Como funciona medidor de avanço de ignição?
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e ae pessoal, blz?
seguinte, queria saber como poderia ser feito um apareio pra medir o ponto de ignição. tipo assim, a guster racing tem um relogio que mostra em quanto tá o ponto. queria saber marromenos como funciona, tipo, pega sinal de roda fúnica, e conta num sei quanto e divide por num sei o que, e acha o ponto. ou pega sinal do hall e faz tal conta e acha.
alguém pode ajudar?
t+
eduardo pinheiro
manaus-am
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to precisando saber como calcular o avanco pra testar os chips q eu to fazendo pro meu corsa.
e tambem pra ver a influencia de sistemas tipo pig back, entre outros…
montei uma bancada que simula os sensores e atuadores da injecao, mas nao sei direito como medir o ponto...
o corsa tem a polia de 60-2 dentes, nesse intervalo onde falta os dentes que é o pms dos cilindros 1 e 4. então o que eu tentei fazer foi contar o numero de dentes após essa falha até a hora que é lancada a faisca, e cada dente corresponde a 6? (360?/60 dentes).
só que nao funcionou direito... ta bem louco.
então o que eu vou fazer é nao contar os dentes, e contar o tempo. só que eu nao sei se conto a partir do dente faltante 59 ou 60...
alguem tem uma ideia? ou outra forma de pegar o ponto pela injecao?
o primeiro prototipo:
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ktulu vc ta me surpreendendo, cada vez mais ninja…...
tem como pedir pizza por esse aparelho?
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ktulu vc ta me surpreendendo, cada vez mais ninja…...
tem como pedir pizza por esse aparelho?
[snapback]430150[/snapback]
hehehe, ainda não…
meu objetivo pra construcao desse negócio foi que sempre tive vontade de montar um turbo apenas na injecao original. e assim posso colocar um map positivo e ver como se comporta a injecao, remapeando tudo teoricamente antes de aplicar no carro, evitando quebras...
acredito que um servião mais limpo o possível para se turbinar um carro seria não utilizar bicos suplementares, controladores, nem hpi.
acredito que apenas usando 4 bicos maiores na flauta e um map positivo pode-se reprogramar a injecao inteira de forma que funcione perfeitamente em toda a faixa aspro e turbo, com economia e deixando o carro mais liso e forte o possível, em todas as situacoes.
tive problemas no meu gol com gambiarras, a mangueira do suplementar se soltou 2x jogando alcool diretamente no motor aquecido. tenho medo de provocar um incendio no carro porcausa das gambiarras para se ligar os suplementares...
por enquanto estou com 2 suplementares no corsa, mas espero deixar sem nenhum, assim que conseguir remapear a injecao decentemente. não sei quando vou alcançar esse objetivo, mas estou na luta...
sei que a prado e outras empresas fazem esse serviço, mas não disponho de 1000 reais para pagar apenas pelo acerto , sem contar as peças.
e outra coisa que estou estudando e testando é em um sistema pigback. estou estudando o unichip, apexi, entre outros, junto com o eduardo pinheiro, que tem me ajudado bastante. estou querendo fazer um desses, que ao temos visto é até simples...
mas antes de tudo preciso descobrir detalhadamente como funcionam 2 coisas ne central da injecao do corsa:
1. como é calculado o ponto. se é contado a partir do primeiro dente faltante ou do segundo até quando é lançado o sinal da bobina ou de algum outro jeito q nem imagino...
2. a central está sempre gravando os codigos 63 e 64 na memoria. eles correspondem a: tensao baixa na bobina dos cilindros 1 e 4 e tensao baixa na bobina dos cilindros 2 e 3.
não sei como fazer para enganar a injecao, fingindo ter uma bobina perfeitamente conectada na central da injecao. já tentei fazer um pull-up para +12v nos fios q vao para a bobina, mas não adiantou...
estou precisando de ajuda nessas 2 questáes, mas está difácil achar informações mais detalhadas desse sistema, toda ajuda que consegui foi do jefferson, da xpeedclube....
[]s
luis
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acredito que um servião mais limpo o possível para se turbinar um carro seria não utilizar bicos suplementares, controladores, nem hpi.
acredito que apenas usando 4 bicos maiores na flauta e um map positivo pode-se reprogramar a injecao inteira de forma que funcione perfeitamente em toda a faixa aspro e turbo, com economia e deixando o carro mais liso e forte o possível, em todas as situacoes.
luis, pra você que é um grande adepto do diy, acho que a megasquirt seria uma boa… se pra mim que sou só um fu?ador em eletrúnica tá dando pra levar, você tiraria de letra....
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ktulu, se precisar eu ainda tenho a bobina q queimou a saida do 4? cil…..
nao sei se isso te ajuda de alguma forma....
se precisar ve q eu envio pra vc....? a saida q esta queimada, rodei uns bons kms com o carro e nao deu codigo de erro....
