Novo golf passa a oferecer mais itens tecnológicos
-
foto: divulgação
a volkswagen do brasil já oferece como opcionais para o novo golf os itens de segurança e conforto inéditos no segmento dla - dynamic light assist (assistente de luz dinâmica) e acc - adaptive cruise control (controle adaptativo de distância e velocidade). os recursos estão disponíveis para o novo golf highline nos pacotes exclusive (somente dla) e premium (dla e acc). para o novo golf gti, ambos os sistemas estão incluídos nos pacotes exclusive e premium.
o novo golf highline é equipado com o motor 1.4 tsi com turbo e injeção direta de gasolina, que desenvolve potência de 140 cv e pode ser combinado á transmissão manual de seis marchas ou à automático dsg de sete velocidades. o novo golf gti traz o motor 2.0 tsi com potência de 220 cv e a transmissão automática dsg de seis marchas.
dla - dynamic light assist (assistente de luz dinâmica)
o dynamic light assist efetua a troca automática entre os fachos alto e baixo dos faróis bixenônio, evitando ofuscar quem trafega à frente ou vem no sentido contrário, garantindo perfeita iluminação do percurso.
por meio de uma câmera instalada na parte superior do para-brisa o sistema analisa o tráfego à frente do novo golf. baseado nesses dados, o facho alto dos faróis é acionado automaticamente a partir dos 60 km/h, permanecendo ativado.
se o sistema detectar veículos em direção oposta ou trafegando adiante do carro, o dla modula os faróis, mascarando apenas as áreas que o sistema determina que possam potencialmente perturbar outros usuários da via.
essa função é realizada por uma abertura pivotada entre o refletor com filamento de xenônio e a lente. juntamente com a oscilação lateral de todo o módulo e o controle independente dos faróis esquerdo e direito, é feito o ajuste da fonte de luz. dessa forma, o sistema consegue manter o facho alto apenas do lado direito, por exemplo, comutando para o facho baixo no farol esquerdo. assim que o sistema detecta não haver mais veículos à frente ou em sentido contrário, reestabelece o facho alto dos faróis.
para velocidades de até 40 km/h, o cornering light (farol para conversões) proporciona melhor visibilidade em cruzamentos e esquinas. nesse caso, são utilizadas lâmpadas específicas, localizadas na parte lateral interna dos faróis.
acc - adaptive cruise control (controle adaptativo de distância e velocidade)
a condução segura inclui também manter distância correta do veículo que trafega à frente. o acc - adaptive cruise control (controle adaptativo de distância e velocidade) oferece um importante auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando automaticamente o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado por meio de um radar localizado na dianteira do veículo.
o motorista seleciona a velocidade desejada e a distância a ser mantida em relação ao veículo à frente (mantendo as distâncias de segurança mínimas previstas na legislação). o acc funciona como um controlador de velocidade inteligente, mantendo automaticamente a distância escolhida pelo motorista em função da velocidade do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente e seguindo o fluxo do trânsito (de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade, garantindo a segurança).
a dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas do perfil de condução oferecido no novo golf. em todas as situações, o motorista continua no comando, responsável pelas decisões: é possível se sobrepor ao sistema a qualquer momento, desligando-o ou ao utilizar os pedais do freio ou do acelerador.
em uma situação hipotética, o novo golf está trafegando em rodovia à velocidade programada de 120 km/h, mantida pelo acc. em um determinado instante, um veículo mais lento muda de faixa e fica à sua frente. o acc o detecta, diminui a velocidade do novo golf e mantém a distância programada previamente. sempre que a estrada à frente estiver livre, o acc acelera de novo até a velocidade anteriormente programada (120 km/h).
o acc funciona mesmo com tráfego intenso. nessas condições, o sistema age em conjunto com a transmissão automática dsg para frear o veículo até parar, se necessário. graças à função stop and go do acc, o novo golf pode retomar a aceleração automaticamente em congestionamentos.
fonte: volkswagen do brasil
assuntos corporativos e relações com a imprensa