis marchas. o preço sugerido do modelo é de r$ 102.100.
segurança acima de tudo
a ampla lista de itens de série é um dos grandes pontos positivos do jeep compass, que não tem opcionais, como de costume nos modelos do grupo chrysler no brasil. só em relação à segurança, há mais de 30 dispositivos, entre eles controle eletrônico de estabilidade, monitoramento de pressão dos pneus e quatro air bags “ dois frontais e dois de cortina, cobrindo as duas fileiras de bancos.
ampla conectividade
quanto aos recursos de comodidade, o jeep compass igualmente não deixa por menos. o sistema de áudio é dotado de disqueteira integrada no painel para seis cds, com compatibilidade mp3/wma e dvd, entradas auxiliar e usb 2.0 (incluindo controle total de aparelhos como ipod, ipad e iphone), além de sistema bluetooth uconnect com comando de voz.
mecânica e chassi de primeira classe
o trem de força também se destaca no jeep compass, proporcionando bom desempenho com economia de gasolina. todo feito de alumínio e com duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, o motor é um quatro cilindros de 2 litros que rende 156 cv de potência e 19,4 kgfm de torque. ele trabalha junto com a transmissão automática cvt2, de relações continuamente variáveis e funcionamento suave. a eficiência se reflete no baixo consumo. em percurso urbano, o jeep compass é capaz de fazer até 9,8 km/l.
por sua vez, o câmbio se sobressai por ser uma segunda geração de cvt da chrysler, calibrada para oferecer respostas mais agradáveis e com maior controle. em relação a uma caixa automática tradicional de quatro marchas, a economia de combustível é de até 8%. outra vantagem do cvt2 é nas retomadas realizadas entre 50 e 100 km/h. a transmissão conta ainda com o recurso autostick, que simula seis velocidades, para trocas manuais. em uso normal, o cvt2 não requer trocas de fluido, reduzindo o custo de manutenção.
a boa dirigibilidade proporcionada pela mecânica do jeep compass é resultado ainda da suspensão independente nas quatro rodas “ dianteira do tipo mcpherson e traseira multilink, de braços múltiplos. oriunda da versão 4×4, a suspensão é reforçada, trazendo o know-how de sete décadas da jeep, para atender com folga às exigências dos diferentes pisos encontrados no brasil.
a resistência do chassi é completada pela carroceria monobloco, de excelente rigidez torsional. suas principais dimensões externas são: 4.448 mm de comprimento, 1.812 mm de largura (sem os espelhos retrovisores) e 1.718 mm de altura (incluindo os racks de teto).
conteúdo surpreendente
a distância entre-eixos de 2.635 mm se traduz em bom espaço interno para todos os ocupantes do jeep compass. outro destaque da cabine é a praticidade. a poltrona do passageiro dianteiro, por exemplo, pode ser dobrada para frente e o banco traseiro, bipartido 60/40, tem encosto reclinável em 12°.
o jeep compass é oferecido com um abrangente pacote de equipamentos de série, incomum em sua categoria. à parte dos itens já citados, há alarme, ar-condicionado automático, apoios de cabeça dianteiros ativos, apoio de braços central dianteiro deslizante com porta-objetos, assistente de saída em subida, controle de tração, controle de velocidade de cruzeiro, correção eletrônica de rolagem da carroceria, espelhos retrovisores externos elétricos e aquecidos, faróis com regulagem de altura, faróis e lanterna traseira de neblina, freios a disco nas quatro rodas, lanterna de emergência de leds portátil e recarregável, pontos de ancoragem para cadeiras infantis (latch/isofix), porta-copos dianteiros com iluminação, suporte para reboque, travamento elétrico das portas, tampa de combustível com sensor de velocidade, vidros com controle de luz solar e volante regulável em altura, entre outros.
fonte: comunicação chrysler