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Duvida no proximo upgrade

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    amarchetti
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    #1

    eu tenho um ap 1,8 gasolina cabeçote hidr?ulico (polo classic)..já teve um passe por ter empenado na 1a semana de uso na minha mão (fui brincar de top speed na dutra e não aguentou :hauhau: )

    tá usando desde o final de junho um comando 292, com 12 de levante (não sei o lobe center) e borboleta 56mm…

    o carro mudou muito o comportamento em alta, ficou mancoo em baixa..sair de farol com menos de 1300 rpms, ele dá cabeçada...a lenta ficou blza..não embaralha...mas em desacelerações ou andando com o motor em rpms mais baixas (tipo 2k) ele dá umas pipocadas esquisitas no escape...parecem ser secas , sem combustável...mas são no escape :hauhau:

    pelo q eu simulei, meu pico de pot~encia foi pra 6100rpms..eu deveria estar com 117-118cvs.

    como não tenho chip pra aproveitar essa característica do motor, após 5500rpms, vc sente claramente q falta comida e ponto pro motor...eu tava enrolando pra remapear pq aind pretendia fazer o cabeçote e um coletor...

    bom..trocando minha junta de tampa de válvulas umas 2 semanas atrás, deu pra perceber q a ponta dos cames do comando estão num tom de cor diferente do resto..puxando pro azulado....

    sei lá...sou já me disseram q estou esquentando a cabeça demais com isso, mas sou meio encanado..

    bom...decidá dar mais um passo e que este será o último..chegando aqui eu sossego de vez e deixo o polinho quieto..(exceto melhorar a iluminação :hauhau:)

    vou fazer o cabeçote...no caso meu interesse é fazer com sórgio (dos dtm), por indicação de um amigo q trabalha numa revista conhecida pela galera, alem de todo o hist?rico q conhec? anteriormente sobre o trabalho dele...

    não quero taxar e nem estuprar válvulas...mas admito q um cabeçote de 2,0 não seria mau negócio...mas como só tenho este cabeçote origes 38mm na admisão, vou ter q ficar nele memso

    bom...eu tenho um dilema aqui: :p

    não quero tirar o máximo de potência, me dá arrepios lembrar da época do chepalla de 163cvs q fazia 3 km/l no alcool

    hoje meu consumo está em 8,5-9km/l na gasolina sem ac no transito..anteriormente eu fazia 10-10,5 km/l tranquilo

    na estrada, indo pro rj, não passou de 12 km/l...andando numa média de 150-160 km/h com 4 pessoas e porta-malas lotado

    quero um ap bem disposto, que gere pelo menos 135cvs, de pref?ncia mantendo o comando origes

    como ando meio preocupado com esta questão das pontas do came do comando, pretendo voltar pro comando original..além do te?rico benefício da questão consumo

    estou com 2 opções em mente:

    um bom trabalho nos dutos, angulação de válvulas e reformatação das c?maras, mantendo a taxa original para q eu mantenha o carro na gasolina junto com o comando original e borboleta original...esta é a opção que mais me seduz

    ou o mesmo trabalho e mantenho o comando e borboleta mais bravos q tenho hoje, mas abrindo mão de parte de consumo e do modo tiozão no transito

    descartei hipotese de comprar um comando um mais manso q o 292 e aio memso tempo maior q o origes (como um 27,7) pra evitar gastar ainda mais na brincadeira..mas é algo q admito q posso rever :ninja:

    não sei a graduação do comando origes, ninguém acha refer?ncia sobre o comando origes deste polo, um ilustre desconhecido...(até postei um tópico na época q tirei ele perguntando sobre ele, mas ninguém o encontrou aqui tambem)

    um bom trabalho no cabeçote me permitiria chegar nesta casa de 135-140cvs mantendo meu comando origes, ou eu vou precisar manter meu 292 queira ou não pra atingir esta faixa de brincadeira?

    costumo ouvir coisas sobre tirar 145-450cvs só no cabeçote sem comando ou coletores neste motor..mas sou meio c?tico qto a essas estimativas

    brigadão pra todos

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      Visitante
      escreveu em última edição por
      #2

      a ponta dos ressaltos esta azulada ou polida pelo contato com os tuchos?

      um comandão desses obriga vc ter um motor com bastante taxa, do contrario vc esta desperdi?ando potência em alta, alem de ter o motor um tanto lento em baixa.

      qto a sair acelerando abaixo de 1300 rpm… po tio, vc não ta de a3t com turbo limão e nem de opala 4.1.

      outro detalhe: um comando desse pra render meesmo tem de girar la em cima, pra mais de 7500 rpm.

