Marea t, 698 na roda…
-
só pra evitar o indevido desmerecimento de um trabalho absolutamente sório como o da pradopowerchips, encaminhei este tópico pro paulo prado que é muito meu amigo, e eis a verdade sobre esse carro, na resposta que ele me mandou:
o carro do elias quando veio aqui com uma .50 master power tinha 489 cv mas, quando acertamos o carro não conseguimos medir porque patinava no rolo.
pra trazer o carro aqui ele levou mais de 1 ano me ligando e cotando… queria que eu garantisse que tirava o corte do maf do carro dele. uma vez chegamos até a discutir porque ele ficava em empatando no fone. aí eu disse pra trazer o carro que eu fazia o que ele queria e hoje me dou muito bem com ele.
a? ele foi em um dino bosch de caixias do sul e mediu os 489cv. será que em uma empresa como a bosch não dá pra confiar ???
depois disto, ele colocou a gt30r. na foto anexo tem ela ao lado de uma kkk só pra ter uma idéia do tamanho.
e colocou também mais uma bancada de bicos controlados por uma fuel tech que os 5 ori não estava alimentando.
neste mesmo dino bosch de caixias do sul, ele foi medir e o dino que suporta máximo de 500cv não freiou o carro.
quando mediram neste que diz ter 700 cv surgiu a duvida nele, no cara da full power, etc. me ligaram e ficou marcado pra vir aqui, acho que até esta semana.
o elias é louco, usa pistões ross. descobriu que o wiseco são mais leves, comprou e abriu o motor pra colocar. ele realmente montou a oficina na firma dele. é um cara já mais velho, que gosta do carro, gosta de acelerar e não liga pra quanto gasta pra ter um carro extremamente forte.
sobre alguns comet?rios que vi ali.
o carro usa a fueltech pra controlar só 5 bicos, não todos como alguém disse.
só de escapemento feito na receway deve ter mais de 8 mil. é com certeza uma obra de arte e muito funcional.
como usa turbina muito grande, a potência vem em rotação muito alta. por isto não sacrifica o cambio.
com o cambio original, ele dá 240 em 4a a 8000 e vira 260 em 5a extremamente fácil.
agora com uma turbina assim tenho curiosidade de ver como deve ter ficado.
[]s
paulinho
-
até ai tudo bem, mas q raios tem ou foi feito na parte de cima pra girar tanto? ja nao acredito em tucho hidraulico
-
até ai tudo bem, mas q raios tem ou foi feito na parte de cima pra girar tanto? ja nao acredito em tucho hidraulico
[snapback]441977[/snapback]
a partir do momento em que o carro saiu da prado, não sabemos. até então girava 8 mil e realmente estava muito forte.
-
sergio,
? por isso que acho que esta história está estranha, eu tenho um gt35r, que posso te garantir que é bem maior que a gt30r, a não ser que este carro esteja usando no minimo 2kg, não tem como empurrar está potencia mencionada, a não ser que o aspirado do carro esteja com 300cv nas rodas.
? só dar uma olhada no mapa de fluxo da turbina no proprio site da garrett.
abraço
felipe
-
tem mt gente aqui q nunca deve ter visto motor aberto discutindo sobre o que nao sabe jah
[snapback]441916[/snapback]
eh q tou acostumado a ver muito ap e fiat 147, e ando tomando muita água de privada.
brincadeira pra desestressar, mas eh bem por ai mephisto.
como citei acima, nunca vi um 5 cilindros aberto, só o 4 do 1.8, e não achei grande coisa. e eh um motor bastante caro de se mexer, me lembro de jogo de pistão e anel original custar coisa de 4 digitos e por ai vai.
mas bem, q venha o dyno…o interessante seria levar pro dynojet, q acham? o amir eh bem cr?tico nesse ponto..
abraços
-
bem, já mexi em alguns marea com upgrade…posso dizer que:
1- um marea com upgrade de turbina (não muda caixa quente ou fria apenas rotor e eixo) já faz a potência máxima ir de 6.000 pra 6.400 ...com uma turbina maior onde a preocupação com torque em baixa é desprezada acredito que consiga aumentar bastante isso pois é claramente pequena pro fluxo que precisa....
2- bomba de óleo precisa ser mudada mesmo pra passar muito dos 7.500rpm...o corte original é 6.900 no turbo e 7.100 em algumas versões do aspro que tem o mesmo cabeçote...
