Cba lamenta morte de luciano do valle
-

a confederação brasileira de automobilismo (cba) emitiu neste sábado (19) um comunicado em que lamenta o falecimento do jornalista e narrador luciano do valle, ocorrido na tarde deste sábado na cidade de uberlândia (mg).valle estava se dirigindo à cidade do triangulo mineiro onde transmitiria na tarde deste domingo a partida entre atlético-mg e corinthians, válida pela primeira rodada do campeonato brasileiro de futebol.
o jornalista esteve presente em vários momentos do esporte nacional, como por exemplo as conquistas brasileiras na copa do mundo em 1994 e 2002, além do mundial de basquete feminino em 94, a medalha de ouro do basquete masculino diante dos estados unidos no pan de indianápolis em 1987 e no histórico jogo de vôlei entre brasil e união soviética, em quadra montada no gramado do estádio do maracanã no ano de 1983.
no automobilismo, luciano narrou 69 corridas de fórmula 1, incluindo os títulos mundiais de emerson fittipaldi (72 e 74) e o primeiro título de nelson piquet (1981), além da primeira vitória brasileira nas 500 milhas de indianápolis, com fittipaldi em 1989 e os triunfos recentes de hélio castroneves em 2009 e tony kanaan, em 2013, além de várias corridas da fórmula indy.
“é uma perda irreparável para a narração esportiva brasileira. luciano era um profissional de primeira linha e narrou algumas das mais importantes vitórias de nosso automobilismo. estamos mais órfãos neste sábado. ele sempre foi um grande esportista e foi o responsável por viabilizar o esporte na tv”, disse o presidente da confederação brasileira de automobilismo, cleyton pinteiro.
“é uma perda muito grande de uma pessoa que sabemos que era competente, qualificado e criativo. luciano tinha ainda condição de promover o esporte no brasil”, falou o diretor de planejamento e marketing da entidade, paulo gomes.
“o luciano sempre foi um incentivador do esporte, sempre elevava o nível do atleta e do torcedor brasileiro. sempre foi uma pessoa fantástica e participou muito da minha carreira. era um profissional do esporte, esporte esse que perdeu uma grande parte de sua história hoje. eu tive tantas conquistas, tantas coisas bacanas com o luciano. a primeira vitória em indianápolis, com aquela narração do luciano, é muito emocionante. faz parte da minha história, parte da minha vida. o meu pai sempre foi muito amigo dele, transmitiu muito a fórmula 1 com o luciano. é uma perda muito grande. que ele descanse em paz”, falou emerson fittipaldi ao programa brasil urgente, em sua edição deste sábado.
“receber uma notícia dessas é muito amargo, é um sábado muito triste para nós. hoje nós perdemos um grande jornalista e alguém que se importava muito com o esporte. ele me deu muita força quando passei por um momento difícil. isso faz com que eu fique triste. quero lembrar dele pelas narrações empolgadas, não só no futebol, mas também na fórmula indy. jamais vou esquecer da narração dele da minha primeira vitória. vou me lembrar sempre daquele sorriso dele”, comentou helio castroneves, também a tv bandeirantes.
“eu posso dizer que disputei cada ponto com ele na audiência esportiva na tv, mas de forma muito leal. nos tornamos muito amigos assim. trabalhamos juntos na globo durante pouco mais de um ano. para enfrentá-lo nesses anos, tive que me esforçar muito, me tornar conhecedor de tantos esportes, coisa que o luciano já conhecia. me reuni com minha família para passar o final de semana de páscoa e, quando o telefone tocou, foi uma notícia muito difícil. quantas e quantas vezes íamos as cabines um dos outros… a tv brasileira e o esporte desse país ficam mais pobres. luciano do valle é uma bandeira da narração esportiva brasileira. aprendi muito com ele. é um dia muito duro para nós. vai ser difícil fazer a copa sem tê-lo na outra linha, falando com milhões de expectadores”, comentou
luciano do valle trabalhou de 1971 até metade de 1982 na rede globo, em meados de 82 até 84 ele foi para tv record, de onde rumou para a tv bandeirantes, onde criou o histórico programa show do esporte. sua primeira passagem na band durou até 2003, quando voltou à record e lá narrou entre outros eventos a primeira passagem do palmeiras na série b, que culminou com o título do alviverde de parque antártica. em 2006, valle regressou à band onde permaneceu até sua morte.