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      • F Offline
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        Flavio Cruz
        escreveu em última edição por
        #3

        ja pensou em escape dimensionado?

        1 Resposta Última resposta
        • J Offline
          J Offline
          juliano lima
          escreveu em última edição por
          #4

          só uma pergunta ?

          seu cabeçote e seu comando são mecânico ou hidr?ulico ?

          292? hidr?ulico é meio estranho

          pelo que vc falou vc pode estar com os tuchos mal calibrados, pq segundo me consta cabeçote hidr?ilico só pode até 280? pq se for maior os tuchos podem não ajustar as folgas corretamente, me corrijam se eu estiver errado

          se o meu racioc?nio estiver certo, pode ser a causa dos seus problemas de lubrificação do comando, por isso os sintomas que o amigo descreveu

          fora que esse comando está fora das especificações para a configuração do seu motor,comando com muito levante e pouca comida, um comando 276? uns 109 110 de lob e uns 11 de levante no máximo iria cair bem, vai funcionar bem melhor

          espero ter ajudado do que atrapalhado

          abraços

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
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            amarchetti
            escreveu em última edição por
            #5

            opa..desculpem pela demora..

            ka, a ponta dos ressaltos esta polida pelo contato, mas ja tem um tom azulado ..bem clarinho…...isso ta me encucando..no origes vc percebia a diferenca d ematerial da ponta , mas nao estava neste tom...

            alias..nao me lembro de q do acomando atual estivesse nesse tom...a coisa veio de pouco tempo ra ca.

            ? um 292 mesmo...o cabeçote e tucho hidraulico..bomba origes...nao tenho problema de tucho descarregando e até meu corte de ie ele vai sem q eu percba tucho batendo (em 7k).

            concordo q seja uma graduacao alta..alias, eu ja tinha um po atras qdo o coloquei, esperava perder lenta e tinha um certo medo de q os tuchos descarregassem, mas como isso nao rolou, desencanei...

            a cabeçada de sa?da eu ja esperava, mas numa faixa de rpm menor...tem momentos q irrita ter q pisar pra sair

            nao ficou um carro chato pro transito, mas as vezes vc quer pisar e ele respnder na hora e se esquece d elevantar o giro e vc se ferra :hauhau:

            nao tinha pensado nessa questao q o juliano levantou...e bem provavel q esta seja a causa da azulacao ..:hauhau:

            flavião..eu preferia por enquanto nao pensar em escape...questáes financeiras mesmo..a hora q vc fala q e pra polo, os kras chutam preco de coletor la em cima mesmo....uma consulta q eu fiz iria sair praticamente o q eu vou gastar no cabeçote...

            pelo jeito, eu fiz igual criança et?ope na frente de comida...fui com tudo, engol? até dizer chega e agora tá passando mau de dor de barriga :hauhau:

            qto sairia +/- um 276 destes?

            o 27,7 eu encontrei por 105 reais na primo rossi da mooca (rua dos trilhos)..entregam em 48 horas

            essa discussão me fez reforçar ainda mais idéia de tirar o 292....:ninja:

            ka..7500rpm? krai...eu tava ate agora crente de q eu brincaria mesmo a 6100rpm...

            se eu viver nessa faixa de rpm com minha bomba e meu tuchos atuais eu tá ferrado....

            qto a taxa...eu tenho hoje 10,2:1....pra gasosa eu já acho q tá blza..me assusta a idéia aproximar muito de 11:1 ..eu quase sempre uso premiun, mas vez ou outra vou ter q cair em comum ou aditivada e aí eu ficaria preoocupado com detonação..

            com o cabeçote descarbonizado e fluxo revisto, 11:1 iria de boa sem risco d edetonação pra mim?

            pelo visto eu vou brincar com o comando origes meswmo e deixar a brincaderira pro kbãote mesmo...

            ou....encara um 276 mesmo, q ja me alivia o problema em baixa...

            do trabalho no cabeçote mantendo as valvulas de 38mm na admissão...que faixa de potência eu devo esperar com o comando origes e com as opções do 27.7 e 276o?

            valeuwz mais uma vez pra todos

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            • F Offline
              F Offline
              Flavio Cruz
              escreveu em última edição por
              #6

              pra potencia entrar… ela tem que sair... eu continuo pensando em escape...

