Avaliação - toyota etios hb xs 1.5 (flex) 2014
-
fotos: divulgação
o toyota etios hatch 1.5 xs é bem divertido, essa é a palavra que mais se encaixa com o perfil do pequeno modelo da marca japonesa. para quem quer um carro ágil no trânsito, esperto e fácil de estacionar, não deixe de fazer um test-drive nele, mesmo que ache o visual um pouco esquisito ou o interior fora dos padrões da marca. pense nele como se quisesse ter um carro prático e que lhe dê prazer em dirigir, e com muita economia de combustível.
a linha 2014 sofreu algumas mudanças e deixou o interior mais agradável para quem reclamava da qualidade dos materiais e do acabamento. avaliamos a nova versão do hatch, a xs, que antes vinha com o motor 1.3 de 90 cv e agora é empurrado pelo esperto 1.5 de 96,5 cv. entre as outras opções da versão hatch, estão a 1.3, x 1.5 e xls 1.5.
por dentro o etios ganhou o painel total black (antes era na cor bege), oferecido a partir da versão x, agora muito mais discreto. na versão avaliada, o modelo oferece maçanetas internas na cor prata fosco, direção elétrica progressiva, vidros e travas elétricas, revestimento sport comfort nos bancos e sistema de áudio double din, com rádio, cd e entrada usb. ainda na parte interna, é possível observar detalhes cromados nos comandos e saídas de ar. o bancos tem revestimento na cor preta e são muito macios. seu porta-malas tem espaço para apenas 270 litros, suficientes para um casal com um filho.
para quem anda no etios hatch o espaço interno é bem aproveitado, tanto para o motorista, quanto para os passageiros, em um passeio com cinco pessoas, incluindo uma criança de 10 anos, ninguém reclamou de apertos ou dores nas pernas, todos estavam bem acomodados e fizeram o passeio sem problema. a posição de dirigir é excelente e o volante tem o tamanho ideal para conduzir o pequeno toyota. a parte ruim fica por conta do painel de instrumentos, localizado ao centro do painel principal, a localização desvia o olhar e distrai a atenção para o trânsito, isso deveria ser mudado.
por fora não houve mudanças, o etios hatch continua com a mesma aparência desde o seu lançamento. mas já existem rumores de uma reestilizão das duas versões (hatch e sedan) em breve. as linhas não são as mais bonitas entre os concorrentes, e deixam a desejar quando observado de alguns ângulos, como por exemplo, na parte traseira, o corte da tampa do porta-malas, que é muito irregular e o para-choque que tem um caimento exagerado nas extremidades. já os retrovisores externos antigos foram substituídos por modelos mais contorno mais agressivo .
a versão xs já vem equipada com airbag duplo frontal, alertas visuais e sonoros de cinto de segurança não afivelado e freios com abs e ebd (distribuição eletrônica de frenagem). além de regulagem de altura do volante, aerofólio e desembaçador do vidro traseiro.
o capetinha é empurrado por um motor 1.5 de 96,5 cv, que deixa o pequeno hatch bem à vontade para acelerar e fazer ultrapassagens sem medo. parece pouco, mas os 6.5 cv de potência a mais que a versão com motor 1.3 fazem muita diferença. o propulsor proporciona muita diversão ao volante. em conjunto está o ótimo câmbio manual de cinco velocidades que oferece engates precisos e macios e a embreagem no ponto e no peso corretos. a suspensão é bem acertada, deixa o carro na mão o tempo todo e contorna as curvas mais fechadas sem pestanejar, mesmo em velocidade mais altas e com muita segurança. o consumo ficou em 10,4 km/l na média rodando sempre em perímetro urbano. o modelo custa r$ 40.790 com todos os itens de série. já a versão xls, mais completa parte de 44.290.
continua na página 2