Entrevista: ˜a copa do mundo está interferindo no automobilismo , neusa navarro
-

neusa navarro é a dirigente por trás da fórmula truck. desde 2008, ela comanda com um toque naturalmente feminino uma das maiores categorias do país. a truck, que em 2014 realizará a 19ª temporada de sua história, continua levando multidões para os autódromos brasileiros, do sul ao nordeste das grandes capitais aos centros menores, e sempre também com o sucesso da competitividade na pista.
a média de público chega perto das 50 mil pessoas por prova. uma audiência fiel. apaixonada por caminhões, sim, porém amante do automobilismo. a categoria é bem sucedida, também, em termos de acordos comerciais. as parcerias com patrocinadores, via de regra, são duradouras e isso já demonstra que a fórmula truck ‘entrega’ aos seus investidores aquilo que eles procuram.
às vésperas da corrida de abertura do campeonato 2014, em caruaru [pernambuco], no próximo domingo, dia 16, neusa gentilmente atendeu a reportagem do amigos da velocidade para uma conversa. e os pontos principais deste bate-papo descontraído seguem:
copa do mundo e automobilismo em 2014
“olha, eu posso dizer que a copa interferiu bastante no automobilismo nesse ano. todos os patrocinadores estão muito empenhados nisso. será o grande evento do ano. inclusive, alguns parceiros nossos já se programaram para isso desde o ano passado. outros até reduziram os investimentos na truck em 2014 para, então, retomarem no ano que vem. temos que nos adaptar e entrar no clima. felizmente conseguimos e até fechamos um contrato com um novo patrocinador”.

corridas na copa
“teremos uma prova em goiânia, no dia 8 de junho, que será a mais próxima da copa [o mundial começa dia 12 de junho]. estamos pensando em fazer alguma coisa para, como disse, entrar no clima do futebol. vamos ver o que poderá ser feito a esse respeito. acho que será legal”.
temporada
“a temporada 2014 terá algumas boas novidades. teremos novos pilotos. teremos um grid com 27 caminhões, o maior da história. além disso, teremos duas mulheres pilotando [a veterana débora rodrigues e a novata michelle de jesus]. são dezenove campeonatos. e o sexto sem o aurélio [presidente da truck falecido em 2008]. ele realmente nos faz muita falta. mas posso dizer que sinto a presença dele sempre e sei que está sempre nos ajudando”.
argentina
“nesse ano, sim, voltaremos a correr em buenos aires na argentina [a categoria correu nos últimos dois anos em córdoba]. será muito bom. lá tivemos um público de 80 mil pessoas para a truck. sempre fizemos sucesso correndo na argentina, mas em buenos aires, por causa do tamanho do autódromo, conseguimos colocar mais gente. nesse ano, com boa divulgação, não acho que será diferente”.

2014 – desde que passou a integrar o calendário da fórmula truck, em 1997, o autódromo internacional ayrton senna, em caruaru (pe), foi palco da primeira etapa do campeonato brasileiro da categoria em nove ocasiões. a única pista do nordeste a integrar o calendário nacional, justamente por conta da tradição que conquistou na categoria dos caminhões mais rápidos do mundo, volta em 2014 à condição de sede da abertura de uma temporada.
a primeira das dez corridas do ano, que dará início à disputa pelos dois títulos da fórmula truck – dos campeonatos sul-americano e brasileiro “, será disputada neste domingo (16), sob uma expectativa de reunir mais de 45.000 nas arquibancadas e nas áreas vip instaladas no autódromo.
os pilotos da truck estarão juntos na pista pela primeira vez no ano na sexta-feira, para duas sessões de treinos livres de 60 minutos, começando às 11h e às 14h. no sábado (15) haverá dois treinos, de 45 minutos, a partir das 8h30 e das 10h15. a tomada de tempos classificatória, a partir das 13h, será transmitida ao vivo no site formulatruck.com.br. a prova de domingo terá transmissão ao vivo em hd da rede bandeirantes a partir das 13h.