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ktulu, se precisar eu ainda tenho a bobina q queimou a saida do 4? cil…..
nao sei se isso te ajuda de alguma forma....
se precisar ve q eu envio pra vc....? a saida q esta queimada, rodei uns bons kms com o carro e nao deu codigo de erro....
[snapback]430537[/snapback]
obrigado, eu tambem tenho uma bobina lá em casa, meia queimada.
vou ligar ela mesmo. mas vou tentar descobrir como simular ela, ela consome uns picos de corrente que desligam a fonte…
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de parabens mesmo, tem o dom e sabe explorar isso…..
agora ktulu a parte de delisgar, nao seria o caso um drive amplificador de corrente....
qq coisa se precisar eu tenho por aki em algum lugar um esqueminha desses.....
ainda assim se desconfiar da bobina e quiser por no pau uma q ta som com 1 saida ferrada
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e ae pessoal, blz?
seguinte, queria saber como poderia ser feito um apareio pra medir o ponto de ignição. tipo assim, a guster racing tem um relogio que mostra em quanto tá o ponto. queria saber marromenos como funciona, tipo, pega sinal de roda fúnica, e conta num sei quanto e divide por num sei o que, e acha o ponto. ou pega sinal do hall e faz tal conta e acha.
alguém pode ajudar?
t+
eduardo pinheiro
manaus-am
[snapback]430043[/snapback]
liquei la na guster e pedi pra me mandarem o manual do aparelho
indicador do ?ngulo do avanço de ignição guster * ai-10
mostra o valor do ?ngulo do avanço de ignição com o veículo em movimento.
os sinais devem ser obtidos de sensores específicos da guster ou sob sua consulta
ligações ai-10:
vermelho (positivo da bateria após a ignic?o).
preto terra/chassis (negativo da bateria)
cinza (chave opcional externa, vide abaixo)
branco(chave opcional externa, vide abaixo)
cabo blindado para ligação do sensor de pms (ponto morto superior).
cabo com dois fios + malha
fio vermelho ligar no vermelho do sensor
fio branco ligar no branco do sensor
malha ligar no fio preto ou malha do sensor
fio amarelo ligar no fio amarelo do filtro do sensor da vela de ignição
fio roxo ligar no acionamento da meia-luz. dessa maneira quando se liga a meia-luz o brilho do display diminui para evitar ofuscamento.
combinação de ligações fios cinza e branco (pode-se usar chaves para ligar para terra ?fio preto- e desligar).
fio cinza desligado fio branco desligado mostra ?ngulo com ponto
fio cinza desligado fio branco ligado mostra giro parte baixo
fio cinza ligado fio branco desligado mostra giro parte alta
fio cinza ligado fio branco ligado mostra ?ngulo sem ponto
obs:
?ngulo com ponto mostra 17.5 se ?ngulo = 17,5 (mostra com mais precisão)
?ngulo sem ponto mostra 17 se ?ngulo = 17,5 (mostra com menos precisão)
giro parte alta corresponde ao giro normal do motor, se 7500rpm mostra 7.5
giro parte baixa corresponde ao giro normal do motor dobrado, se 7500rpm mostra 15.0 (também usado para teste do im? e do sensor de pms).
liga??e sensor de pms (ponto morto superior)
cabo com dois fios + malha
fio vermelho ligar no vermelho do aparelho
fio branco ligar no branco do aparelho
malha ligar na malha do aparelho
fixação do im?
a colocação do im? interfere na performance do aparelho.
com o aparelho ligado e configurado para mostrar o giro da parte baixa (ligando o fio cinza com o preto e mantendo o branco desligado …. vide acima). faça movimentos de vai-vem rápidos com um dos lados do im? próximo a extremidade redonda do sensor. se o valor no display alterar, marque este lado do im?. se o display continuar com 0.0 , repita o processo com o outro lado do im?.
descubra o ponto morto superior (quando o pistão do primeiro cilindro está no ponto máximo de seu curso). marque na polia inferior esse ponto num local que se permita a fixação do sensor de pms. fixe o im? na polia (lado do im? oposto ao marcado). dessa maneira toda vez que o motor girar, o im? passar? próximo ao sensor exatamente no pms.
abracos
wagner luis
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pelo que falei com o pessoal da guster o sensor tem um superte de fixação muito facil de colocar e o ima que vai na polia, é muito pequeno(pesa muito pouco) coisa que ja não tera problemas de desbalanceamento segundo eles e a fixação é feita por cola, não sei qual, mais que segundo eles tambein não tem perigo dele soltar.
agora, si funfa mesmo e si marca certo eu não sei mais gostaria muito de saber ja que é de grande utilidade, principalmente pra quem controla ponto e combustivel de dentro do carro…