Entenda a diferença entre os pneus das motos
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fotos: divulgação
houve um aumento pela procura de motocicletas da categoria trail no mercado brasileiro, porém, com o intuito de rodar tanto em perímetro urbano quanto em estradas de asfalto, terra, ou terrenos mais acidentados. com isso, o consumidor busca conseguir maior resistência na absorção de impactos causados pelas vias esburacadas, tão comuns em qualquer região do país. era assim que os motociclistas vinham driblando algumas características desfavoráveis do uso de um modelo trail em substituição a uma motocicleta street, como a durabilidade reduzida e perda da aderência dos pneus.
os fabricantes de motos – atentos a essa nova demanda – conseguiram hibridizar a estética e resistência off-road com a utilização urbana, e criaram as motos trail de baixa cilindrada com rodas menores, mas mantendo a suspensão de maior curso para absorção dos impactos causados pelos buracos. e foi nessa esteira que a indústria de pneus rapidamente tratou de se adaptar à nova realidade. hoje, estão disponíveis ainda mais modelos específicos de pneus, desenvolvidos para atender as diferentes necessidades dos motociclistas. entenda a diferença entre os pneus e qual é o ideal para sua moto.
pneu desporto/touring. feitos de borracha intermediária, nem tão macia, nem tão dura, proporcionam boa aderência ao piso porque possuem maior quantidade de desenhos em sua superfície. sua baixa temperatura de funcionamento faz com que ele tenha maior vida útil (ao contrário dos pneus esportivos, usados em circuitos de competição). tem fácil adaptação a diferentes tipos de solo, ampliando sua utilização.
pneu touring. sua borracha é rígida, o que lhe confere boa durabilidade. ele possui muitos desenhos que possibilitam sua boa aderência em estradas, inclusive em pisos molhados. recomendado para trajetos urbanos e viagens em asfalto.
pneu misto ou trail. desenvolvido para motos trail de média e grande cilindrada, tem bom desempenho em terrenos levemente off-road. comporta-se de modo esportivo na estrada e permitindo maior tração em terrenos um pouco acidentados. tem borracha rígida e seus desenhos largos na superfície permite boa aderência em asfalto e até em lama.
pneu tt (todo terreno). ideal para a categoria cross, é recomendado para uso fora da estrada, como terra, areia, lama e pedras, em virtude de seus grandes sulcos na superfície. sua borracha é muito rígida, porém sua durabilidade é pequena, já que sua utilização é destinada integralmente a terrenos acidentados.
segurança em primeiro lugar
escolher o pneu certo para cada tipo de moto e asfalto pode ajudar a previnir muitos acidentes – são detalhes que em um momento mais tenso podem fazer toda a diferença. mas não basta ter apenas bons pneus para circular nas cidades ou em longas viagens pelas estradas.os capacetes, por exemplo, são itens obrigatórios e fundamentais, mas com muitos modelos diferentes (veja aqui a diferença entre os capacetes). outros equipamentos de segurança, como luvas e botas, não são obrigatórios, mas deixam a viagem muito mais segura e confortável.
é sempre importante ressaltar que seus pneus devem obedecer as medidas originais. usar um pneu maior que o especificado é uma prática irregular, punida pelas leis de trânsito. um pneu de tamanho diferente prejudica o desempenho de sua moto, interferindo na durabilidade das peças e colocando sua segurança em risco.