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              • A Offline
                A Offline
                amarchetti
                escreveu em última edição por
                #7

                por mais q eu esteja resistindo, acho q vou abrir as pernas e encarar um coletor também .

                qqer coisa pego financiamento no banco..

                mas esta semana eu vou 1o testar minha bomba e óleo q ontem anoite eu tomei um susto com isso

                já tá encanado pelo ressalto azulado…ontem voltando do encontro do cpt, umas 3 da madruga eu fiz um conjunto de curvas bem chatinahs com o po embaixo...

                no meio da curva, começou a disparar um alarme escrotamente irritante e eu não me liguei de kra no q era...parece aqueles botões de localizar telefone sem fio, só q mais alto...

                minha reação foi soltar o po e não entendia o q tava rolando...

                no painel a luz de óleo acesa...e aquele alarme maldito tocando...

                pensei na hora q tava ferrado e fui deixando o carro encostar..nisso a luz do óleo apagou e o alarme parou ao memso tempo...

                putz..além de luz de óleo eu tenho uma alarme sonoro ...o problema foi o susto q levei..

                na hora q inclinou bem pesado, o pescador não conseguiu pucxar o óleo e disparou esta tralha

                depois q apagou , o motor redondinho (fui devagar, som delsigado..janela aberta querendo ouvir alguma coisa e nada..perfeito...

                hoje rodei com ele..perfeito...

                já fiz curvas tanto com o palio, como com o marea bem pesadas qw acendia luz de óleo no meio da curva..sempre q fui pra florian?polis, na chagada, no final da ponte tem uma sa?da pra direita q sem pre q eu fazia rápido acendia luz d eóleo, mas nunca pegou nada....

                o meso pensamento deveria ter aqui, mas como já tá encanado com o zulamento os ressaltos...:hauhau:

                amanhã vou levar na oficina de um conhecido e pedir pra medir a presão desta bomba...

                antes disso não quero pensar em nada....

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                • S Offline
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                  SemControle
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  polo sempre faz isso, meu amigo tinha um, mesmo com nivel de oleo no maximo dava dessas em curvas, me parece q pra esquerda era pior

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
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                    escreveu em última edição por
                    #9

                    ka..7500rpm? krai…eu tava ate agora crente de q eu brincaria mesmo a 6100rpm...

                    se eu viver nessa faixa de rpm com minha bomba e meu tuchos atuais eu tá ferrado....

                    qto a taxa...eu tenho hoje 10,2:1....pra gasosa eu já acho q tá blza..me assusta a idéia aproximar muito de 11:1 ..eu  quase sempre uso premiun, mas vez ou outra vou ter q cair em comum ou aditivada e aí eu ficaria preoocupado com detonação..

                    com o cabeçote descarbonizado e fluxo revisto, 11:1 iria de boa sem risco d edetonação pra mim?[snapback]430993[/snapback]

                    então, 7.5k rpm ainda foi algo conservador, comandão assim é pra girar muuito mais, tipo ter final de giro la nos 8500+-. se fosse com turbo…ainda ia mais.

                    vc anda com podium?

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                    • C Offline
                      C Offline
                      Carbon
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      para andar com esse comando ao menos uma taxa maiorzinha, caso você queira continuar na gasolina, seria muito bom tanto para ajudar em baixa, quanto para mostrar a força (escondida) em alta.

                      talvez acertando a taxa para usar alcool, fazendo um bom coletor dimensionado e subindo um pouco o corte, ao utilizar esse comando 292?, você já esteja proximo dessa potência.

                      utilizando gasolina, comando com menor duração e mantendo a taxa, o trabalho do cabeçote deve ser mais necessário para se chegar nessa faixa de potência.

                      amarcheti virando estudante emporico de ap.. ainda vão te jogar uma pedra no cpt

                      abração

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        SemControle
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        o bom q desse topico posso tirar ideias simples para minhas ideias

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          amarchetti
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          opa…boa not?cia..bombade óleo tá ok...ufa...

                          foi pela inclinação mesmo e velocidade q eu tava mesmo....aquela curva é joselita mesmo..pra direita e a pista é totalmente inclinada pra fora da curva...e sempre q eu pego aquilo vazio de madruga eu tento ir um pouco mais além..

                          já tem um movimento dos que querem me apedrejar no cpt.. não fizeram isso q eles sabem q sou mais joselito q eles :humpft:

                          fora o fato de q o que menos tem no cpt é palio...só de polo, além do meu tem mais 2 q dão as kras em alguns encontros...um do pai do zoom e da m?e do dragonhunter :hauhau:

                          opa..não sou doido de jogar din din forma com podium não...mas é que tem uma boiada de 120l de combustável por mês

                          qto ao escape..não sei a medida da minha tubulação....não pretendo refazer toda a linha, vou ficar só no coletor...

                          tá meio encanado ainda com esse comando ....o cabeçote (?nfase total no formato da c?mara)+ 27,7 e o coletor de escape dariam pra compensar a perda do 292 e trazer mais vantagens nuuma rpm mais próxima dos 6k?

