Família super ténéré é renovada e passa a ser fabricada no brasil
-
fotos: divulgação
a família ténéré chega com inúmeros diferenciais na sua versão 2014/2015. todos os modelos serão fabricados no brasil, a xtz 250 ténéré, a xt 660z ténéré e a xt 1200z super ténéré estarão disponíveis em toda rede de revenda yamaha a partir da segunda quinzena de junho. há décadas, o nome ténéré é sinônimo de modelos robustos, que encaram qualquer desafio, inspiradas na região homônima no meio do deserto do saara, palco dos primeiros rallys paris-dakar, a competição off-road mais difícil do mundo.
xtz 250 ténéré
equipada com o motor de 250 cilindradas, duas válvulas e 4 tempos que imprimem 21 cavalos de força e arrefecido a ar. a xtz 250 ténéré conta com válvulas e corrente de comando de funcionamento silencioso, engrenagem compensada com mola amortecedora junto ao eixo balanceador, freio a disco de 245 mm de diâmetro na roda dianteira e 203 mm na traseira, com pinça de dois pistões, melhorado pela adoção de uma mangueira em borracha mais curta e com malha de cobre na extremidade. o modelo 2015 da xtz 250 ténéré chega com novas cores azul, cinza e vermelha a partir de r$13.620,00.
xt 660z ténéré
a xt 660 z ténéré conta com semi-carenagem robusta aliada com o para-brisa, que desvia o vento frontal além de proteger o piloto de pequenos objetos e chuva. sua capacidade para longas viagens é o grande potencial dessa motocicleta equipada com tanque de combustível de 23 litros de capacidade. seu assento duplo mantém o piloto bem posicionado, com a coluna ereta, deixando a jornada mais prazerosa, seja de casa ao trabalho ou em estradas e terrenos inóspitos. a xt 660 z ténéré ganhou freio abs (antitravamento), aumentando a sensação de controle e pode ser adquirida a partir de r$32.990,00.
xt 1200 super ténéré z
a xt 1200z super ténéré é uma moto única em sua categoria. ela está disponível em duas versões: deluxe e standard. o modelo coroa a série com muita potência e tecnologia embarcada para topar qualquer parada. na versão standard, a super ténéré passa a ter de série o piloto automático, ajuste de bolha, piscas em led, indicador de marcha, suporte para gps.
agora fabricada em manaus, a super ténéré conta com motor bicilíndrico, com o ganho de 2 cavalos na nova versão, totalizando 112cv. ela vem com controle de tração, sistema de freios abs linear (com capacidade de infinitos ajustes de pressão hidráulica) adotado para dar suporte à frenagem quando elas devem ser feitas bruscamente ou ao encontrar mudanças repentinas de terreno. a motocicleta, em ambas as versões, conta com nova mesa de alumínio, mais leve, bagageiro triplo e computador de bordo (que traz informações no painel de lcd como o consumo médio e instantâneo de combustível, temperatura do líquido refrigerante, temperatura de entrada de ar, odômetro total e dois parciais, d-mode e tomada de 12 volts).
a altura do banco e do para-brisa é regulável manualmente, dispensando a utilização de ferramentas. o para-brisa foi redesenhado para providenciar mais proteção contra o vento e menos poluição sonora. a posição do guidão está 10mm mais próxima ao piloto deixando a pilotagem ainda mais confortável.
construída para aventura, a versão 2015 tem câmbio de 6 marchas e o sistema exclusivo ycc-t (yamaha chip controlled throttle) que entrega um controle otimizado de aceleração e torque, extraindo o máximo do tempo de ignição, injeção de combustível, providenciando uma resposta suave, trazendo uma sensação de mais controle ao piloto. o drive d -mode foi recalibrado para providenciar uma diferença mais notável entre o touring t- mode e o sport s- mode.
na versão deluxe, além de todos os diferenciais de série do modelo, a big-trail da yamaha conta com suspensão eletrônica controlada no comando situado no guidão, com quatro posições pré-programadas e outras 14 ajustáveis, fazendo a moto se adaptar para cada piloto. outro diferencial da versão mais completa é o aquecedor de manopla pensado para também trazer conforto nas condições mais adversas. a super tenere, também conta com freios abs e ubs(que permite frear as duas rodas no mesmo instante). juntos eles oferecem um controle excepcional durante a frenagem da motocicleta. seu preço sugerido é de r$55.990,00 (versão standard) e r$61.990,00 (na versão deluxe).
yamaha super ténéré xtz 12000z dx 2015
ü novo parabrisa com regulagem de altura
ü novo painel de lcd com indicador de marcha e de suspensão
ü suporte para gps
ü abs (sistema antitravamento) e ubs (sistema de unificação de freios)
ü controle de tração
ü protetor de mão
ü luzes de led
ü mecanismo de ajuste de tela
ü piloto automático
ü aquecimento de manopla
ü suspensão com ajuste eletrônico
ü assento com regulagem de altura
ü escapamento mais leve (-100g)
ü cavaletes lateral e central
ü posição do guidão 10mm mais próxima ao piloto
ü nova mesa de alumínio com menos peso
fonte: agência ideal