Novas kawasaki ninja 1000 tourer e z1000 2015 chegam ao mercado brasileiro
-
fotos: divulgação
em evento voltado à imprensa especializada, realizado no campo de provas da pirelli, em sumaré/sp, a marca japonesa anunciou a chegada ao brasil dos modelos 2015 da z1000 e ninja 1000 tourer, apenas 4 meses após sua entrada no mercado europeu.
os dois modelos são montados na fábrica da marca em manaus/am, e já se encontram em produção, com previsão de chegada às lojas até o final de abril.
as máquinas são baseadas na mesma estrutura e compartilham diversos componentes, entre eles o motor quatro cilindros de 1043 cc, que foi otimizado em relação às versões anteriores dos modelos, visando proporcionar melhor desempenho em baixa e média rotação, e com isso o moto acabou ganhando 4 cv de potência, agora com 142 cv a 10.000 rpm e 11,3 kgf.m de torque a 7.300 rpm.
na ninja 1000 tourer as principais novidades ficam por conta da tecnologia embarcada, uma vez que agora conta com controle de tração em 3 modos de ajuste (sendo um voltado a pisos escorregadios), e controle de potência em 2 modos (o full a 100% e o low a 70% de entrega de potência), além do novo sistema de freios e suspensão traseira back-link, na horizontal.
teve também a inclusão das bolsas laterais, que vem de fábrica e pequena remodelarem de design que influenciou diretamente em melhor encaixa das pernas e ergonomia do piloto. disponível apenas em uma versão e na cor verde, contando com freios abs de fábrica, a ninja 1000 tourer custa r$ 56.990,00.
na supernaked z1000 as principais novidades ficam por conta do design, ainda mais impactante, baseado na filosofia sugomi*, com destaque para os belos faróis remetendo a um felino, o novo garfo dianteiro bpf, com ajustes de compressão e retorno, a nova suspensão traseira, similar à da irmã superesportiva zx-10r, nova posição de pilotagem, mais esportiva e aumento no tamanho do tanque, agora com 17 litros, 2 a mais que na versão anterior.
o preços vão a partir de r$ 48.990 na versão standard e r$ 51.990 para a com freios abs na cor laranja e para a special edition, na cor verde ficam em r$ 49.990 na standard e r$ 52.990 com freio s abs.
pilotando ambos os modelo pude sentir o capricho dedicado pela kawasaki na concepção dos modelos, que estão com um comportamento ainda melhor em média e baixa rotações, e mantendo todas sua esportividade e excelente desempenho em alta. na ninja notei uma grande melhoria na ergonomia, permitindo mais conforto no encaixe das pernas com o tanque.
a nova z1000 com sua proposta esportiva, denominada pela kawasaki como supernaked, se firma como uma excelente opção para os pilotos amantes da esportividade e do estilo naked, enquanto que a nova ninja 1000 tourer, chega com a proposta de ser uma moto de viagem, ideal especialmente para longos trajetos, oferecendo extremo conforto para piloto e garupa. ambas prontas para conquistar e encantar qualquer motociclista.
*a filosofia sugomi – conceito criado pela kawasaki, usado pela primeira vez na z800, abrange todos os aspectos do estilo e abordagem da engenharia. invoca e provoca de maneira impressionante, imponente, inspiradora, uma mistura de tudo isso para criar cuidadosamente o marcante conceito final z”.