Chevrolet lança a versão conversível do camaro
-
fotos: divulgação
esportivo de maior sucesso no brasil, o chevrolet camaro abre mais uma capítulo em sua história ao ganhar a inédita versão conversível no país. assim como o camaro cupê, o modelo conversível também traz o que há de mais moderno em tecnologia, incluindo o motor v8 6.2l de 406 cavalos de potência de alta eficiência energética. com capota de acionamento elétrico, totalmente rebatível, a nova versão une liberdade sem abrir mão da performance.
para isso, o carro traz reforços estruturais na parte dianteira e traseira, que garantem a rigidez necessária para o maior equilíbrio dinâmico em curvas e retas. além disso, há as assistências do duplo controle de tração e de estabilidade.
seguindo o estilo musculoso do novo camaro, a capota twillfast é de lona, revestida em espuma acústica e equipada com vidro traseiro térmico, que, além mais durável, mantém o nível de ruído e as dimensões internas próximas ao do cupê.
o desenvolvimento foi feito em parceria com o fabricante da capota do corvette. em ambos, o funcionamento do teto removível é parecido. no camaro, ao toque de um botão, os vidros abaixam e a capota se dobra em um padrão z , em apenas 20 segundos. por motivos de segurança, há uma trava de acionamento manual e a operação exige que o veículo esteja parado, com a alavanca da transmissão na posição p (parking).
“o camaro foi lançado no brasil em 2010 e tornou-se objeto de desejo, reforçando ainda mais os pilares de design, performance e tecnologia da marca chevrolet. agora a versão conversível chega como uma nova opção, complementando a linha e atendendo aquele consumidor que gosta de liberdade e exclusividade, comenta marco pacheco, diretor de marketing da general motors do brasil. nos estados unidos, desde o nascimento do modelo, em 1969, as versões cupê e conversível se complementam, compartilhando basicamente o mesmo visual.
o camaro conversível que acaba de desembarcar no brasil já incorpora as mudanças visuais promovidas no modelo 2014 do cupê, como o desenho mais imponente da dianteira e as lanternas redesenhadas, que reforçam ainda mais o caráter esportivo do veículo equipado com rodas de 20 polegadas e pneus mais largos na traseira. além da charmosa capota de lona, a nova versão se diferencia pela antena tubarão sobre a tampa do porta-malas.
os mostradores do painel e do console apresentam um visual ao mesmo tempo sofisticado e esportivo, com o toque futurista da projeção de informações no para-brisa. dessa forma, o motorista não precisa desviar o foco de atenção da pista
semelhante à tecnologia aplicada em caças supersônicos, o heads-up display (hud) traz dados como a rotação do motor, o ponto ideal de troca de marcha, a velocidade e a aceleração lateral. o condutor ainda pode configurar o sistema para receber as instruções do sistema de navegação e da mídia que está sendo tocada.
os bancos dianteiros do camaro são inspirados nos modelos de competição, porém com confortáveis suportes até nas laterais, revestimento em couro, ajustes elétricos e sistema de aquecimento –um convite para desfrutar do prazer de dirigir com a capota aberta mesmo em dias mais frios.
o sistema multimídia chevrolet mylink traz alto-falantes de alta definição e subwoofer de 10 polegadas, localizado no centro do banco traseiro e capaz de pulsar e motivar a todos dentro do camaro. bluetooth, reconhecimento de voz em português para ligações telefônicas e navegação, completam os recursos de conectividade do modelo. para facilitar as manobras de estacionamento, o modelo também vem equipado com câmera de ré, que é acionada automaticamente ao se engatar a marcha.
assim como o cupê, o camaro conversível vem equipado com tração traseira e motor chevrolet small block v8 6.2l de 406 cavalos e 56,7 kgfm de torque, que reune o que há de mais moderno em termos de potência, força e eficiência energética. esse propulsor conta, por exemplo, com comado de válvulas continuamente variável e sistema de desligamento dos cilindros afm (active fuel management).
em velocidades de cruzeiro, numa viagem rodoviária tranquila, o sistema de gerenciamento do motor pode desligar parte dos cilindros, para reduzir o consumo de combustível
em conjunto com os 406 cv de potência do motor e 56,7 kgfm de torque, trabalha a transmissão sequencial/automática de seis velocidades gr6. com ela, o motorista pode desfrutar do conforto da qualidade das trocas de marchas no modo automático, que são extremamente rápidas e fluídas, e também trocas manuais e mais esportivas por meio de borboletas atrás do volante paddle shift.
o camaro conversível já está disponível na rede autorizada em quatro opções de cores: preto global, branco summit, amarelo lemon peel, cinza ashen. como se pode ver, este chevrolet oferece o prazer de dirigir que só um conversível é capaz de proporcionar… e o melhor de tudo: é um camaro.
fonte: gm do brasil