Air bag e abs obrigatórios “ como anda essa mudança?
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fotos: divulgação
as resoluções nº 311 e nº 312 do contran fizeram com que, a partir de 01 de janeiro de 2014, todos os veículos produzidos no brasil fossem fabricados com air bags duplos e freios abs frontais como itens de segurança de série.
já em outros países, como nos estados unidos, os air bags tornaram-se obrigatórios e foram implantados nos sistemas dos automóveis entre 1987 a 1990. enquanto isso, na europa, não existe nenhuma lei que obrigue que um veículo seja produzido com air bag como item de segurança, porém é extremamente raro encontrar um veículo rodando por lá que não saia da fábrica com air bags frontais, laterais e de cortina, além dos freios abs (antilock brake system) e controle de estabilidade esp, que consegue estabilizar o carro mesmo em situações de risco em que não há aderência entre os pneus e o solo.
a obrigatoriedade dos air bags e abs era prevista desde 2009, e depois de muitos adiamentos passou a vigorar, esse ano, em todas as fábricas do país. um dos motivos para tanta demora era o destino de alguns modelos com altos índices de venda e suas incompatibilidades estruturais com os novos equipamentos de segurança. foi o caso fiat mille (antigo uno) e do gol g iv (substituído pelo up), que deixaram de ser produzidos em 2014.
a despedida da icônica kombi foi ainda mais dramática. enquanto a alemanha deixou de fabricá-la há 30 anos “ justamente por ela não se adaptar à instalação dos itens de segurança “ aqui, o sindicato dos metalúrgicos pediu ao governo pudessem continuar produzindo o modelo por mais dois anos, mesmo sem air bag e abs, já que não havia nenhum modelo da mesma categoria em nossa gama automotiva. a resposta foi negativa, e depois de 56 anos sendo produzida no país, a kombi também deu seu adeus. seu último exemplar produzido foi enviado para um museu alemão.
mas, deixando as despedidas de lado, o implantação do air bag e freios abs nos modelos zero km fabricados no brasil representam um aumento de 4% a 8% no preço dos automóveis, e consequentemente, esse valor é repassado ao consumidor. segundo a anfavea (associação nacional dos fabricantes de veículos automotores), o custo para instalação dos equipamentos de segurança obrigatórios nos modelos que ainda não os possuíam é de r$1.000 a r$1.500.
o número de acidentes e vítimas fatais que são evitados pelo uso dos freios abs e air bag são indiscutíveis. parece que segurança dos usuários de automóveis está, enfim, em foco no brasil “ mesmo que os antigos modelos que não possuem esses itens de segurança possam rodar normalmente. contudo, ainda existe a preocupação com os prejuízos e possível desemprego na indústria automotiva. entre os reajustes nos preços e a ameaça de cortes por parte das montadoras, quem paga pelos dois é o consumidor, enquanto espera que o número de acidentes diminua e melhore uma das estatísticas mais alarmantes do mundo.