Toyota revela design e preço de seu sedã fcv
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fotos: divulgação
a toyota motor corporation apresentou na última quarta-feira, 25 de junho, o design externo de seu sedã movido a célula de hidrogênio. o modelo, que foi apresentado pela primeira vez como carro conceito no salão do automóvel de tóquio 2013, será lançado no primeiro semestre de 2015, no japão. além disso, a montadora também já está com os preparativos em andamento para a fase de lançamento nos mercados norte-americano e europeu.
no japão, o sedã movido a célula de hidrogênio será vendido ao preço de cerca de 7 milhões de ienes (aproximadamente us$ 68 mil, livre de impostos sobre consumo). inicialmente, as vendas serão limitadas apenas para as regiões onde a infraestrutura de abastecimento de hidrogênio está sendo desenvolvida. os preços para os mercados dos eua e europa ainda não foram definidos. no futuro próximo, além do preço, a toyota irá divulgar também informações mais detalhadas, tais como especificações e metas de vendas.
o hidrogênio é considerado como uma das alternativas de combustível mais promissora, uma vez que pode ser produzido com uma variedade de fontes de energias primárias, como a solar e eólica. quando comprimido, o hidrogênio apresenta densidade de energia mais elevada do que as baterias, sendo de fácil amarzenagem e transporte. além do seu potencial como combustível para uso doméstico e em automóveis, o elemento pode ser utilizado em uma vasta gama de aplicações, como a geração de energia em grande escala.
a toyota tem desenvolvido veículos movidos a célula de combustível há mais de 20 anos. o sistema da toyota inclui o fc stack, que gera eletricidade a partir da reação química entre hidrogênio e oxigênio, além de tanques de hidrogênio de alta pressão. em 2002, a toyota disponibilizou, de forma limitada, o aluguel do toyota fchv , um suv de célula de combustível, no japão e eua.
desde então, avanços significativos foram feitos ao sistema de célula de combustível. o fcv revelado hoje pela toyota, por exemplo, se destaca pelo seu desempenho, que se assemelha a um veículo de motor a gasolina, com autonomia de aproximadamente 700 km (de acordo com medições realizadas pela toyota com base nos parâmentros considerados pelo ministério japonês de turismo, infraestrutura e transportes). o motor, quando acionado, emite apenas vapor d água produzido pela reação entre hidrogênio e oxigênio. o tempo de reabastecimento é de cerca de três minutos.
veículos movidos a células de combustível contribuem para a diversificação de combustíveis automotivos, não emitem co2 ou substâncias nocivas para o ambiente durante a operação, mantendo a mesma conveniência dos veículos movidos à gasolina. a toyota acredita no potencial dessas fontes alternativas de combustível, por serem amigas do meio ambiente e ideais para a promoção de uma sociedade com mobilidade sustentável.
as empresas do grupo toyota também estão envolvidas em outras iniciativas relacionadas ao uso de hidrogênio, realizando testes em residências e na produção de empilhadeiras e ônibus.
fonte: toyota do brasil ltda - relações públicas