Banqueiro diz que acionou inteligência alemã contra ecclestone
-
o banqueiro gerhard gribkowsky, do banco bayernlb, acionou a agência de inteligência alemã bundesnachrichtendienst para defender-se de ameaças feitas por bernie ecclestone.a revelação foi feita nesta terça-feira (24), em mais um dia de oitivas do julgamento ao qual o chefão da f1 é submetido. a acusação de corrupção é avaliada por um tribunal na cidade alemã de munique.
o assunto emergiu após os advogados de bernie questionarem a integridade de gerhard, que está preso desde 2012 cumprindo pena de oito anos de detenção por suborno, apropriação indébita e evasão fiscal. bernie teria, segundo a promotoria alemã, pago us$ 44 milhões a gribkowsky para que ele facilitasse a venda de ações da fórmula 1 ao grupo cvc capital partners, que o manteria no comando da categoria.
advogados ligados a gerhard mostraram documentos que provam os contatos dele com a inteligência germânica. ele estava se exercitando diante de sua casa quando recebeu visitas misteriosas, levando ele a acionar a polícia, já que ele acreditava ser uma forma de pressão de ecclestone.
os defensores de ecclestone insistem na tese de que o pagamento, assumido pelo inglês, foi feito para conter uma chantagem de gerhard, que teria ameaçado denunciar o dirigente ao fisco do reino unido.