Avaliação - nissan altima sl 2.5 16v x-tronic cvt 2014
-
fotos: fernando gennaro
após o surgimento dos veículos suv s, muitas montadoras optaram e começaram a diminuir um pouco o os lançamentos de veículos sedans por conta do mercado. mas atualmente este mercado de sedans tem voltado a ter procura e está voltando a ganhar vida no brasil. as variações de modelos são grandes, assim como seus respectivos preços. esta semana vamos mostrar uma opção bem interessante de um sedan de grande porte, o nissan altima. fabricado no tennessee, estados unidos, o sedan desembarca no brasil em uma única versão denominada sl.
o design é o ícone da nova identidade da marca japonesa, colocando em jogo a ousadia e conservadorismo com linhas mais retas, proporcionando um olhar mais clinico e diferenciado. mas este sedan ao mesmo tempo em que conserva o apelo de um carro de luxo e possui um lado esportivo e atraente. debaixo do capô temos um motor 2.5 16v a gasolina de 182 cv equipado com o câmbio x-tronic cvt de 6 velocidades. ele responde muito bem nas saídas e retomadas, tendo também o auxilio do modo sport no câmbio, deixando as trocas de marchas mais curtas e o giro do motor mais alto.
sua dirigibilidade é fantástica, por ter as dimensões grandes, nas entradas e saídas de curvas você sente o carro na mão, lembrando que a suspensão é independente nas quatro rodas. para o consumidor que busca um carro grande para viajar com a família o espaço interno está garantido pelo entre-eixos de 2.775 mm e o porta-malas que possui cerca de 436 litros. unindo os equipamentos de sofisticação e tecnologia, eles fazem parte do pacote.
uma dessas tecnologias é um sensor instalado em pontos estratégicos do veículo, responsável pelos sistemas de monitoramento de ponto cego, detector de objetos em movimento e monitoramento de mudança de faixa.
outro item que chama a atenção é o display colorido personalizável com tela de 7³, onde são exibidas informações do computador de bordo e sistemas de áudio, monitoramento da pressão dos pneus e instruções da navegação por gps.
quanto ao acabamento interno, este é outro destaque que não podemos deixar passar em branco. as peças possuem encaixes perfeitos e a sensação de refinamento dos materiais é notável. o sistema de som é fornecido pela bose oferecendo um áudio de alta qualidade. outro item curioso são os bancos extremamente confortáveis, resultado da tecnologia zero gravity , desenvolvida em conjunto com a nasa. trata-se de uma espuma que se molda o formado do corpo dos ocupantes. para o motorista os ajustes são elétricos, mas os da direção são feitos pela tradicional alavanca.
o volante é revestido de couro, como manda o figurino nesse segmento, enquanto os botões integrados são de fácil manuseio. outro detalhe que chama a atenção é o sistema de abertura das portas e ignição do motor sem chave. no altima também existe a possibilidade de fazer a partida de forma remota pela chave i-key.
de série ele traz: direção elétrica, ar-condicionado digital de duas zonas com saídas para o banco traseiro, bancos de couro, regulagem elétrica do banco do motorista, teto-solar, controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático), abertura e ignição sem chave (sistema i-key), sistema de som bose com nove alto-falantes, tela multimídia de 7³ sensível ao toque e navegador por gps, além de aquecimento para os bancos dianteiros e volante.
diversos outros itens de segurança também fazem parte do pacote como: controles de estabilidade e tração, , aviso de mudança de faixa e monitoramento da pressão dos pneus, além dos freios abs e seis airbags (frontais para motorista e passageiro, laterais e de cortina). atualmente o altima é um dos veículos sedans mais vendidos nos eua em seu segmento e da mesma forma a marca japonesa pretende fazer aqui no brasil. o preço de r$ 99.800 é muito atraente pelo que o altima entrega ao consumidor.