3- o post com as informações do motor foi um terceiro que fez, e não o dono portanto a questão nem é esconder o jogo, mas simplesmente porque as vezes quem conta não lembra de todos os detalhes.
4- como disse no cdm com 47mkgf de torque só se consegue 700cv (no motor) com uns 11.000rpm... agora se alguem postou errado e fosse invertido é 74mkgf... aí teria potência máxima em uns 7000rpm o que é 100% compatével com o que se sabe do motor.
se tem ou não tem 700cv não acho que seja o caso... o caso é que pode ter 700cv...afinal ap com cabeçote sideflow, 2vpc consegue porque um fivetech com 4vpc, baixo r/l e curso não conseguiria ?
não vou nem comentar sobre o modelo da turbina afinal um letra muda tudo.. um numero muda tudo e como disse quem contou não foi o dono da história foi quem escutou ela..
-
sergio,
? por isso que acho que esta história está estranha, eu tenho um gt35r, que posso te garantir que é bem maior que a gt30r, a não ser que este carro esteja usando no minimo 2kg, não tem como empurrar está potencia mencionada, a não ser que o aspirado do carro esteja com 300cv nas rodas.
? só dar uma olhada no mapa de fluxo da turbina no proprio site da garrett.
abraço
felipe
[snapback]441982[/snapback]
que tá estranha é ?bvio.. eu tb acho que tem muuuita viagem nessa história.. só não quero que um amigo meu seja queimado sem ter culpa.
da prado o carro saiu beirando os 500cv, com pistoes e bielas forjadas e uma mp .50. fora disso, se fizeram um monte de caca ou se inventaram histórias mirabolantes, ele não tem nada a ver com isso.
-
que tá estranha é ?bvio.. eu tb acho que tem muuuita viagem nessa história.. só não quero que um amigo meu seja queimado sem ter culpa.
da prado o carro saiu beirando os 500cv, com pistoes e bielas forjadas e uma mp .50. fora disso, se fizeram um monte de caca ou se inventaram histórias mirabolantes, ele não tem nada a ver com isso.
[snapback]442002[/snapback]
sergio,
em nenhum momento fui, ou tive a intenção de ser mal educado com o seu amigo. só estou curioso.
sei que muitas vezes donos de carro preparados, não conhecem muito de mecânica (nem precisam), e muitas vezes se enganam na hora de apresentar os fatos.
que é possível extrair 700cv na roda de um motor 1.6, 1.8 ou 2.0 que seja, isto todos concordam, só vai depender da paciência do dono e quão fundo o bolso dele ?.
acho que muita gente se equivoca quando fala de uma turbina roletada, ela é sim muito melhor que uma convencional, mas não se enganem o fluxo de duas turbinas exatamente iguais, sendo roletada ou não o fluxo de ar vai ser igual o que muda é a pegada.
? uma pena que o dono não visita este ou outros foruns para explicar a história direito ou mandar o gr?fico do dino.
mas o que mais me deixa intrigado, é a falta de precisão nos dados.
699 cv nas rodas
47 kgfm de toque ???
gt30r 1,2 kg????
sem nitro???
pra quem conhece um pouco, fica meio dificil de acreditar né?
abraço
felipe
-
sei que muitas vezes donos de carro preparados, não conhecem muito de mecânica (nem precisam), e muitas vezes se enganam na hora de apresentar os fatos.
[snapback]442057[/snapback]
acho q deve conhecer o que se compra, e assim não falar coisas erradas sobre o próprio carro, isso fica muito chato.
699 cv nas rodas
47 kgfm de toque ???
gt30r 1,2 kg????
sem nitro???
pra quem conhece um pouco, fica meio dificil de acreditar né?
[snapback]442057[/snapback]
dificil não, isso é impossivel de acreditar. como vc disse, basta conhecer só um pouquinho de preparação pra ver q tem muito papo furado nisso ai q foi relatado.
alias, se não foi o dono do carro que postou essas infos vindas de outro forum (num dos posts citados aqui dentro parece q foi o dono sim…) e as infos estão tão nada a ver, acho que nem deveriamos perder tempo com esse assunto.
