No texas, nelsinho piquet tenta medalhas nos xgames
-
único competidor com chance de sair dos xgames com duas medalhas no rallycross neste final de semana em austin, no texas (eua), nelsinho piquet fechou a sexta-feira com um par de segundos lugares. depois de cravar o melhor tempo na tomada dos lites, nelsinho teve uma bateria muito disputada na divisão de acesso.
largando ao lado de átila abreu, ele viu o compatriota assumir a ponta na primeira curva e então travou um duelo com tyler benson pelo segundo lugar. a ultrapassagem decisiva aconteceu no pouso do salto, depois que o brasiliense posicionou o carro #07 da piquet sports por dentro.
na jornada dos supercars o roteiro também teve altos e baixos. atrapalhado por problemas na transmissão e por outro carro na tomada, nelsinho classificou o fiesta st #07 da equipe shr rallycross com o nono tempo. ele teve então a segunda escolha de posição no grid na bateria 1a.
os três carros da primeira fila partiram bem, e a primeira curva ficou estreita para todos. pior para o finlandês joni wiman, que entrou na corrida credenciado pelo primeiro tempo na tomada e provocou a bandeira vermelha para seu carro ser removido. “vi que não iam passar os três e fiquei por fora para evitar a confusão. não aconteceu nada com meu carro e conseguimos largar bem na segunda tentativa”, comentou piquet.
acossado por austin dyne na primeira volta, nelsinho então conseguiu estabelecer uma margem de segurança entre o líder e o terceiro colocado, recebendo a bandeirada em segundo atrás de anton marklund.
“nas duas categorias posso falar que o começo foi bom, mas temos que trabalhar para buscar os pódios. especialmente nos supercars, ficamos com a impressão que havia adversários mais rápidos que nosso carro hoje em austin”, disse o piloto.
neste sábado nelsinho pode fazer mais seis provas de rallycross. o dia começa com a segunda bateria preliminar dos supercars, seguida pela semifinal e final dos lites. a seguir, acontecem as quartas de final, semifinais e final da principal categoria.
diferentemente dos demais eventos do grc, nos xgames não acontecem repescagens. outra particularidade deste evento é o fato de as finalíssimas, com 10 voltas de previsão, serem disputadas por apenas seis carros (contra 10 nos demais eventos do calendário).