Primeira volta “ toyota lança corolla renovado e custa a partir de r$66.570
-
fotos: divulgação
a toyota do brasil apresentou hoje (12) em campinas (sp), o novo corolla 2014. o modelo que é o mais vendido na história da indústria automobilística mundial e campeão de vendas da marca no brasil está totalmente renovado e com fôlego para manter a liderança.
o sedan japonês está sendo oferecido em quatro versões de acabamento e duas opões de motorização, além de ganhar um design totalmente renovado e moderno e com pacote de equipamentos de conveniência completo, mas nem tanto, amplo espaço interno e itens de segurança.
o corolla é comercializado em nos cinco continentes, desde 1966, ano do lançamento de sua primeira geração, e fabricado no brasil desde 1998. são mais de 40 milhões de unidades comercializadas nos cinco continentes, considerado o carro mais vendido do mundo, com registro no livro dos recordes.
as vendas começam na próxima sexta (14) em todas as concessionárias da marca e segundo a empresa, o sedan tem como missão manter o posicionamento de liderança entre os sedãs médios no mercado nacional e atrair novos clientes, mais jovens.
o novo corolla está sendo vendido em quatro versões: gli 1.8 com transmissão manual de seis velocidades; gli 1.8 com transmissão automática multi-drive, que simula sete velocidades no modo drive e no modo sequencial, por meio de trocas na alavanca de transmissão; e xei e altis, ambos 2.0 e equipados com transmissão automática multi-drive, que simula sete velocidades no modo drive e ainda oferece ao motorista trocas de marchas manuais no modo sequencial, tanto na alavanca do câmbio quanto por meio de borboletas localizadas atrás do volante.
o gli com câmbio manual parte de r$ 66.570, enquanto que a gli com transmissão automática parte de r$ 70 mil. a xei parte de r$ 80 mil chegando a impressionantes r$ 93 mil para a altis, versão topo de linha, ambas com motor 2.0.
segundo a marca, o novo corolla ganhou uma nova relação de direção, que ficou 8% mais direta, e o posicionamento do volante, reduzido em dois graus, para facilitar a posição de dirigir. por dentro o espaço interno também foi melhorado, agora ele mede 2,7 metros de distância entre-eixos, 10 centímetros a mais do que a geração anterior. a parte interna recebeu novos bancos dianteiros, agora mais finos. as caixas de rodas foram deslocadas para as extremidades da carroceria, somando 7,5 centímetros adicionais entre a base do banco traseiro e o encosto do banco dianteiro.
o novo desenho do corolla é baseado em dois conceitos:keen lookeunder priority. okeen lookreflete a nova identidade visual dos veículos toyota e é uma expressão inspirada no olhar de um atleta de alto rendimento antes de uma competição. é o que afirmas os desingers da marca. dianteira, traseira e lateral mesclam formas côncavas e convexas, criando um desenho muito semelhante a vários modelosjá existente, mudando apenas formas d lanternas e faróis.
desde a versão de entrada a marca zela pelo bom acabamento. o uso de materiais de boa qualidade é visto em abundância no sedan da marca. o interior e predominante em tons escuros e painel com acabamento do tipo total black., isso na versão gli., enquanto que na versão xei, o modelo vem com banco, volante, painel das portas e manopla de câmbio com revestimento padrão couro, na cor cinza, com detalhes em padrão fibra de carbono.
enquanto que a versão altis, topo de linha revela mais requinte com o revestimento padrão couro, na cor bege, e detalhes em padrão madeira escura no painel central, portas e na manopla de câmbio. ambas as versões possuem detalhes cromados nos puxadores das portas e nos difusores do ar-condicionado.
o novo corolla é oferecido com duas motorizações, 1.8 litro flex, que rende 144 cv de potência máxima; e o 2.0 litros flex, de 154 cv. ambos construídos com bloco e cabeçote de alumínio. também fazem parte do conjunto mecânico a opção de dois tipos de transmissões, uma manual de seis velocidades, na versão de entrada gli, e a exclusiva transmissão automática multi-drive, presente nas demais versões.
** veja a tabela de preços do novo corolla:**
1.8l gli manual “ r$ 66.570,00,00
1.8l gli multi-drive “ r$ 69.990,00
2.0l xei multi-drive s “ r$ 79.990,00
2.0l altis multi drive s “ r$ 92.900,00primeira volta
campinas (sp) “ tivemos contato com a versão de entrada da décima primeira geração do corolla, a gli com câmbio de variação contínua (cvt), por r$ 70 mil. o modelo se comportou bem durante todo o teste, pecando apenas no barulho excessivo do câmbio, que teimava em fazer um zumbido constante durante as reduções e trocas mais rápidas, quando se exigia mais do acelerador.
o espaço interno é muito amplo, tanto para motorista e passageiros, o porta-malas é enorme e cabe muita bagagem. em relação ao antigo corolla, o novo ficou mais firme e mais estável, mantendo sempre a trajetória em qualquer situação. a direção ficou um pouco mais leve, isso a maca poderia rever, para dar mais segurança nas ultrapassagens, ou manobras mais bruscas. mas é perfeita para estacionar.
o motor 1.8 flex, que rende 144 cv de potência máxima dá conta do recado, as acelerações são estáveis e contínuas, não se sente em momento algum as trocas de marchas, e o motor fica cheio o tempo todo. ideal para retomadas mais repentinas. mesmo em trechos urbanos, a suspensão se comportou bem, e não transmitiu as irregularidades do piso ruim para o interior do carro. mantendo o silêncio á bordo. os comandos são fáceis de usar e intuitivos, o acabamento é de boa qualidade na maior parte do interior e é fácil achar a posição certa de dirigir. faltou um amortecedor para a tampa do capô, item encontrado até no renault logan, de origem indiana, assim como o porta-malas, que revela o antiquado pescoço de ganço, onde o certo seria os eficientes amortecedores, para não amassar as bagagens.