-
ok sergio, agora estou me interando dos fatos…..
saiu da prato com determinada configuracao e tantos cvs, agora o q foi feito nao se sabe.....
qnt a confiabilidade dos dynos nao sei....sinceramente, nunca vi um funcionando na minha frente, o mais perto q cheguei foi na nascar eu la da frente avistei no fundo da oficina
vamos aguardar
-
se alguem tiver acesso, poderia chamar o dono do carro para esclarecer as duvidas ou ao menos mandar um email comentando sobre.
partindo do principio que ninguem aqui ta atacando por ser fiat ou pelo valor gastro e sim as informações dadas e resultados alcançados e acabar com mais esse conto de fadas.
-
se alguem tiver acesso, poderia chamar o dono do carro para esclarecer as duvidas ou ao menos mandar um email comentando sobre.
partindo do principio que ninguem aqui ta atacando por ser fiat ou pelo valor gastro e sim as informações dadas e resultados alcançados e acabar com mais esse conto de fadas.
[snapback]442142[/snapback]
opa, concordando em gng.
nada contra fiat, eu curto marea, mas sei de algumas limitações relativas ao chassis, pelo menos nos q eu andei q eram originais. e percebia-se q pra corrigir ia ser complicado.
sendo fiat, gm, vw, ou seja lá o q for, se for a verdade, só tenho elogios.
abraços
-
apenas para constar um post do dono do carro no cdm..
eu não sei o calculo para torque mas vou me informar para poder discutir o assunto,pois quando eu tinha 440cv tinha 54kg com uma turbina .50 com 1,650kg e somente 5 bicos com 125ml ,agora esta turbina e muito maior e com mais uma bancada de 5 bicos ,nova pressurização, 4 bombas de 2,8 lts por minuto cada , cach tanque dois dosadores,intercooler modificado,fueltch e etc….....,mas contudo a revista vai patrocinar a minha ida até o dino do prado para aferição, pois **falando com o fabricante (garret) ele afirmou que para uma gt30 grupo 4 que é a minha deveria estar com 2,2kg de pressão para ter 700cv no motor e não estava,ela foi regulada em 1,7kg,sendo que o calculo do fabricante é para motor 4cil com 9,5 de taxa mas vamos ver o que da em curitiba na segunda quinzena de agosto ,vamos torcer o prarafuso para 2,2kg e vamos o que acontece pois estou instalando uma nova embreagem pois a minha ja esta patinando depois de 3 aceleradas fortes e aminha temperatura do ar no dino foi a 119c,para isto estou colocando um intercooler 110% maior que o existente.
[snapback]441683[/snapback]
o cálculo de potência informado nos diagramas de turbina consideram uma configuração padrão de motor?**
-
a relacao do marea turbo 1999 eh:
1a marcha: 3.800
2a marcha: 2.235
3a marcha: 1.520
4a marcha: 1.161
5a marcha: 0.914
diferencial: 3,563
os geniozinhos de plantao podem fazer as contas pra ver qual a velocidade do carro a 8500rpm de quinta marcha…
e outra, conforme o proprio dono disse, os 700cv vieram com 1,6bar de pressao, e nao com 1.2
ele usa uma turbina gt30r e com certeza esse torque tah errado e deve ser desconsiderado
-
o cálculo de potência informado nos diagramas de turbina consideram uma configuração padrão de motor?
[snapback]442149[/snapback]
sim… o site informa que com essa turbina pode se ganhar ateh 500hp num 4 cilindros a gasolina...
o elias tem um 5 cilindros a alcool
-
o cálculo de potência informado nos diagramas de turbina consideram uma configuração padrão de motor?
[snapback]442149[/snapback]
cada motor reage de uma forma diferente é preparações, tem motor q é muito mais sensivel do que os outros, e mesmo assim algumas pessoas ainda ficam lendo mapas de turbinas e achando que estão fazendo a coisa certa.
como ninguem tem o valor de efici?ncia de cada um dos motores que se vai mecher, as pessoas estimam (estimar = chutar) um valor padr?o só pra satisfazer o ego e ficar na ilusão que encontrou um resultado na equação.
aaah se tudo fosse assim tão simples
-
sim… o site informa que com essa turbina pode se ganhar ateh 500hp num 4 cilindros a gasolina...
o elias tem um 5 cilindros a alcool
[snapback]442152[/snapback]
5 cilindros, roda com alcool, taxa diferente la dos gringos, outros comandos, outros trabalhos no motor.
nunca q da pra usar esses tais mapas num motor alterado. ja nos originais é complicado e praticamente impossivel fzr a conta e ter a certeza q esta escolhendo o turbo certo.