Avaliação - volkswagen up 1.0 12v bluemotion move-up 4p 2015
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fotos: marcus lauria
pense em um carro fácil de dirigir, esperto no trânsito caótico de nossas cidades e que ainda é muito econômico. pois bem, esse carro existe e se chama volkswagen up!. a marca alemã parece saber a fórmula certa para agradar o consumidor brasileiro quando o assunto é automóvel. porém, é fato, nem todos concordam. na dúvida, não deixe de conhecer de perto o novo modelo da marca, que chegou para inovar o mercado nacional com soluções simples e modernas.
o up! já é vendido na europa desde 2012 e chega ao brasil com um currículo invejável no segmento dos compactos. foi o modelo que atingiu a melhor classificação no índice de reparabilidade do cesvi brasil entre todos os carros avaliados pelo instituto. na categoria dos veículos com motor flex, com ar-condicionado e direção assistida, segundo informações da volkswagen, o compacto mostrou-se o mais econômico do brasil no programa brasileiro de etiquetagem do inmetro. e foi o primeiro automóvel da categoria a receber cinco estrelas para a proteção de adultos pelo latin ncap, com quatro estrelas para a proteção de crianças.
o move up!, avaliado pelo site por 15 dias, se saiu muito bem. usado sempre em trajetos urbanos, o modelo apresentou consumo e desempenho satisfatórios. o carro revela linhas simples, que combinam modernidade com estilo retrô. e que, de maneira geral, agradou a maioria das pessoas consultadas ao longo do teste. seu desenho exibe linhas arredondadas na parte dianteira e retas na traseira, formando um conjunto harmonioso.
por dentro, tudo é simples, mas com uma boa ergonomia. o modelo deixa tudo à mão do motorista e demais passageiros. o rádio e os controles de climatização estão localizados no centro do painel para facilitar o manuseio. o porta-malas, apesar de pequeno, com apenas 285 litros, é o maior do segmento. além disso, conta com uma bandeja que permite regular o nível do piso do compartimento, permitindo separar o armazenamento de cargas distintas. de série, ele traz sistemas isofix e top-theter de fixação de cadeirinhas para crianças.
a posição de dirigir é achada facilmente e o volante tem o tamanho ideal para uma condução segura. com apenas 3,60 metros de comprimento e entre-eixos de 2,42 metros, o vw up! é o carro de menor comprimento já produzido em série no brasil. com isso, manobra-lo e conduzi-lo é fácil, principalmente com a direção com assistência elétrica opcional, presente no modelo testado. uma comodidade que torna as manobras mais leves e até divertidas. o volante, à primeira vista, lembra o do novo fusca e revela um bom aspecto visual.
além disso, tem uma empunhadura quase perfeita. para frear, o up! conta com um sistema de freios abs mais atual, com dois estágios de atuação. caso as frenagens sejam mais suaves, o conjunto prioriza a melhor modulação. se necessária uma força maior de frenagem, em situação de emergência, um segundo estágio é ativado e a assistência do servofreio torna-se maior, diminuindo a pressão que o condutor precisa colocar no pedal e realizando a parada do carro com rapidez e eficiência.
sob o capô, está o eficiente e moderno motor três cilindros 1.0 12v (999 cm³), que estreou no fox bluemotion em julho do ano passado. ele rende 82 cv a 6.250 rpm e 10,4 kgfm de torque a 3.000 rpm, ambos com etanol, e 75 cv a 6.250 rpm e 9,7 kgfm de torque quando abastecido com gasolina. números que dão ao up! a melhor potência entre os 1.0 à venda no brasil atualmente. em conjunto, está o bem escalonado câmbio manual de cinco marchas, com trocas suaves e engates curtos. conjunto esse conhecido e aprovado pela maioria dos consumidores da marca. há ainda a opção da transmissão automatizada de cinco velocidades, a i-motion. para tê-la, o consumidor precisa desembolsar mais r$ 2.100 nesta versão.
o motor é um dos destaques do carro, com avanços tecnológicos que priorizam a economia. entre as novidades estão as válvulas de admissão com comando variável, sistema de ignição com uma bobina por cilindro - o que elimina os cabos de vela - e partida a frio aquecida, que dispensa o tanquinho de gasolina. durante o teste, o seu consumo foi em média de 17,4 km/l, segundo informações do computador de bordo, sempre com gasolina e ar-condicionado ligado.
a versão avaliada move up! parte de r$ 28.890 com duas portas e r$ 30.890 com quatro, como na versão testada. de fábrica, traz para-sol no espelho do passageiro, tomada 12v no console central, rodas aro 14 com pneus 175/70 r14, retrovisores externos e maçanetas na cor do veículo, computador de bordo com dez funções, conta-giros, antena no teto, faróis com máscara escurecida e o sistema s.a.v.e, que permite a regulagem do piso porta-malas. entre os itens opcionais, estão aquecimento (r$ 467), ar-condicionado (r$ 2.800), direção elétrica (r$ 1.260), um kit com sistema de alarme com comando, retrovisores externos com luzes de direção integradas e elétricos e vidros dianteiros e travas também elétricos (r$ 1.130), rodas de liga-leve aro 14 (r$ 487), quatro alto-falantes e dois tweeters (r$ 235), som com rádio, cd player, bluetooth, mp3 player e entradas usb e auxiliar (r$ 538), faróis e lanternas de neblina (r$ 274), sensor de estacionamento traseiro (r$ 335) e bancos em couro sintético (r$ 680). as cores metálicas acrescentam r$ 1.046, o amarelo saturno mais r$ 1.574.
um diferencial bem marcante no up! é a opção de instalar uma central multimídia, a partir da versão move up!. chamada maps & more, ela é encaixada no centro do painel, acima dos controles do sistema de ventilação, e conta com navegador integrado, além de exibir os dados do computador de bordo. o preço é r$ 1.200, mas sua instalação só pode ser feita se o cliente adquirir junto o kit de preparação com sistema de som e os alto-falantes. ou seja, no total, é preciso pagar r$ 2.070 pelo conjunto.
a expectativa da marca é vender 120.000 unidades/ano do modelo. e, de acordo com a montadora, a versão mais procurada tende a ser mesmo a testada, a intermediária “move”, com participação em torno de 40% do mix de vendas. seus principais concorrentes são: fiat uno e palio, ford ka, chevrolet celta e onix.