Ricciardo chega à primeira vitória na f1 no canadá
-
a corrida deste domingo (9) em montreal parecia estar fadada a ser mais um show solo da mercedes, mas o destino entrou no circuito e fez com que a vitória pela primeira vez no ano fosse para outras mãos que não as de nico rosberg e lewis hamilton, mas sim indo para daniel ricciardo (red bull). o australiano completou as 70 voltas da prova em 1h39min12s830, ficando a 4s2 de nico rosberg. sebastian vettel (red bull) completou o pódio.jenson button (mclaren) ficou em quarto, seguido de nico hulkenberg (force india) e fernando alonso (ferrari) ficou em sexto. completaram os que pontuaram hoje valtteri bottas (williams), jean-eric vergne (toro rosso), kevin magnussen (mclaren) e kimi räikkönen (ferrari). felipe massa bateu em sérgio pérez no final da disputa e ainda assim ficou classificado em 12º.
na largada, rosberg e hamilton disputaram a primeira curva e hamilton deu um leve passeio na grama, cedendo a segunda posição para vettel. bottas e massa vinham em quarto e quinto, com ricciardo em sexto. as duas marussia de chilton e bianchi se estranham e o francês bate de traseira forçando o safety car. o inglês também abandonou pela primeira vez após 25 corridas na f1.
a corrida foi reiniciada na volta 8 com rosberg na ponta, seguido de vettel e hamilton. bottas e massa em quarto e quinto. na volta 10, já com a asa traseira móvel liberada, hamilton superou vettel e foi para segundo. com as paradas, a dupla da mercedes manteve ois dois primeiros lugares, perez e hulkenberg apareciam em terceiro e quarto, mas ainda teriam que fazer uma visita ao pitlane. vettel tentou passar por hulkenberg, mas levou o 'x', rosberg e hamilton seguiam brigando e massa despachava alonso na oitava posição, isso tudo na altura da volta 25.
passada da metade da prova, hamilton reclamava para a equipe de falta de potência em seu motor. rosberg também chiava apesar da folgada dianteira no momento. as mercedes fizeram suas paradas e acabaram perdendo o primeiro lugar para felipe massa. hamilton tinha fumaça saindo de seu carro e se encaminhava para um abandono. massa fez sua segunda parada de box e caiu para o sexto posto. o novo líder era rosberg, com pérez e ricciardo nos lugares seguintes. vettel e hulkenberg vinham em quarto e quinto.
rosberg voltou a fazer voltas boas e conseguia recuperar a diferença sobre pérez. ricciardo e vettel na cola. attrás, bottas escorregou no hairpin e massa passou numa tacada só seu companheiro de equipe e o alemão nico hulkenberg. o brasileiro da williams agora vai à caça de sebastian vettel.
na volta 65, os cinco primeiros colocados estavam muito próximos e massa quase tomou o quarto lugar de vettel numa tentativa por fora. pérez foi superado por ricciardo, o novo segundo colocado. a duas voltas do fim, ricciardo despachou rosberg do primeiro posto, vettel passou pérez e pouco depois, o mexicano mexeu no carro na reta e na útliam volta fechou massa e os dois bateram. a prova terminou com o safety car e com o australiano conseguindo sua primeira vitória na fórmula 1. rosberg e vettel completaram o pódio.
a próxima prova será disputada no dia 22 de junho, na nova pista do red bull ring, que receberá o gp da áustria.
confira o resultado final da prova em montreal:
1 daniel ricciardo - red bull, 70 voltas em 1:39:12.830
2 nico rosberg – mercedes, a 4.236
3 sebastian vettel – red bull, a 5.247
4 jenson button – mclaren, a 11.755
5 nico hülkenberg – force india, a 12.843
6 fernando alonso – ferrari, a 14.869
7 valtteri bottas – williams, a 23.578
8 jean-éric vergne – toro rosso, a 28.026
9 kevin magnussen – mclaren, a 29.254
10 kimi räikkönen – ferrari, a 53.678
11 sergio pérez – force india, a 1 volta
12 felipe massa – williams, a 1 volta
13 adrian sutil – sauber, a 1 volta
14 esteban gutiérrez – sauber, a 6 voltas
ab romain grosjean – lotus
ab daniil kvyat – toro rosso
ab lewis hamilton – mercedes
ab kamui kobayashi – caterham
ab pastor maldonado – lotus
ab marcus ericsson – caterham
ab max chilton – marussia
ab jules bianchi – marussia
volta mais rápida: felipe massa – williams, 1:18.479, na volta 65