A f1 ficará mais dependente dos pilotos na temporada 2014
-

a f1, na temporada 2014, será muito mais dependente dos pilotos. essa é a opinião de dois integrantes do grid desse ano. a saber: o finlandês valtteri bottas, em seu 2º campeonato na equipe williams; e o dinamarquês kevin magnussen, estreante da escuderia mclaren. para eles, as novas regras sacudiram a categoria — que nos últimos quatro anos teve absoluto domínio da red bull e do alemão sebastian vettel.
uma nova unidade motriz foi introduzida nos carros da categoria. os motores v6 turbo substituíram os propulsores v8 aspirados. além disso, há mais ênfase no sistema de recuperação de energia. nesse sentido, espera-se uma mudança significativa no desempenho e no gerenciamento de combustível.
“é realmente um carro de piloto. mais do que o antigo”, afirmou o novato magnussen. “e acho isso o máximo. fica um pouco mais difícil por causa do torque maior. ficará mais difícil lidar com os pneus e isso deixará as coisas complicadas. você precisará de mais habilidade e mais sensibilidade com o acelerador”, explicou.
“penso que será impossível vencer num carro que não seja capaz disso. mas, isso é a f1. trata-se de homem e máquina. tenho a esperança de que veremos os pilotos fazendo a diferença”, falou.
“se você tem mais potência comparada com a pressão aerodinâmica e aderência, penso que tudo isso fica mais difícil”, declarou bottas — companheiro do brasileiro felipe massa na williams. “eu acho que a corrida não dependerá apenas dos pneus, mas também de como poupar combustível de forma eficiente. se colocarmos tudo isso junto, concordo” que o novo carro é mais dependente dos pilotos.