                          não pretendo fazer esse motor girar na casa de 7k por medo da bomba de óleo e dos tuchos hidr?ulicos darem pra tr?s....

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            SemControle
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            tuchos sao uma coisa mesmo, no corsa girando em 7500 por alguns instantes era o bastante pra descarregar os tuchos e custarem a carregar

                            so acho estranho esse defeito de inclinacao dar o alarme de oleo, seria posicao do pescador

                            1 Resposta Última resposta
                            • T Offline
                              T Offline
                              TuningBrasil
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              292? hidr?ulico é meio estranho

                              juliano, existe schrick 288? hidr?ulico. 292 não tá tão longe… :humpft:

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Fernando_221
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                faz o trabalho no cabeçote, faz escape e compra esse 27.7 que por 105 reais ta muito barato, com isso é bem capaz de passar dos 140cv. qual a marca desse 292 ?? nunca sequer ouvi falar nessa graduação pra tucho hidraulico, onde vc comprou ?? acho dificil ser 292 ein, o comportamento com um 292 seria bem diferente, ficaria irregular até uns 2000rpm no minimo.

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
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                                  amarchetti
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  ? c?pia feita em cima de um indeco…

                                  se vc olhar no site da indeco, ele só tão oferecendo até 288 em catélogo, por email perguntei se tinham um 292 disponível e a info que deram é que não mais importavam esta graduação por não terem volume d epedidos e tiveram reclamações registradas (???)

                                  não disseram quais... <_<

                                  num novo email pedá refer~encia do código deste comando e características como lobe e levante até pra confirmar se era exatamente feito em cima dessse indeco..

                                  desde o email da segunda, não receb? nennhuma outra resposta...

                                  qto ao polinho:

                                  hoje levantei num elevador de posto de gasolina do lado da casa da minha m?e (oonde eu sempre troco óleo e roubo o elevbador emprestado deles e pedá pra pri acelerar e ir trocando marcha no esquema q pipocava..

                                  pois bem..a impressão q tenho é q tem uma trinca proximo da 2a curva do coletor, qdo os canos já se juntaram..por isso o estouro na troca de marchas :humpft:

                                  deixei o carro esfriando pra poder tocar com as mãos, mas visualmente não parece ter uma rachadura...pensei em jogar espuma de sabão por lá....bingo...o maldito cospe a espuma qdo liga o motor...

                                  flavião...vc venceu..o coletor vai ter q vir mesmo...a não ser q uma simples solda resolva meu problema (detalhe..tá antes da sonda essa sa?da)

                                  só espero q isso não atrase meus planos do cabeçote :hauhau:

                                  o comando, como eu já tá encanado com a azulação , vou tir?-lo se der esta já noite ( o carro tá quente agora), voltar pro origes e tirar umas fotos dele pra galera

                                  só uma pergunta..

                                  qdo coloquei este comando, em casa, eu não troquei a correia....hoje eu estaria trocando novamente e mantendo a mesma correia e esticador de correia.......

                                  tranquilo isso ou tá brincando com a sorte?

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                                  • S Offline
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                                    #17

                                    bom trocar, mais por seguranca do q pela demonta e monta….

                                    uma duvida q eu tenho um cara me disse q esse motor do meu carro 1.6sr nao atropela valvula se quebrar a correia, é real isso?

                                    poxa acho o maximo essa parada de desmontar o cabecote em casa trocar o comando, muda isso akilo e remonta.....acho show dar uma fucada em cabecote, pena q nao tenho ferramente nem o dominio....

                                    to brigando pra desmontar o carter na troca de oleo, nao sei se alguem ja trocou oleo desse carro um dia

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                                      #18

                                      pq vc nao testa depois dos ups com os 2 comandosó seria interessante.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
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                                        #19

                                        nao é bem uma ajuda, mas amarchetti, me da uma luz vc q tem um carro parente do meu…..todos os outros podem e devem me ajudar com isso

                                        o q eu posso fazer de mais ferrado, mais eficiente a nivel, fazem em casa pra limpeza da parte de lubrificacao, e descarbonizar, cabeca de pistao, valvulas, coletor

                                        esse motor tem como tirar o cabecote, sem q voe alguma peca?

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #20

                                          talves este comando nao esteja adequado, pois o cabecote original nao aceita maiores fluxos com levantes altos…. talves vc obtenha melhores resultados com um comando mais manso.... pelo menos em qto o cabecote for original.

                                          e o azulado é temperatura alta.... talves esteja faltando lubrificacao. vc nao poderia tentar aumentar a pressao da bomba?

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