Le mans: audi vibra ao impor derrota para toyota e porsche
-
diante de um público de 300.000 pessoas, a audi deu prosseguimento neste domingo (15) a sua impressionante sequencia de vitórias nas 24 horas de le mans. na 82ª edição da prova de endurance mais importante do mundo, o alemão andré lotterer, o suíço marcel fässler e o francês benoît tréluyer venceram a prova seguidos por outro trio de pilotos da audi, formado pelo brasileiro lucas di grassi, pelo espanhol marc gené e pelo dinamarquês tom kristensen.
este resultado marcou o 13º triunfo da marca das quatro argolas em le mans, em apenas 16 participações na prova. e foi, também, um dos mais valiosos para o time, dada a forte concorrência dos modelos porsche e toyota nesta edição. a corrida foi duríssima para a audi e se manteve aberta por quase todas as 24 horas – tanto que a dobradinha da marca só foi definida na porção final da prova.
celebração – “vimos muitas corridas emocionantes e celebramos grandes vitórias em le mans, mas o sucesso deste ano tem um significado especial”, disse o professor rupert stadler, presidente do conselho de administração da audi ag. “não chegamos para esta prova como favoritos, e tínhamos na porsche e na toyota dois adversários muito fortes”.
“por isso, ter vencido novamente em le mans, apesar de todas as dificuldades, é uma conquista fantástica para toda a equipe audi. estamos tremendamente felizes e meus agradecimentos vão para todos os que tornaram este sucesso possível”, acrescentou o dirigente.
além de marcar a 13a vitória da audi nas 24 horas de le mans, o resultado deste domingo representa a oitava conquista da tecnologia de propulsão tdi e a terceira de um carro de corrida híbrido da audi. o time de reinhold joest celebrou neste ano seu 15o triunfo na prova de endurance mais importante do mundo. marcel fässler, andré lotterer e benoît tréluyer alcançaram sua terceira vitória em le mans – as demais haviam sido em 2011 e 2012.